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Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS

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Apresentação em tema: "Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/SAS/MS

2 Atenção Domiciliar - CONCEITO
Atenção Domiciliar constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde. Ampliação e qualificação da Atenção Domiciliar no SUS

3 Avanço na normativa Atenção Domiciliar x internação domiciliar; Atenção Básica realiza Atenção Domiciliar (AD1); Modalidades de AD a partir da complexidade (AD1/AD2/AD3); Não fixação do TMP e da quantidade mínima de usuários/equipe/mês; Território definido; Articulação com a RAS; Custeio mais adequado;

4 Com o Melhor em Casa, é possível:
A oferta de um atendimento qualificado visando à humanização da atenção à saúde; A preservação dos vínculos familiares; A ampliação da autonomia dos usuários e familiares, para o cuidado à saúde; A redução do períodos de internação hospitalar, viabilizando a disponibilização de leitos hospitalares e sua melhor ocupação; Diminuir a lotação das portas de urgência, com a saída de pacientes com perfil para a tenção domiciliar; A redução da demanda por atendimento hospitalar; Otimização dos custos: oferta o mesmo cuidado utilizando menos recurso e com graus elevados de satisfação do usuário;

5 Cuidados realizados no domicílio
SAD – Melhor em Casa de Araranguá/SC SAD – Melhor em Casa de João Pessoa/PB

6 Organização da Atenção Domiciliar
Modalidades da AD - AD1 - AD2 - AD3 Origens dos usuários da AD - Atenção Básica; - Serviço de Urgência e Emergência; - Hospital; - Outros. eSF/NASF EMAD Tipo 1; EMAD Tipo 2; EMAP.

7 Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar - EMAD
SAD – Melhor em Casa de Palmeira dos Índios/AL SAD – Melhor em Casa de Araranguá/SC

8 Serviço de Atenção Domiciliar - SAD
Organização da Atenção Domiciliar Rede e Territorialização: Cada equipe é referência para cerca de 100mil pessoas; Deve integrar com atenção básica, serviços de urgência/emergência e hospitais; Portaria: Portaria 963 de 27 de maio de 2013

9 Veículos para transporte das Equipes de AD
SAD – Melhor em Casa de João Pessoa/PB

10 Critérios de adesão ao Programa Melhor em Casa
Apresentar popul. igual ou superior a 40mil Municípios com população entre 20mil e 40mil habitantes isoladamente; Agrupamento de municípios, população igual ou superior a 20mil habitantes: Para todos: Possua SAMU ou serviço móvel de urgência equivalente + Indique um Hospital de Referência. EMAD Tipo 1 EMAD Tipo 2 EMAD Tipo 2

11 EMAD tipo 2 (agrupamento)
Melhor em Casa: cenário no Brasil Pt. 963 (2013) Pt 2012 Pt 2011 Pt 2011 EMAD tipo 1 767 municípios EMAD tipo 2 896 EMAD tipo 2 (agrupamento) 3902 municípios

12 Fluxo para aderir ao Programa Melhor em Casa
Gestor elabora o Projeto de Atenção Domiciliar de acordo com a Portaria 963 de 27 de maio de 2013 detalhado no Manual Instrutivo do Melhor em Casa Gestor encaminha o Projeto para a Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar/DAB/MS A Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar realiza análise técnica dos documentos enviados pelo gestor Departamento de Atenção Básica publica portaria específica habilitando os estabelecimentos, com suas respectivas equipes de atenção domiciliar Gestor cadastra as equipes (EMAD Tipo 1 ou Tipo 2 e EMAP) no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) Início de repasse dos recursos de custeio

13 Repasse federal (R$) Mensal/fundo a fundo
Recurso de Custeio Equipe Repasse federal (R$) Mensal/fundo a fundo EMAD Tipo 1 50.000,00 EMAD Tipo 2 34.000,00 EMAP 6.000,00

14 Qualificação da Atenção Domiciliar – Melhor em Casa
Ofertas em Educação Permanente: Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar à Distância (Total: 19 módulos/3 módulos já disponíveis); Caderno de Atenção Domiciliar – 2 volumes; Comunidade de Práticas - ‎; Processo de Construção de Linha de Base – Atenção Domiciliar (PCLB – AD); Processos de gestão da informação/gestão do cuidado: Sistema de Informação: RAAS-AD; e-SUS (cada profissional de nível superior receberá um tablet);

15 Comunidade de Práticas

16 Melhor em Casa: Pesquisa de Satisfação dos Usuários
A Pesquisa: Contato telefônico realizado pela Ouvidoria SUS. Da amostra de pacientes/cuidadores, responderam as perguntas, ou seja, 39,7% do total; Municípios entrevistados: Os pacientes e cuidadores que responderam a pesquisa residem em 44 municípios de 16 estados brasileiros. Análise preliminar do Banco de Dados da 1ª Pesquisa de Satisfação do Usuário: 93,90% dos usuários que responderam a pesquisa classificam o atendimento prestado pela equipe do Melhor em Casa com nota entre 7 e 10. 70% dos usuários classificam o atendimento prestado pela equipe do Melhor em Casa com nota 10. 95,9% dos entrevistados recomendariam o Serviço de Atendimento Domiciliar para um amigo ou familiar.

17 Melhor em Casa: cenário no Brasil
UF HABILITADOS (23): AM, AC, AP, PA, RO, TO, RS, PR, SC, SP, RJ, MG, AL, BA, PE, PB, CE, PI, RN, MA, GO, MS, DF UF IMPLANTADOS (22): AM, AC, AP, PA, RO, TO, RS, PR, SC, SP, RJ, MG, AL, BA, PE, PB, CE, RN, MA, GO, MS, DF EMAD: 518 EMAP: 232 MUNICÍPIOS: 136 EMAD: 200 EMAP: 90 MUNICÍPIOS: 100

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19 Melhor em Casa: cenário no Brasil

20 Progressão de Leitos que potencialmente deixaram de ser ocupados
Obs: Estima-se que leitos deixaram de ser ocupados desde o início do Programa (considerando 60 pacientes/mês/equipe).

21 Perfil de Atendimento

22 Perfil de Atendimento 69% IDOSOS (ACIMA DE 60 ANOS)

23 Perfil de Atendimento AVE

24 Resultados Avaliação Externa PMAQ
A equipe realiza visita domiciliar? II.32.1 Nº de Equipe Percentual Sim 17.097 99,6 Não 68 0,4 Total 17.165 100,0 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

25 Resultados Avaliação Externa PMAQ
A equipe possui protocolo ou documento com definição de situações prioritárias para visita domiciliar? II.32.1 Nº de Equipe Percentual Sim 7.224 42,3 Não 9.873 57,7 Total 17.097 100,0 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

26 Resultados Avaliação Externa PMAQ
Os agentes comunitários de saúde têm a programação das visitas feitas em função das prioridades de toda a equipe? II.32.1 Nº de Equipe Percentual Sim 15.585 91,16 Não 1.512 8,84 Total 17.097 100,00 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

27 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)
Resultados Avaliação Externa PMAQ A equipe possui levantamento/mapeamento dos usuários adstritos que necessitam receber cuidados no domicílio? II.32.1 Nº de Equipe Percentual Sim 12.090 70,71 Não 5.007 29,29 Total 17.097 100,00 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

28 Resultados Avaliação Externa PMAQ
A equipe possui registro do número de acamados/domiciliados do território? II.32.1 Nº de Equipe Percentual Sim 12.010 70,25 Não 5.087 29,75 Total 17.097 100,00 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

29 Resultados Avaliação Externa PMAQ
Quais profissionais da equipe realizam cuidado domiciliar? II.32.7 Nº de Equipe Percentual Enfermeiro 16.919 99,0 Técnico/auxiliar de enfermagem 16.205 94,8 Médico 15.806 92,4 Cirurgião dentista 7.269 42,5 Técnico/auxiliar de saúde bucal 5.716 33,4 Nenhuma das anteriores 41 0,2 Total 17.097 Fonte: Avaliação Externa PMAQ (Módulo II)

30 Caderno de At. Domiciliar
Informações Portais: Caderno de At. Domiciliar dab.saude.gov.br/melhoremcasa Manuais:

31 Informações Folder do Melhor em Casa

32 E-mail: melhoremcasa@gmail.com - Alyne Melo (referência RJ)
Aristides Vitorino Oliveira Neto (Twitter: arioliveiraneto) Coordenador Geral de Atenção Domiciliar CGAD/DAB/SAS/MS TEL.: EQUIPE: - Alyne Melo (referência RJ) - Bruna Ortiz - Diego Meloni - Luciana Guimarães - Kátia Galvão - Mariana Borges - Olívia Ugarte -


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