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PublicouAntônio Miranda Flores Alterado mais de 8 anos atrás
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O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS http://ciencianamidia.wordpress.com http://twitter.com/ciencianamidia tatinahas@gmail.com
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O que é blog contração de “web log” => diário online é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos artigos (posts). Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, podendo ser escritos por um no. variável de pessoas, de acordo com a política do blog.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog)http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog
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(algumas) Características do blog (como um dos formatos da mídia Internet) universalidade de acesso perenidade – Internet Archive hipertexto (protocolo http) – links “hipermídia” (“específicas” de blogs) interatividade – discussão e compartilhamento atualidade informalidade interface amigável várias “visões” - biblioteca digital - construção coletiva do conhecimento - programas interpretam nossas preferências e guiam nossa navegação
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Características da blogosfera Rede complexa muitos nós com poucos links poucos nós com muitos links integração
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(breve) Histórico da blogosfera 1999 - 1as. ferramentas p/ automatizar utilização dos blogs => facilitação da criação e a manutenção 2000- criado o permalink => ligação direta por meio de um endereço (URL) a cada postagem ou post realizado
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(breve) Histórico da blogosfera 2002 – criado o RSS (Really Simple Syndication) => agregador de conteúdo (como assinar um jornal, mas dinamicamente) 2004 - criado o podcasting => plataforma de publicação de programas de áudio e vídeo
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(breve) Histórico da blogosfera ferramentas de compartilhamento ferramentas de discussão ferramentas de integração ... e a blogosfera científica?
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Histórico da blogosfera científica
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CONDOMÍNIOS DE BLOGS
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TENDÊNCIA DE AGREGAÇÃO
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BLOGOSFERA CIENTÍFICA – peer review
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Histórico da blogosfera científica Premiações (exemplos) Top Blog - iniciativa da MIX Comunicação (Grupo OBJETIVO/UNIP) – “blogs brasileiros mais populares” The BOBs - organizado pelo grupo de comunicação alemão Deutsche Welle, um dos 10 maiores do mundo => Física na Veia! Blog Books – parceria ed. Singular e portal Universo do Autor - “os melhores blogs do Brasil vão virar livros”
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Histórico da blogosfera científica Premiações definidas por pares Prêmio ABC para blogs científicos – desde 2009 Research Blogging Awards - portal agrega posts sobre peer review The Open Laboratory: The Best Writing on Science Blogs - antologias anuais desde 2006
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“Tipos” de blogs de ciências Científicos: diários de pesquisa, peer review, divulgação científica Educacionais: professor/aluno, relatos de experiências, compartilhamento de materiais Jornalísticos: JC – DC “mix”
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“Tipos” de blogs de ciências
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(bom lugar para começar sua pesquisa e para cadastrar seu blog)
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BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs científicos
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BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs em instituições de pesquisa
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BLOGOSFERA CIENTÍFICA – blogs educacionais
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Blogs no ensino de ciências para busca de informações para troca de experiências entre professores e afins como projetos didáticos - “relacionar conteúdos das disciplinas ao cotidiano do aluno” - desenvolvimento de linguagem (expressão verbal, gráfica etc)
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É isso mesmo?
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A se pensar... “estar em rede” - relacionamento social e profissional a rede não é um produto das tecnologias, as tecnologias fluxo do conhecimento (mundo exterior escola) “identidade digital” lado A – ligar-se aos pares; conhecer lado B – exposição; segurança NÃO, a escola é parte do mundo!
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educar para a profissão de “editor do mundo” fontes - quantidade e qualidade prática - “letramento digital” habilidades – capacidade de seleção, de síntese, de comunicação, de colaboração, de compartilhamento da atenção, de ressignificar a informação
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Blogs no ensino de ciências apresentação de etapas de um projeto educativo de 1 ou + professores; reflexão em torno de temas educativos; apresentação de projetos realizados por alunos; criação de um jornal escolar online; apoio a um disciplina.
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PROJETOS NA ESCOLA
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Compartilhamento e troca de ideias
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Compartilhamento e troca de ideias
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DIÁRIO DA PROFESSORA EM SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
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Alunos blogueiros
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OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – criados por alunos
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E-BOOK – criado por alunos
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Bons exemplos Por onde mais navegar?
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CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA
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COLUNAS DE CIÊNCIAS
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PORTAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
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PUBLICAÇÕES DE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA
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REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
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PORTAIS DE NOTÍCIAS CIENTÍFICAS
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PORTAIS DE CIÊNCIAS
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PORTAIS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
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OUTRAS MÍDIAS SOCIAIS
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REVISTAS DE EDUCAÇÃO
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‘WEB GRUPOS”
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WEB VÍDEOS
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WEB VÍDEOS - independentes
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PODCASTS
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WIKIS
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OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
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FERRAMENTAS INTERATIVAS
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Algumas referências mais...
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DEPENDE! do objetivo, do contexto etc
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Mãos à obra! – como criar um blog ferramentas gratuitas: Wordpress e Blogspot criar uma conta como cria e-mail entrando na administração de um blog...
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