A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Auxílio no processo de desenvolvimento organizacional, por promover a sintetização, análise e controle das informações fornecidas pela Contabilidade de Custos. Fundamental em um mercado altamente globalizado e competitivo, pela relevância de suas informações, dando assim suporte à melhor tomada de decisão.

2 CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Específicas
Visão integrada sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, preferências dos clientes e inovações tecnológicas. Controle estratégico. Fornece informação sobre o desempenho de gerentes e de unidades operacionais. Controle administrativo. Mensura os custos dos recursos para se reproduzir, vender e entregar um produto ou serviço aos clientes.

3 CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Específicas
Custeio do produto e do cliente . Fornece informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas. Controle operacional.

4 EVOLUÇÃO Na época renascentista, com o desenvolvimento do comércio e da indústria, surgiram empresas organizadas que necessitavam de uma contabilidade mais sofisticada. A industrialização exigiu uma adequação da contabilidade às características próprias desse novo sistema de produção (Contabilidade Industrial ou de Custos).

5 EVOLUÇÃO A contabilidade acompanhou a evolução das atividades humanas, aperfeiçoando-se como fonte de informações para fins administrativos (gerenciais). Incorporou instrumentos e técnicas emergentes e produziu ramificações para atender necessidades específicas. EXEMPLO: Contabilidade Industrial ou de Custos (Enfoque Atual), Gerencial, Ambiental, Rural, Securitária, Hospitalar, entre outras.

6 EVOLUÇÃO X OBJETIVOS Evidenciar suas realizações para a sociedade.
Antigamente: informava o lucro. No Capitalismo: informações para subsidiar o processo decisório. Fornecer instrumentos aos administradores que os auxiliem em suas funções gerenciais. É voltada para a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de um adequado controle dos insumos efetuado por um sistema de informação gerencial.

7 CONTABILIDADE GERENCIAL: OBJETIVOS ATUAIS
Relatar, sintetizar e organizar os custos de atividades, processos, produtos, serviços e clientes da empresa, que são usados para uma variedade de tomadas de decisão e de melhorias de atividades. Desenvolvimento de relatórios e demonstrativos específicos, atendendo assim as demandas de usuários diretos e indiretos, através de suas técnicas. Promover a visão minimalista em seu quadro funcional, ou seja, tentar obter a maximização da riqueza, incorrendo na menor parcela de custo.

8 CONTABILIDADE FINANCEIRA: OBJETIVOS ATUAIS
Processo de elaboração de demonstrativos financeiros para propósitos externos: pessoal externo à organização, como acionistas, credores e governo. Este processo é muito influenciado por autoridades que estabelecem padrões regulamentadores e fiscais. Consiste na organização sistematizada de informações relativas aos custos de uma empresa. Compreende três fases: Apuração: (levantamento dos custos) Análise: (tabulação, aferição e comparação dos custos) Divulgação: (informação sobre os custos)

9 CONTABILIDADE GERENCIAL: Características
Contabilidade Gerencial de Custos desregu- lamentada: satisfazer necessidades estratégicas e operacionais. Regulamentada: leis fiscais e princípios contábeis. Informar decisões internas tomadas pelos gerentes. Reportar o desempenho passado c/ propósito de orientar melhor o futuro da organização.

10 FUNDAMENTOS Processo de produzir informação operacional e financeira para funcionários e administradores. O processo deve ser direcionado pelas necessidades informacionais dos indivíduos internos da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimentos. Nesse contexto, a contabilidade Gerencial estruturou-se fundamentada na Contabilidade de Custos e incorporando técnicas e conhecimentos que transcendem o campo da contabilidade.

11 FUNÇÕES: Financeira, Contábil e Administrativa.
Financeira: usam informações contábeis para tomar decisões relativas à receita e ao uso de fundos. Contábil: a contabilidade financeira registra a história financeira e elabora relatórios para usuários externos. Administrativa: utiliza informações financeira para tomar decisões relativas ao futuro.

12 FUNÇÕES DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CUSTOS
CUSTEIO: fornecer informações para os padrões de orçamento e acompanhar o acontecido com os valores previstos. ADMINISTRATIVA: gerar relatórios que serão usados pela administração para tomada de decisões internas.

13 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Para implementar um Sistema de Informações Gerencias deve considerar os seguintes pontos: 1 - Que informações seu sistema deverá possuir para controle econômico e financeiro de sua empresa. 2 - O que levar em consideração na decisão entre comprar pronto e desenvolver um sistema próprio.

14 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
4 - Como a controladoria pode ser mais eficaz pela utilização de um sistema de informação contábil abrangente. 5 - O diálogo com os Sistemas Integrados de Gestão – ERP, bem como os requisitos necessários para se implantar um sistema de informações contábeis voltado para o usuário.

15 CONT. GERENCIAL COMO FERRAMENTA DECISÓRIA
O ponto fundamental da contabilidade gerencial é o uso da informação contábil como ferramenta para administração. É o processo de produzir informação operacional financeira para funcionários e administradores. Deve ser direcionado pelas necessidades informacionais dos indivíduos internos da empresa e deve orientar suas decisões operacionais e de investimentos.

16 CONT. GERENCIAL COMO FERRAMENTA DECISÓRIA
O sistema da informação gerencial exige planejamento para a produção dos relatórios, a fim de atender plenamente aos usuários produzindo informações para atender os seguintes aspectos: níveis empresariais, ciclo administrativo e nível da estruturação da informação.

17 DEMANDAS PARA A CONTABILIDADE GERENCIAL
Os gerentes das empresas industriais e das empresas de serviços, com um ambiente muito mais competitivo precisam ter informações precisas e relevantes sobre custos efetivos.

18 QUESTÕES Dentre as várias utilidades da Contab. Gerencial, escolha duas que julgar mais importantes. Justifique. Explique brevemente a evolução histórica da Contabilidade Gerencial. As necessidades informacionais da Contab. Antiga se diferem da Contab. Contemporânea? Explique. Qual a importância de se divulgar a visão minimalista em uma organização? Em sua opinião, como implementar este processo? Cite uma diferença entre Contab. Gerencial X Financeira. Quais os objetivos da Contab. Gerencial em termos fiscais e não fiscais? Como se deu o processo de formação da Contab. Gerencial? Quais as principais funções que a Contab. Gerencial utiliza? Em sua opinião, quais as vantagens e desvantagens de se implantar um sistema de informações gerenciais? Justifique. Como pode a Contab. Gerencial auxiliar no processo de tomada de decisão?


Carregar ppt "CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google