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Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial ABERTURA EMPRENDEDORISMO.

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1 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial ABERTURA EMPRENDEDORISMO Aula 2 Plano de Negócios Prof. João Henrique Escamia

2 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial ABERTURA Estar interessado no futuro pode parecer óbvio, porém nem sempre é uma realidade. Existem muitos empresários e executivos que não estão interessados no futuro de suas organizações. Alguns deles são saudosistas do passado, outros só estão preocupados com o imediato.Aqueles que realmente estão preocupados com o futuro trabalham para fazê-lo e se obrigam a agir de forma estratégica. Para atender os empreendedores preocupados com o futuro de suas organizações, foram criados diversos métodos com o objetivo de facilitar ou sistematizar a análise das informações para obter as tendências futuras. A palavra estratégia migrou do campo militar para o empresarial. Estratégia significa a arte de explorar condições favoráveis para alcançar objetivos específicos.

3 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial A partir dessa definição, pode-se concluir que uma empresa conseguirá construir seu futuro se identificar os melhores caminhos para alcançar seus objetivos.A busca pelo melhor caminho está relacionada ao comportamento estratégico da organização, isto é, ao processo de interação entre a organização e o ambiente em que se insere, incluindo o dinamismo desse ambiente. Essa interação ambiental é o principal objetivo de estudo da administração estratégica. Com o advento da administração estratégica, varias ferramentas foram criadas para sistematizar o estudo do ambiente. Contudo, a maioria dessas ferramentas, que serviriam para a análise estratégica do ambiente, contempla somente questões associadas ao mercado tais como : ABERTURA

4 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial vida do produto, capacidade de penetração no mercado consumidor, definição dos objetivos da empresa e tem como ponto de partida o mercado. A direção empresarial de uma empresa não deve desprezar ou ignorar os resultados dessas análises, pois uma empresa não é constituída apenas pelo mercado, e sim por uma série de atividades integradas. Por outro lado, os métodos de análise ambiental, principalmente quando se trata de fatores intangíveis – em que a aplicação dos métodos exige grande dose de bom senso – foram desenvolvidos para organizações grandes ou médias. Nelas, podem ser realizadas reuniões de brainstorm com a participação de vários executivos especializados em assuntos estratégicos. ABERTURA

5 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial Assim, as micro e pequenas empresas acabaram ficando isoladas deste processo, uma vez que, nesse tipo de empresa, as análises são desenvolvidas por uma ou no máximo duas pessoas que, em geral, não são especialistas de análise estratégica. Para que os conceitos da administração estratégica possam ser empregados em todos os tipos de organização e contemplem todas as atividades empresariais, é necessária uma análise ambiental abrangente, que veja a empresa como um todo. O plano de negócios surgiu para cumprir essa função. ABERTURA

6 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial Esta aula traz fundamentalmente o conceito de aprender a entender a importância de agir estrategicamente, para tanto pensando a organização no futuro, seus desdobramentos no cenário onde está inserida bem como avaliando todo o processo interno, capaz de produzir efeitos favoráveis a construção de uma empresa competitiva no cenário global. E isto é de caráter funda- mental, para a sua sobrevivência. ABERTURA

7 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O conteúdo a ser visto nesta aula é O Plano de Negócios Seções Preliminares do Plano de Negócios Sumário Executivo MUITO IMPORTANTE: A partir desta aula, nós iremos constituir uma empresa a qual será construída através das orientações dadas no conteúdo desta aula bem como da aula 3 – (Descrição da Empresa).Para, posteriormente ser tratado, nas aulas seguintes, a função estratégica. Esperamos que você leia os slides, faça suas anotações e participe do fórum.

8 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial É POSSÍVEL SOBREVIVER A UM MUNDO GLOBALIZADO SEM UMA AÇÃO EMPRESARIAL - ESTRATÉGICA ? REFLITA SOBRE A SEGUINTE AFIRMAÇÃO:

9 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS A primeira pergunta que vem a mente das pessoas ao tomar contato com a metodologia é: o que é um plano de negócios? E a primeira resposta é: o plano de negócios é um documento usado para descrever o negócio e apresentar a empresa aos fornecedores, investidores, clientes, parceiros, empregados, etc. Porém o pano de fundo de um plano de negócios é muito mais importante para a estratégia empresarial do que apenas para convencer um investidor sobre a viabilidade do negócio, um cliente quanto à organização da empresa ou, ainda, um fornecedor quanto à solidez da empresa. O plano de negócios é a primeira incursão da empresa em planejamento estratégico e, ao contrário do que muitos pensam, também, pode ser feito por uma pequena empresa, podendo ser vital para esta, pois uma pequena empresa raramente dispõe de recursos para se recuperar de eventuais erros.

10 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS Toda vez que se pensa no leitor de um plano de negócios, imagina-se que a elaboração desse plano procura atender requisitos na busca de capital. Assim, os representantes das fontes de financiamento serão os principais interessados no plano de negócios. É bem verdade que o método surgiu para suprir a necessidade dessas fontes de financiamento, mas, em vez de apenas apresentar a empresa e projetar seus resultados aos financiadores ou investidores, o plano de negócios ganhou importância como instrumento para o balizamento da empresa no mercado. Não é correto pensar que um plano de negócios funciona somente para empresas novas. Tanto as empresas em atividade quanto as empresas nascentes necessitam do plano de negócios. Com uma freqüência cada vez maior as empresas mais antigas sentem necessidade de aplicar esse método.O ato de escrever um plano de negócios justifica-se pelos benefícios agregados ao empreendimento.

11 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS O plano de negócios determina uma linha central de atuação da empresa, que leva o empreendedor a pensar no futuro do negócio, avaliar seus riscos e oportunidades, e clarificar suas idéias, servindo como um excelente guia na tomada de decisões. Por essas razões, o plano de negócios é uma importante ferramenta de gestão estratégica, que auxilia o planejamento e o processo de decisão sobre o futuro da empresa, tendo como base o histórico e a situação atual em relação ao ambiente externo e interno no qual a organização se insere. O plano de negócios permite avaliar riscos e identificar soluções, definir os pontos fracos e fortes da empresa em relação aos concorrentes, conhecer as vantagens competitivas da empresa, identificar o que agrega valor para o cliente, ou seja, quais características os clientes procuram nos produtos e serviços e pelas quais estão dispostos a pagar, planejar e implantar uma estratégia de marketing voltada ao cliente alvo, estabelecer metas de desempenho para a empresa, avaliar investimentos, identificar as necessidades de absorção de novas tecnologias e novos processos de fabricação, calcular o retorno sobre o capital investido, lucratividade e produtividade.

12 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS Enfim, o plano de negócios é um guia que norteará todas as ações da empresa. Quando o plano de negócios é elaborado única e exclusivamente para atender aos requisitos das fontes de financiamento, acaba desprezando sua maior contribuição para a empresa: servir como um “plano de vôo”. Nesse tipo de plano de negócio procura-se dar muita ênfase aos chamados “quatro Cs” do crédito: caráter, fluxo de caixa (cash flow), colateral (garantias) e contribuição (dos sócios). Isso acontece porque as fontes de financiamento analisam especificamente esses itens. No entanto, esse tipo de atuação compromete o plano de negócios na analise de mercado, na elaboração e implementação de estratégias, etc., transformando-o num simples documento contábil ou num relatório de fatos passados. Desse modo, não se tem uma visão do futuro e de integração da empresa e, portanto, o plano de negócios não funciona como uma ferramenta pró-ativa, ou seja, não contribui para a atividade, o funcionamento, a agilidade, etc.

13 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS A principal razão que explica o fracasso de um empreendimento é a falta de planejamento adequado. O plano de negócios é uma forma simples de identificar os fatores críticos. Pela amplitude de sua utilização, o plano de negócios torna-se uma ferramenta extremamente dinâmica, que pode assumir diversas formas estruturais, dependendo da finalidade para qual foi elaborado. As seções que compõem um plano de negócios são padronizadas para facilitar o entendimento, mas cada uma delas tem um propósito específico. Assim, dependendo da finalidade do plano de negócios, do tamanho da empresa ou do tipo da atividade, cada seção recebe maior ou menor ênfase. No entanto, a recente pesquisa Estudo da Mortalidade das Empresas Paulistas, Sebrae e Fipe, mostra que do total de empresas abertas no Estado de São Paulo, 43% deixaram de existir ou trocaram de atividade durante o primeiro ano, com esse percentual aumentando para 54%, no segundo ano, e 63% no terceiro.

14 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS Por outro lado, no projeto das incubadoras de Empresas, a mortalidade infantil das empresas gira em torno de 15%. O diferencial está no requisito básico para a instalação da empresa no projeto: os empresários são obrigados a implementar um plano de negócios. É bem verdade que esse sucesso não pode ser atribuído exclusivamente à existência do plano de negócios, uma vez que outros fatores também são decisivos ao empreendimento que nasce dentro de uma incubadora, como por exemplo: assessoria em gestão empresarial, rateio dos serviços de apoio, pequeno investimento em infra-estrutura, etc. O quadro 1.1 mostra os fatores associados ao sucesso ou a extinção das empresas, resumindo a pesquisa citada anteriormente. É importante lembrar que tal pesquisa teve como universo apenas empresas abertas no Estado de São Paulo, podendo não refletir os mesmos números para outras regiões do Brasil.

15 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial PLANO DE NEGÓCIOS http://piapara.files.wordpress.com/2009/02/090208-plano-de-negocios-guy-kawasaki.gif

16 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS FatorNegócios com maiores riscos de extinção Negócios com maiores possibilidades de sucesso Experiência PréviaEmpreendedor sem experiência no ramo Empreendedor com experiência no ramo Tempo de estudo antes de abrir a empresa Período curto de estudoPeríodo maior de estudo Planejamento antes da abertura da empresa Falta de um planejamento prévio (ou falta de planejamento adequado) Maior consciência sobre o negócio. Busca por informações sobre aspectos legais, fornecedores e qualificação da mão da obra. Administração do Negócio Descuido com o fluxo de caixa, com o aperfeiçoamento do produto e com o cliente Administração eficiente do fluxo de caixa e aperfeiçoamento do produto às necessidades do cliente. O empresário ouve o cliente e investe em propaganda e divulgação.

17 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS FatorNegócios com maiores riscos de extinção Negócios com maiores possibilidades de sucesso Dedicação ao negócioParcialExclusiva Uso de assessoriaNão utiliza assessoria externaUtiliza assessoria externa Disponibilidade de capitalFalta de capital(capital de giro ou investimento) Certa disponibilidade Idade da empresaHá maior risco no primeiro ano de atividade Empreendimento mais maduro tem menor probabilidade de fechar Porte da empresaEstrutura excessivamente pequenaEstrutura maior

18 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS Em resumo, pode-se dizer que existem cinco razões básicas para que uma empresa desenvolva um plano de negócios: 1. Durante a elaboração do plano de negócios, o empreendedor tem uma oportunidade única de olhar para o negócio de maneira objetiva, crítica e imparcial. O plano de negócios ajuda a focalizar as idéias e demonstra a viabilidade do empreendimento. 2. O plano de negócios como relatório acabado é uma ferramenta operacional para definir a posição atual e as possibilidades futuras da empresa. 3. O plano de negócios ajuda na administração da empresa preparando-a para o sucesso. Alguns fatores que poderiam ser mal avaliados ou negligenciados vêm à tona com a elaboração do plano de negócios, transformando-o numa ferramenta pró-ativa na previsão e na solução de problemas.Por outro lado pode ser útil como ferramenta retrospectiva pelo qual o desempenho da empresa pode ser avaliado, além de projetar seus resultados futuros. 4. Forte ferramenta de comunicação para a empresa.Nele encontram-se definidos os propósitos da empresa, sua estratégia competitiva, suas competências, sua administração e o conhecimento do seu pessoal. Guia para tomada de decisões. 5. O relatório final do plano de negócios pode prover base para uma proposta de financiamento.

19 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS Porém, apesar de todas essas vantagens e de todo o universo de informações reunidas em um plano de negócios, ele só será útil se for efetivamente colocado em prática. Um plano de negócios bem construído poderá evitar a espiral descendente de um empreendimento, que em geral leva ao fracasso.Uma ferramenta com esse potencial não pode ser elaborada somente para preencher solicitações burocráticas, pois, se assim for, não passará de um conjunto de informações perdidas.

20 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial O PLANO DE NEGÓCIOS Seções Preliminares do Plano de Negócios

21 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios Não existe um tamanho ou uma composição ideal de um plano de negócios. Cada empresa deve procurar o que melhor lhe convém, de acordo com seus objetivos e a utilização do plano de negócios. É importante manter uma seqüência lógica que permita a qualquer leitor entender a organização da empresa, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira. Se o objetivo da empresa é elaborar um plano de negócios somente para atender aos requisitos de um investidor de risco, deve ser dada mais ênfase para o retorno financeiro do investimento, além das devidas explicações demonstrando que o retorno do investimento apresentado é interessante ao investidor. Se a empresa procura estruturar suas operações – para isso necessita de um documento que balize essa estruturação – o plano de negócios deverá destacar os processos produtivos e a logística da empresa. Por outro lado, se a empresa pesquisa formas de introduzir um novo produto no mercado, deve focar a análise de mercado e o plano de marketing.

22 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios Assim, pode-se dizer que um plano de negócios completo deve ser elaborado com a seguinte estrutura básica:  Capa  Índice  Sumário Executivo  Descrição da empresa  Planejamento Estratégico  Produtos e Serviços  Análise de Mercado  Plano de Marketing  Plano Operacional  Plano de Investimentos  Anexos

23 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios Recomenda-se que o plano de negócios seja completo, porque ele será documento balizador da empresa nos próximos anos. As empresas nascentes poderão valer-se de um plano de negócios menos detalhado, porém, completo, isto é, que contemple todas as fases do negócio. O primeiro passo, anterior ao plano de negócios, é preencher o formulário do Anexo 1 – Formulário de Informações Preliminares para Elaborar o Plano de Negócios. ESTA ATIVIDADE ENCONTRA-SE DETALHADA NA PARTE - Exercício -

24 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios CAPA: “A primeira impressão é a que fica”. Esse ditado popular demonstra, por si só, a importância da capa, a primeira coisa a ser vista por quem recebe o plano de negócios e que, portanto, transmite a primeira imagem da organização. Em geral, a capa é composta das seguintes informações: razão social da empresa, endereço completo, logomarca da empresa, nome da pessoa ou pessoas que elaboraram o plano, mês e ano de elaboração do plano e número da cópia ou edição. Apesar de muitas empresas não darem a devida atenção para a logomarca, deve-se pensar que o plano de negócios é um documento que apresenta a empresa. Assim, por mais simples que seja, demonstra que a empresa pensa em detalhes e transmite uma imagem extremamente profissional. Em geral, a logomarca representa a identidade visual da empresa. Esse símbolo apresenta as cores da empresa, alguns pontos de visão da empresa e seu relacionamento com o ambiente, clientes, empregados, fornecedores e demais segmentos da sociedade, como também sua aspirações e seus produtos.

25 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios Algumas empresas, especialmente da área de perfumaria, procuram aguçar o olfato dos clientes, introduzindo na logomarca o perfume de suas essências. Além disso, a capa pode incluir os dados de uma pessoa para contato, caso o leitor tenha alguma dúvida sobre o plano de negócios. Nesse caso, o mais recomendado é que a pessoa de contato seja quem efetivamente elaborou o plano. Caso sejam emitidas diversas cópias do plano de negócios, é importante que cada uma seja numerada, pois essa é uma forma da empresa se precaver contra possíveis extravios e evitar a circulação de cópias desatualizadas. Ver exemplo de capa: Quadro 2.1 – Exemplo de capa para plano de negócios. Página 13 – Livro: Citado no slide de Exercício.

26 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios ÍNDICE O índice serve para que o leitor localize rapidamente a seção que contém as informações que lhe interessam. Os leitores de um plano de negócios tem interesses diferentes e o índice facilita a tarefa de localizar a seção desejada. Desse modo, eles ficam mais propensos a ler o plano de negócios com atenção. O índice pode ser pensado como um esqueleto que reúne as seções do plano de negócios. Os títulos e subtítulos do índice devem resumir em frases curtas o principal de cada subparte do conteúdo. O índice também apresenta a evolução lógica do texto. No contexto acadêmico, essa parte de um projeto, segundo as regras do método científico, se denomina sumário. No entanto, para o plano de negócios é mais conveniente utilizar a linguagem empresarial, e o termo índice é o mais utilizado. O quadro 2.2 apresenta um exemplo de índice para o plano de negócios – Página 15 – Livro: Citado no slide de Exercício.

27 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios SUMÁRIO EXECUTIVO Os objetivos do plano de negócios e o público-alvo determinam a redação do sumário executivo, pois por meio dessa seção os objetivos serão apresentados ao leitor. Assim, o sumário executivo transforma-se na principal seção do plano de negócios. Um sumário mal redigido ou que não defina claramente os objetivos do plano de negócios desmotivará o leitor a prosseguir a leitura. Portanto, ele deve ser claro, revisado várias vezes e deve conter uma síntese das principais informações do plano de negócios. O sumário executivo deve ser dirigido ao público-alvo do plano, e explicar o objetivo para o leitor específico. O sumário executivo é obrigatoriamente a última tarefa do plano, porque deve incluir as informações mais relevantes de todas a seções. Um sumário executivo bem elaborado responde as questões do método 6W2H, apresentadas no Quadro 2.3.

28 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios O que ? – (What ?)O que o plano pretende ? O que está sendo apresentado ? O que é a empresa ? Qual o produto/serviço da empresa ? Onde ? (Where ?)Onde a empresa está localizada ? Onde está o mercado/cliente ? Por quê ? (Why ?)Por que a empresa elaborou um plano de negócios ? Por que a empresa precisa de recursos ? Como ? (How ?)Como a empresa empregará os recursos ? Como está a saúde financeira do negócio ? Como está crescendo a empresa ? Quanto ? (How much ?)De quanto recurso a empresa necessita ? Quanto será o retorno do investimento ? Quando ? (When ?)Quando o negócio foi criado ? Quando a empresa precisará de recursos ? Quando ocorrerá o retorno sobre os recursos ? Quem ? (Who ?)Quem realizará as tarefas ? Quem elaborou o plano de negócios ? Qual ? (Which ?)Qual é produto/serviço da empresa ? Qual a lucratividade ?

29 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios O sumário executivo deve atrair a tenção do leitor. O conceito do negócio, a taxa de retorno ou a forma como as idéias são transmitidas despertam o interesse do leitor. Um sumário executivo consistente deve ser sucinto, ocupar apenas uma página, sendo composto de partes, e no máximo cinco parágrafos. O Quadro 2.4 – Modelo do sumário executivo. Página 18 – Livro: Citado no slide de Exercício. Na primeira parte, deve-se fazer uma apresentação geral do negócio, respondendo às questões sobre a localização da empresa, o ramo de atuação, o tempo de existência, quem são seus parceiros estratégicos e qual a missão da empresa. Na segunda parte, descreve-se por que a empresa elaborou o plano de negócios, quais são os fatores críticos de sucesso e o que impede a empresa de atingir seus objetivos. Na terceira e última parte deve-se apresentar uma síntese da análise de mercado a das condições financeiras da empresa.

30 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial CONTEÚDO O Plano de Negócios Se as possibilidades de sucesso forem mensuradas, é interessante apresentar as estimativas nesse ponto, pois os leitores, em geral, são sensíveis a números. O sumário executivo é a seção mais importante do plano de negócios porque a empresa define seus objetivos com o documento. Se a empresa pretende um financiamento para alavancar um negócio, isso deve ser esclarecido no sumário, deixando bem definida a importância necessária, a forma de pagamento, o emprego do dinheiro, e porque a empresa acredita que deva fazer o investimento.

31 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial EXERCÍCIO VOCE DEVE SEGUIR AS INSTRUÇÕES DESCRITAS, ABAIXO: Exercício 1: Preenchimento do Anexo 1. Há duas versões desse formulário: a primeira é um modelo completo com informações pormenorizadas, indicado para empresas com pelo menos um ano de atividade (da página 239 a página 249); a segunda versão é um modelo simplificado, indicado para empresas nascentes ou em fase de planejamento (da página 250 a página 253) Exercício 2: Preenchimento do Sumário Executivo – página 18. Referência: Livro: Plano de Negócios – Estratégia para Micro e Pequenas Empresas. Autores: Luiz Arnaldo Biagio e Antonio Batocchio Editora: Manole É OBRIGATÓRIO A REALIZAÇÃO DESTES EXERCÍCIOS, POIS APARTIR DELES SERÁ CONSTRUIDO E ENTENDIDO TODA A FORMATAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS. Faz parte desta atividade o conteúdo da aula 3 – onde iremos abordar a descrição da empresa.

32 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial EXERCICIO Forme um grupo de 06 pessoas para a formação do plano de negócios e constituição da empresa. Depois, vá ao FÓRUM e responda: Qual o nome do seu grupo, o nome de cada participante do grupo (nome completo e RGM), o nome da empresa, ramo de atividade (podendo ser – industrial, serviço ou comércio) e o produto que será comercializado.

33 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial AVALIAÇÃO Sua participação no fórum será avaliada.

34 Conteúdo Exercício Avaliação Encerramento Atividade Abertura EMPREENDEDORISMOPROF. JOÃO HENRIQUE ESCAMIA Módulo de Educação Telepresencial ENCERRAMENTO CASO QUEIRA SE APROFUNDAR NESTE TEMA, VOCÊ PODE LER OS SEGUINTES LIVROS: Leitura: Determinação,persistência e pró-atividade: O fator DPP – (pág. 215 a pág. 262) que se encontra no livro: BELLINO e SEMENZATO Escola da Vida – As lições de grandes empreendedores que aprenderam NA PRÁTICA como fazer sucesso. Editora: Planeta


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