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O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS

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Apresentação em tema: "O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS"— Transcrição da apresentação:

1 O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS http://ciencianamidia.wordpress.com http://twitter.com/ciencianamidia tatinahas@gmail.com

2 O que é blog  contração de “web log” => diário online  é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos artigos (posts). Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, podendo ser escritos por um no. variável de pessoas, de acordo com a política do blog.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog)http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

3 (algumas) Características do blog (como um dos formatos da mídia Internet)  universalidade de acesso  perenidade – Internet Archive  hipertexto (protocolo http) – links  “hipermídia” (“específicas” de blogs)  interatividade – discussão e compartilhamento  atualidade  informalidade  interface amigável várias “visões” - biblioteca digital - construção coletiva do conhecimento - programas interpretam nossas preferências e guiam nossa navegação

4 Características da blogosfera Rede complexa  muitos nós com poucos links  poucos nós com muitos links  integração

5 (breve) Histórico da blogosfera  1999 - 1as. ferramentas p/ automatizar utilização dos blogs => facilitação da criação e a manutenção  2000- criado o permalink => ligação direta por meio de um endereço (URL) a cada postagem ou post realizado

6 (breve) Histórico da blogosfera  2002 – criado o RSS (Really Simple Syndication) => agregador de conteúdo (como assinar um jornal, mas dinamicamente)  2004 - criado o podcasting => plataforma de publicação de programas de áudio e vídeo

7 (breve) Histórico da blogosfera  ferramentas de compartilhamento  ferramentas de discussão  ferramentas de integração ... e a blogosfera científica?

8 Histórico da blogosfera científica

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10 CONDOMÍNIOS DE BLOGS

11 TENDÊNCIA DE AGREGAÇÃO

12 BLOGOSFERA CIENTÍFICA – peer review

13 Histórico da blogosfera científica Premiações (exemplos)  Top Blog - iniciativa da MIX Comunicação (Grupo OBJETIVO/UNIP) – “blogs brasileiros mais populares”  The BOBs - organizado pelo grupo de comunicação alemão Deutsche Welle, um dos 10 maiores do mundo => Física na Veia!  Blog Books – parceria ed. Singular e portal Universo do Autor - “os melhores blogs do Brasil vão virar livros”

14 Histórico da blogosfera científica Premiações definidas por pares  Prêmio ABC para blogs científicos – desde 2009  Research Blogging Awards - portal agrega posts sobre peer review  The Open Laboratory: The Best Writing on Science Blogs - antologias anuais desde 2006

15 “Tipos” de blogs de ciências  Científicos: diários de pesquisa, peer review, divulgação científica  Educacionais: professor/aluno, relatos de experiências, compartilhamento de materiais  Jornalísticos: JC – DC  “mix”

16 “Tipos” de blogs de ciências

17 (bom lugar para começar sua pesquisa e para cadastrar seu blog)

18 BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs científicos

19 BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs em instituições de pesquisa

20 BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs educacionais

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26 Blogs no ensino de ciências  para busca de informações  para troca de experiências entre professores e afins  como projetos didáticos - “relacionar conteúdos das disciplinas ao cotidiano do aluno” - desenvolvimento de linguagem (expressão verbal, gráfica etc)

27 É isso mesmo?

28 A se pensar...  “estar em rede” - relacionamento social e profissional  a rede não é um produto das tecnologias, as tecnologias  fluxo do conhecimento (mundo exterior escola)  “identidade digital” lado A – ligar-se aos pares; conhecer lado B – exposição; segurança NÃO, a escola é parte do mundo!

29 educar para a profissão de “editor do mundo”  fontes - quantidade e qualidade  prática - “letramento digital”  habilidades – capacidade de seleção, de síntese, de comunicação, de colaboração, de compartilhamento da atenção, de ressignificar a informação

30 Blogs no ensino de ciências  apresentação de etapas de um projeto educativo de 1 ou + professores;  reflexão em torno de temas educativos;  apresentação de projetos realizados por alunos;  criação de um jornal escolar online;  apoio a um disciplina.

31 PROJETOS NA ESCOLA

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33 Compartilhamento e troca de ideias

34 Compartilhamento e troca de ideias

35 DIÁRIO DA PROFESSORA EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

36 Alunos blogueiros

37 OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – criados por alunos

38 E-BOOK – criado por alunos

39 Bons exemplos  Por onde mais navegar?

40 CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA

41 COLUNAS DE CIÊNCIAS

42 PORTAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

43 PUBLICAÇÕES DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA

44 REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

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47 PORTAIS DE NOTÍCIAS CIENTÍFICAS

48 PORTAIS DE CIÊNCIAS

49 PORTAIS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

50 OUTRAS MÍDIAS SOCIAIS

51 REVISTAS DE EDUCAÇÃO

52 ‘WEB GRUPOS”

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54 WEB VÍDEOS

55 WEB VÍDEOS - independentes

56 PODCASTS

57 WIKIS

58 OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

59 FERRAMENTAS INTERATIVAS

60 Algumas referências mais...

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62 DEPENDE! do objetivo, do contexto etc

63 Mãos à obra! – como criar um blog  ferramentas gratuitas: Wordpress e Blogspot  criar uma conta como cria e-mail  entrando na administração de um blog...


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