Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLeonardo Cássio Câmara Pinho Alterado mais de 8 anos atrás
1
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006
2
O que é O Projeto pedagógico é um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando a criticidade e a criatividade. É um marco referencial de etapas a serem percorridas e tem como objeto um estudo que mude conhecimentos e atitudes a partir da solução de problemas.O Projeto pedagógico é um planejamento de trabalho participativo. Deve atender as necessidades de aprendizagens locais, estimulando a criticidade e a criatividade. É um marco referencial de etapas a serem percorridas e tem como objeto um estudo que mude conhecimentos e atitudes a partir da solução de problemas.
3
É necessário... Conhecer a realidade do grupo educacional;Conhecer a realidade do grupo educacional; fazer um diagnóstico dessa realidade;fazer um diagnóstico dessa realidade; conhecer o histórico de conhecimentos já existentes no grupo;conhecer o histórico de conhecimentos já existentes no grupo; propor temas de trabalho que ampliem os estudos, não isoladamente, mas num contexto social.propor temas de trabalho que ampliem os estudos, não isoladamente, mas num contexto social.
4
Como contextualizar Selecionar temas que ampliem os conhecimentos já existentes. Organizar os temas de forma que possam ser vistos como uma rede de significados. Selecionar temas que tenham relação com a vida do aluno.
5
Pensar Colete informações sobre a realidade onde será desenvolvido o PP. Consulte seus parceiros para troca de experiências. Defina temas relevantes para os estudos que serão desenvolvidos pela turma ou pela escola e que tenham base curricular. Defina os OBJETIVOS de seu trabalho, que deverão ser viáveis e possíveis de verificação avaliativa.
6
Dicas Ensinar e aprender deve ser um prazer. Seja criativo, inovador e contextualizado. Esteja preparado, domine o conteúdo e tenha sempre exemplos que se relacionem com o estudo que está sendo feito. Sua segurança é fundamental, dela depende a confiança de quem o ouve. Em caso de perguntas desafiadoras, esteja preparado para enfrentá-las sugerindo opções de respostas. O ser humano é curioso e sempre quer saber mais.
7
Características do Projeto Pedagógico “Ser processo participativo de decisões; preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo; conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltados para uma realidade específica; explicitar o compromisso com a formação do cidadão”. Ilma Passos Alencastro Veiga (2001)
8
Um PP de qualidade deve: “ Nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; ser exeqüível prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola e ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.” Maria Adélia Teixeira Baffi (2002)
9
Proposta de roteiro de PP Cabeçalho de identificaçãoCabeçalho de identificação Público-alvoPúblico-alvo Delimitação do cenárioDelimitação do cenário TemaTema Situação-problemaSituação-problema Objetivos: geral e específicosObjetivos: geral e específicos MetasMetas Metodologia/estratégiaMetodologia/estratégia AtividadesAtividades Recursos técnicos-pedagógicosRecursos técnicos-pedagógicos Cronograma de trabalhoCronograma de trabalho Avaliações no processoAvaliações no processo
10
Sugestões de critérios de avaliação ※ Precisão na elaboração dos objetivos. ※ O conteúdo e a metodologia só serão definidos após a indicação dos objetivos e ambos estão em consonância. ※ A escolha de temas que permeiam os conteúdos das disciplinas do currículo (temas transversais), é fundamental. ※ A proposta pedagógica deve apresentar uma rede de conhecimentos com significado. ※ Deve ser criativo e inovador ao propor os temas para discussão e análise. ※ A contextualização vai muito além da relação com o cotidiano. ※ A proposta de avaliação deve acompanhar os avanços do aluno, visando traçar o melhor caminho.
11
Para refletir “Só quem é conhecedor da realidade e acredita no potencial transformador do conhecimento faz aprender. Só quem é cidadão pleno promove o desenvolvimento da cidadania”. Guiomar Namo de Mello
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.