A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros de extensão e 150 km de largura, corresponde a 14% do território nacional, abrigando apenas 1% da população brasileira. É uma região que necessita da presença governamental e atenção especial para com seus habitantes. Esta região faz fronteira com Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname. Os centros urbanos brasileiros mais próximos são Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Macapá (AP). Ao sul, há a calha do Rio Solimões/Amazonas, um obstáculo natural que dificulta o acesso terrestre. Mais ao norte existe uma grande extensão territorial quase que desocupada, que facilita a prática de atividades ilegais como o tráfico de drogas e contrabando. O programa Calha Norte vai além da vigilância da região. Com o objetivo de promover a integração nacional, ele desenvolve trabalhos de saneamento básico, educação, saúde, energia, transporte e defesa, melhorando a qualidade de vida das comunidades mais carentes deste pedaço estratégico do país.

3 Os grandes projetos SIVAM / SIPAM - cinco áreas principais de atuação que são as áreas de inteligência; de proteção ambiental; de banco de dados, ou seja, a geração de informações sobre a Amazônia Legal brasileira; de infra-estrutura de tecnologia da informação e telecomunicações, na qual o Censipam administra uma rede de telecomunicações ativa que presta serviços de telefonia e de transmissão de dados via satélite, atendendo 660 pontos na região; e de sensoriamento remoto, que é a utilização de imagens para o estudo do território, incluindo imagens de satélite. O Sipam é a única instituição com um conjunto de aeronaves com capacidade de geração de imagens de alta definição com diferentes tipos de sensores, óptico, infravermelho, multiespectral e dados de radar. As imagens de radar são imagens para uma região que tem, durante boa parte do ano, cobertura de nuvens.Já geramos imagens utilizando essas aeronaves sobre aproximadamente três milhões de quilômetros quadrados na região.

4 Os grandes projetos PPG7 - Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil é uma iniciativa do governo e da sociedade brasileira, em parceria com a comunidade internacional, que tem como finalidade o desenvolvimento de estratégias inovadoras para a proteção e o uso sustentável da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, associadas a melhorias na qualidade de vida das populações locais. O Programa Piloto constitui o maior programa de cooperação multilateral relacionado a uma temática ambiental de importância global.

5 Os grandes projetos PROBEM - O Programa Probem da Amazônia está voltado para promover o desenvolvimento da bioindústria na Amazônia, tendo por base a biodiversidade, a aplicação de biotecnologia e a ampliação das oportunidades de investimento na região.

6 A Amazônia Transnacional
TCA (1978) - Tratado de Cooperação Amazônica - O TCA foi assinado em julho de 1978 pelos oito países que compõe a Floresta Amazônica com o intuito de promover o desenvolvimento harmônico da Bacia Amazônica e sua preservação como reserva natural. O Tratado tem sete comissões, nas áreas de ciência e tecnologia, meio ambiente, educação, saúde, assuntos indígenas, transporte e comunicação e turismo, mas apenas as duas primeiras têm financiamento apropriado e funcionam adequadamente. Em 1995, as oito nações decidiram criar a OTAC para fortalecer e implementar os objetivos do Tratado. Para incentivar a cooperação, em outubro de 1998 os países que compõem a Bacia Amazônica (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) assinaram em Caracas uma emenda ao TCA, com o propósito de dar novo impulso ao acordo firmado entre os 8 países há 20 anos, criando a OTAC - Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. A OTAC terá, ainda em 1999, uma secretaria permanente que funcionará em Brasília. A emenda ao TCA foi aprovada três anos depois e a Secretaria Permanente se estabeleceu em Brasília em dezembro de 2002.

7 IIRSA (2002) – Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul Americana - A IIRSA corresponde a uma iniciativa dos doze países sul-americanos, que tem por finalidade a promoção do desenvolvimento da infraestrutura de transporte, energia e comunicações, de forma sustentável e eqüitativa, através da integração física destes países.

8

9

10


Carregar ppt "Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google