A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dez Mandamentos 1º Adorar a Deus e amá – l`O sobre todas as coisas; 2º Não invocar o santo nome de Deus em vão; 3º Santificar os Domingos e festas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dez Mandamentos 1º Adorar a Deus e amá – l`O sobre todas as coisas; 2º Não invocar o santo nome de Deus em vão; 3º Santificar os Domingos e festas de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Dez Mandamentos 1º Adorar a Deus e amá – l`O sobre todas as coisas; 2º Não invocar o santo nome de Deus em vão; 3º Santificar os Domingos e festas de guarda; 4º Honrar pai e mãe; 5º Não matar; 6º Guardar castidade nas palavras e nas obras; 7º Não furtar; 8º Não levantar falsos testemunhos; 9º Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos; 10º Não cobiçar as coisas alheias. Tábuas da Lei Decálogo = dez palavras Lei da Aliança

3 Monte de Sinai onde Moisés recebeu os Dez Mandamentos

4 Moisés 1.Filho de Jocabed 2.Educado como príncipe 3.Ramsés II é o Faraó do seu tempo 4.Foge para o deserto 5.Defende Séfora e as irmãs junto ao poço de Jacob 6.Casa com Séfora 7.Sobe ao monte Sinai 8.Deus fala-lhe através de um arbusto (sarça ardente) 9.Deus manda-o ir libertar o seu povo - O povo hebreu 10.Vai com seu irmão Araão que o ajuda nessa tarefa 11.Informa o Faraó da vontade de Deus em libertar o seu povo. 12.O Faraó não obedece e Deus envia 7 pragas, até que por fim deixa partir o povo hebreu 13.Deus é visto pelos israelitas como um Deus Libertador e um Deus Salvador.

5 No Monte de Sinai

6 1º Mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas Quer dizer: por Deus em primeiro lugar na nossa vida

7 2º Mandamento Não invocar o nome de Deus em vão Não falar o nome de Deus sem respeito a para fins ilegítimos Deus meu!

8 3º Mandamento Guardar domingos e festas de guarda. Guardar o Domingo para agradecer a Deus. Dia sagrado – de descanso.

9 4º Mandamento Honrar pai e mãe Respeitar os pais com ações e palavras

10 5º Mandamento Não matar Respeitar a vida e a dignidade humana das outras pessoas

11 6º Mandamento Não pecar contra a castidade «A castidade é a energia espiritual que defende o amor do egoísmo»

12 7º Mandamento Não roubar Não tirar o que é dos outros

13 8º Mandamento Não levantar falso testemunho Não dizer mentiras. Dizer a verdade.

14 9º Mandamento Não desejar a mulher do pr ó ximo Respeitar a mulher de outro. Não querer mulheres com compromissos.

15 10º Mandamento Não cobi ç ar as coisas alheias Não desejar o que não nos pertence. Como vou conseguir ter isto? Roubo?!

16 DEESTAS LEIS QUAL É A MAIS IMPORTANTE? p.30 Os Doutores da Lei discutiam muito esta questão, e as leis tinham-se multiplicado tanto que era difícil conhece-las a todas Jesus disse que o mandamento mais importantes é este: -1.º - “Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o entendimento. -2.º - “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.

17 Correção da Ficha n.º 10 Depois de teres lido o texto sobre o povo hebreu (MA ), responde às questões que se seguem. 1 - Qual o local onde o povo hebreu foi escravizado e maltratado? R: O povo hebreu foi escravo no Egito.

18 2 Identifica as respostas corretas Quem deu os mandamentos a Moisés? a)Jesus b) Deus c)O Faraó

19 2.2 - Qual o local onde Moisés recebeu os mandamentos? a)Mar b) Casa c)Sinai d) Igreja

20 2.3 O que é que Deus garante ao povo hebreu, se este respeitar os mandamentos? a)Muitos anos de vida b)Tratá-lo com bondade c)Protegê-lo da guerra d)Torná-lo rico

21 3 Distingue os mandamentos que se referem à relação com Deus dos que se referem à relação entre as pessoas, registando resumidamente cada um na coluna correta. Relação com DeusRelação com os outros “Não tenhas outros deuses além de mim. Não faças para ti imagens esculpidas representando o que há no céu, na terra e nas águas debaixo da terra. Não te inclines diante de nenhuma imagem, nem lhes prestes culto. Não faças mau uso do nome do Senhor, teu Deus. Recorda-te do dia de sábado, para o consagrares ao Senhor. Podes trabalhar durante seis dias, para fazeres tudo o que precisares. Mas o sétimo dia é dia de descanso, consagrado ao Senhor, teu Deus...” “Respeita o teu pai e a tua mãe, para que vivas muitos anos na terra, que o Senhor, teu Deus, te vai dar. Não mates. Não cometas adultério. Não roubes. Não faças uma acusação falsa contra ninguém. Não cobices a casa do teu semelhante: não cobices a sua mulher nem os seus escravos nem o seu gado nem os seus jumentos nem coisa nenhuma do que lhe pertence.”

22 4 Na tua opinião, qual o mandamento que achas mais importante? Justifica a tua resposta. É o ___ porque …


Carregar ppt "Dez Mandamentos 1º Adorar a Deus e amá – l`O sobre todas as coisas; 2º Não invocar o santo nome de Deus em vão; 3º Santificar os Domingos e festas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google