A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência Antiga/Ciência Moderna Muita loucura faz sentido / a um olho esclarecido / muito sentido – é só loucura Emily Dickinson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência Antiga/Ciência Moderna Muita loucura faz sentido / a um olho esclarecido / muito sentido – é só loucura Emily Dickinson."— Transcrição da apresentação:

1 Ciência Antiga/Ciência Moderna Muita loucura faz sentido / a um olho esclarecido / muito sentido – é só loucura Emily Dickinson

2 O Sábio Antigo O Teoreô O Blepô O Teorizar O Olhar o mundo com os olhos dos deuses

3 O Cientista Moderno O Conhecimento é poder. O A Ciência existe para prever e controlar fenômenos naturais. O “A natureza é uma mulher pública; devemos amestrá- la, penetrar seus segredos e acorrentá-la conforme nossos desejos” O (Francis Bacon 1561-1626).

4 O Positivismo O Religião da Ciência O A lei dos três estados O Ideia de evolução histórica

5 As Ciências Humanas O Como prever e controlar pessoas? O Gente é muito complicado, precisamos interpretar as pessoas. O Foucault e a metodologia das ciências humanas. O A invenção do homem.

6 Ciência Contemporânea O A verdade da ciência é provisória (Karl Popper) O Uma sentença científica só tem validade enquanto não é refutada. O A ciência funciona mediante rupturas (Thomas Kuhn) O Não estamos andando em linha reta.

7 Civilização da Técnica O “A ciência não pensa” – Martin Heidegger

8 E agora? O Quando o mais remoto recanto do globo terrestre foi conquistado e economicamente explorado, quando qualquer fato em qualquer lugar e a qualquer tempo está rapidamente disponível... quando o tempo é apenas velocidade, instantaneidade e simultaneidade, e o tempo como história desapareceu de todo Dasein de todos os povos, quando o boxeador passa por ser o grande homem de um povo, quando as cifras de milhões em multidões reunidas forem um triunfo então, sim, ainda paira sobre todo esse assombro, como um espectro, as indagações: para quê? Para onde? E depois, o quê? O O Martin Heidegger


Carregar ppt "Ciência Antiga/Ciência Moderna Muita loucura faz sentido / a um olho esclarecido / muito sentido – é só loucura Emily Dickinson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google