A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERÍODO NAPOLEÔNICO. Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em 1769. Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERÍODO NAPOLEÔNICO. Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em 1769. Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815."— Transcrição da apresentação:

1 PERÍODO NAPOLEÔNICO

2 Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em 1769. Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815. Além de ter sido um grande general, conquistava a lealdade de seus soldados com promessas de glória e riquezas. O governo napoleônico é dividido em três fases: Consulado, Império e Governo dos Cem Dias.

3 Fases: Consulado No fim da Revolução Francesa, a burguesia desejava o fim das tensões provocadas pelos jacobinos.Revolução Francesa Desta forma, apoiou a tomada de poder por Napoleão Bonaparte, no chamado Golpe 18 de Brumário. Iniciou-se o Consulado, que durou de 1799 a 1804.Golpe 18 de BrumárioConsulado Napoleão se tornou primeiro-cônsul, instituindo uma série de medidas na França, como a censura da imprensa, criação do Banco da França, estreitamento das relações com a Igreja Católica, entre outras.Banco da França Além disso, criou o Código Civil Napoleônico, que permitiu o casamento civil, respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos perante a lei.Código Civil Napoleônico Estas reformas propostas no Código Napoleônico interessavam, particularmente, a burguesia francesa.

4 Fases: Império I Através de um plebiscito, Napoleão se tornou imperador da França, sob o título de Napoleão I. O Império durou de 1804 a 1815. Como imperador, Napoleão ofereceu títulos de nobreza a membros de sua família.Império Além disso, consolidou a conquista de grande parte da Europa. Paralelamente, levantou monumentos de exaltação, como o Arco do Triunfo, em Paris.Arco do Triunfo A Inglaterra, temendo a supremacia francesa, se opôs ao domínio napoleônico. Em contrapartida, a França invadiu a Inglaterra em 1805, na chamada Batalha de Trafalgar.Batalha de Trafalgar Como a marinha inglesa era superior à francesa, Napoleão foi derrotado. Inconformado, decretou o chamado Bloqueio Continental.

5

6 Fases: Império II O Bloqueio Continental declarava que todos os países europeus deveriam fechar os seus portos para os produtos industriais da Inglaterra.Bloqueio Continental O objetivo era enfraquecer a economia inglesa, em processo de crescimento devido a Revolução Industrial. Com a economia enfraquecida, Napoleão calculava subjugá-la.Revolução Industrial Portugal, por ser um antigo aliado da Inglaterra, desobedeceu ao bloqueio. Napoleão logo acionou suas tropas para invadir o reino português. Temendo a perda de seu poder, o rei de Portugal, D. João VI, fugiu com aproximadamente 15 mil componentes da família real portuguesa, vindo para o Brasil. Este fato é conhecido como Fuga da Família Real Portuguesa, e foi um dos fatores que possibilitou o processo de independência do Brasil, em 1822.Fuga da Família Real Portuguesa

7

8 Fases: Império III A Rússia também desafiou o poder de Napoleão, desobedecendo ao bloqueio. Foi invadida pelas tropas de Napoleão, na chamada Campanha da Rússia.Campanha da Rússia As tropas napoleônicas foram surpreendidas pelo forte inverno russo e pela estratégia da terra arrasada, que deixou as tropas sem água e mantimentos. Isto fez com que Napoleão sofresse uma grande derrota, tendo seu exército se reduzido a 2% do contingente total. Esta derrota, aliada a outros conflitos, acabou levando Napoleão a abdicar do trono, em 1814, através do Tratado de Fontainebleau. Napoleão foi, então, exilado na Ilha de Elba.Tratado de FontainebleauIlha de Elba

9 Fases: Governo dos 100 dias Em 1815, Napoleão conseguiu fugir da Ilha de Elba. Com uma forte base aliada, conseguiu retomar o poder na França. Porém, seu último governo durou apenas cem dias, tendo sido derrotado por ingleses e prussianos na chamada Batalha de Waterloo.Batalha de Waterloo Napoleão, então, foi exilado na Ilha de Santa Helena, onde morreu em 1821.Ilha de Santa Helena


Carregar ppt "PERÍODO NAPOLEÔNICO. Breve perfil biográfico Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em 1769. Napoleão Bonaparte Governou a França de 1799 a 1815."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google