A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nepomuceno Brasília – IBICT II Seminário sobre Informação na Internet Web 2.0: mitos e limites. 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nepomuceno Brasília – IBICT II Seminário sobre Informação na Internet Web 2.0: mitos e limites. 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Nepomuceno Brasília – IBICT II Seminário sobre Informação na Internet Web 2.0: mitos e limites. 2008

2 A rede dos engarrafados

3 Volume de carros Engarrafamentos Não tem hora ou lugar Saber onde está a informação relevante é fundamental para não se perder tempo e tomar a decisão correta no tempo certo..

4 A rede dos engarrafados Modelo tradicional para resolver o problema Conteudista

5 A rede dos engarrafados Novo modelo

6 A rede do conhecimento Volume de dadosEngarrafamentos de informação Não tem hora ou lugar Saber onde está a informação relevante é fundamental para não se perder tempo e tomar a decisão correta no tempo certo.

7 Modelo tradicional para resolver o problema A Web 1.0

8 Novo modelo A Web 2.0 Animador

9 Novo modelo A Web 2.0

10 Questão teórica: Vivemos na sociedade do conhecimento ou em mais uma sociedade do conhecimento?

11

12 1450 (invenção da prensa Gutemberg) 0 Em 2012, a população do planeta vai atingir 7 bilhões de habitantes

13 Será que conseguiríamos nos alimentar, nos vestir, nos reproduzir se não tivéssemos evoluído os sistemas de conhecimento ao longo da história?

14 Assim, se vivemos mais uma sociedade do conhecimento temos que compreender como os sistemas de conhecimento evoluem, como são os seus movimentos para compreender a passagem do computador para a Internet e desta para a Web 2.0.

15 “A mídia precisa ser vista como um sistema, um sistema em contínua mudança, no qual elementos diversos desempenham papéis de maior ou menor destaque”. (Fonte: Brigs e Burke – uma história social da mídia)

16 Nenhum organismo biológico ou instituição humana, que sofra uma mudança de tamanho e uma conseqüente mudança de escala, passa por isso sem modificar sua forma ou conformação, (GALILEU, há mais de 370 anos).

17 O conhecimento, potencialmente armazenado em estoques de informação, acumula-se exponencialmente em estruturas que lhe servem de repositório. Mesmo colocando-se filtro de entrada para limitar qualitativamente o crescimento destes estoques, a coisa toda tenderá a ruir em pedaços, devido ao seu próprio peso, a menos que se modifique as proporções relativas da estrutura em relação ao seu conteúdo físico, (D'Arcy Thompson,1961).

18

19

20

21 WEB 2.0 = Crescimento Banda Larga Junho - 2006 Fonte: Telex http://www.teleco.com.br/comentario/com94.asp

22 WEB 2.0 = Crescimento dos sites de relacionamento Pesquisa da Nielsen//NetRatings mostrou que os dez mais conhecidos sites de relacionamentos dos Estados Unidos cresceram 47% ao ano. E se em 2005 o número de usuários foi de 46,8 milhões, em abril de 2006 já somava 68,8 milhões, o equivalente, segundo a pesquisa, a 45% do total dos usuários ativos da internet.

23 ...o patinho feio que cresceu......e virou cisne! A Web 2.0 é....

24 O que provocou a mudança? Web 1.0 Web 2.0 Conexão discada lenta + Pagamento por uso + Conexão mais cara = Menos tempo on-line Banda larga rápida + Pagamento fixo + Conexão “menos” cara = Mais tempo on-line

25 Nosso querido usuário MUDOU! Blog Comunidade Criar Enciclopédias

26 O que virá?

27 1- seja lá qual for o novo ambiente de conhecimento ele já está no meio de nós, em fase de laboratório que irá se expandir no futuro; 2- a colaboração, nova solução para o problema do impasse da comunicação hierárquica, vai gerar novas soluções e uma gama enorme de novos problemas;

28 3- vamos desenvolver a auto-gestão informacional, que precisará cada vez mais de agentes inteligentes Para organizar as “colméias” (vide globoonliners); 4- os profissionais da informação, da comunicação do conhecimento e depois os próprios usuários vão se relacionar cada vez mais com os agentes inteligentes (robôs), “calibrando-os” para dar sentido ao “mar de colaboração”;

29 5- evoluiremos da rica interação muito para muitos, última jornada isolada do homem na geração do conhecimento, para a introdução da relação homem-robô; 6- para a chegada, logo depois, da relação robôs- robôs, sempre a procura de um sistema de conhecimento mais complexo, que atenda as necessidades da população cada vez mais numerosa, que demanda novos serviços e produtos para poder sobreviver.

30 O que queres mestre? HALL – O ROBÔ DE 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

31 pontonet.com.br Nepomuceno Obrigado!


Carregar ppt "Nepomuceno Brasília – IBICT II Seminário sobre Informação na Internet Web 2.0: mitos e limites. 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google