A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Separação e Reciclagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Separação e Reciclagem"— Transcrição da apresentação:

1 Separação e Reciclagem
Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA

2 O que é Reciclagem? A reciclagem é o processo de transformação de um material que já teve uma utilização numa nova matéria prima ou num novo produto, ou seja, é usar o material de que é feito um objecto usado para fazer outro.

3 O que é Separação? A separação é o que nós fazemos em casa, e não só, dividindo o “lixo” pelos ecopontos correctos! Assim estamos a dar início ao processo da reciclagem!

4 Quais as vantagens da Reciclagem?
A reciclagem é muito importante para o nosso planeta porque assim pode-se: reduzir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários; poupar matérias primas, poupando também os recursos naturais da Terra; economizar energia; Ao reciclarem estão a melhorar a vida de todos nós!

5 Onde se faz a Reciclagem?
A reciclagem é feita em fábricas próprias, onde trabalhadores revêem o que nós separamos, para ver se está tudo correctamente separado!

6 A Reciclagem dos vários resíduos
O papel/cartão é colocado em trituradores gigantes com água para fazer uma pasta que depois de seca volta a ser papel. O plástico e o vidro são derretidos e postos em formas para voltar a fazer embalagens e garrafas ou outros produtos.

7 Mas tudo começa com a Separação – os Ecopontos:
Os ecopontos são contentores diversificados para a recolha selectiva de resíduos sólidos para posterior reciclagem. Existem 4 ecopontos: -o ecoponto azul (papelão) -o ecoponto amarelo (embalão) -o ecoponto verde (vidrão) -o ecoponto vermelho (pilhão)

8 O Papelão: O Papelão é o ecoponto onde colocamos:
 as embalagens de papel/cartão  jornais  revistas  papel de escrita. Mas no Papelão não podemos colocar:  lenços de papel, guardanapos  papel plastificado  papel metalizado

9 O Embalão (plástico e metal):
No Embalão podemos colocar:  garrafas e garrafões  embalagens de detergentes, shampôos  pacotes de bebidas (sumos, leite)  embalagens de óleo alimentar  sacos de plástico  latas (conserva, bebidas)  spray  esferovite

10 O Embalão (plástico e metal):
No Embalão não podemos colocar:  Fraldas descartáveis  Latas contaminadas com resíduos químicos  Latas de combustível  Cabos de panela  Bijuterias  Clips  Adesivos  Pilhas e baterias

11 O Vidrão: O Vidrão é o ecoponto onde colocamos:  garrafas  frascos  boiões Mas no Vidrão não podemos colocar:  Cerâmica e Porcelana  Lâmpadas  Espelhos  Vidros planos

12 O Pilhão: As pilhas são constituídas por resíduos perigosos, altamente tóxicos, que, em contacto com os solos e águas, provocam poluição no meio ambiente e graves problemas de saúde nos seres humanos. Por isso, o seu destino não deve ser ir para as lixeiras, deve ser o Pilhão!!

13 Mais produtos recicláveis…
Para além do papel, plástico, metal, vidro e pilhas também são recicláveis: rolhas de cortiça; óleo alimentar; tinteiros lâmpadas; pneus; electrodomésticos inutilizados; madeira…

14 Agora, não te esqueças: Papel no Papelão Plástico e metal no Embalão
Vidro no Vidrão Pilhas no Pilhão

15 Sabias que … ...por cada tonelada de papel reciclado - equivalente a 7000 cópias de um jornal - evita-se o derrube de 15 a 20 árvores? ...reciclar uma lata de alumínio equivale a poupar a energia necessária para manter acesa uma lâmpada de 100W durante 100 horas?

16 Sabias que … … a reciclagem de uma tonelada de vidro, relativamente à produção de vidro novo permite poupar 1,2 toneladas de matérias-primas? ...uma única pilha contamina o solo durante cinquenta anos?

17 Sabias que … ...84% do lixo doméstico é reciclável?
...se uma família de quatro pessoas tomar, todos os dias, duches de cinco minutos, gastará mais de 2600 litros de água por semana - o equivalente à água que uma pessoa bebe ao longo de três anos? ...quarenta por cento da água potável usada em tua casa vai pela sanita abaixo?

18 A Reciclagem na Net

19 Jogos sobre Reciclagem


Carregar ppt "Separação e Reciclagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google