A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRÉCIA ANTIGA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRÉCIA ANTIGA."— Transcrição da apresentação:

1 GRÉCIA ANTIGA

2

3 Considerando a Grécia Antiga, podemos dizer que os gregos constituíram uma cultura, mas não um Estado. Isto se deve ao fato de: (a) Possuírem a mesma língua e hábitos idênticos, cultuarem os mesmos deuses e preservarem a monarquia como forma de governo. (b) Apesar de falarem a mesma língua e adorarem os mesmos deuses, algumas cidades dedicavam-se ao militarismo enquanto outras se preocupavam com o intelecto, caracterizando a autonomia das cidades-estado. (c) Seu governo oscilar entre o militarismo ateniense e a democracia espartana. (d) O governo ter sido direto e não representativo. (e) Sua cultura ter se desenvolvido na Antiguidade.

4 (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
"A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma."                                (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO) Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam a) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega. b) um recurso de expansão das colônias gregas. c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si. d) uma característica da civilização helenística no sistema político grego. e) uma instituição política helenística no sistema político grego.

5 PERIODIZAÇÃO

6 PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO Imigrações indo-européia

7 Formação da cultura creto-micênica
Expansão da civilização micênica Invasão dórica= 1ª diáspora grega

8 PERÍODO HOMÉRICO Fontes: Ilíada (Guerra de Tróia) e Odisséia (retorno de Ulisses ao reino de Ítaca) . Poemas atribuídos ao poeta Homero.

9 Os refugiados da primeira diáspora grega fundaram pequenas unidades auto-suficientes baseadas no coletivismo – os genos, ou comunidades gentílicas. Essas unidades eram compostas de membros de uma mesma família, sob a chefia do pater. Por volta do ano 800 a .C., as disputas por terras cultiváveis e o crescimento populacional acabaram com o sistema gentílico. Alguns paters se apropriaram das melhores terras, originando a propriedade privada, e muitas outras famílias se dispersaram para o sul da Itália e para outras regiões, ocasionando a segunda diáspora grega.

10 A desintegração dos genos provocou a formação das pólis e a colonização das regiões próximas .Ex: sul da Itália e ilha da Sicília, denominada Magna Grécia. As transformações em curso reforçaram as diferenças sociais.

11 PERÍODO ARCAICO O surgimento da propriedade privada deu origem a conflitos entre os grupos, e, para lidar com as cons-tantes crises, os proprietários de terra passaram a formar associações, as frátrias. Aos poucos, as frátrias se uniram na formação tribos, que, por sua vez, se organizaram em demos. Os demos deram origem às cidades-Estados, ou pólis – a principal característica do período Arcaico .

12 A PÓLIS Cada cidade-Estado grega era um centro político, social e religioso autônomo, com uma classe dominante, deuses e um sistema de vida próprios.

13 ATENAS Conhecida como a cidade exemplar da Grécia Antiga, por sua cultura e prosperidade econômica, Atenas, se desenvolveu na Ática, região cercada de montanhas. Por causa da falta de terras férteis, os atenienses voltaram-se para a pesca, a navegação e o comércio marítimo.

14 crise do regime oligárquico
Sociedade = Eupátridas (grandes proprietários de terra), georgóis (pequenos proprietários), demiurgos (comerciantes) ,thetas (camponeses sem terra), thecnays (thetas que viviam do artesanato), metecos (estrangeiros) e escravos. Política : - Monarquia -Oligarquia- poder nas mãos dos eupátridas O desenvolvimento do comércio marítimo, o enriquecimento dos demiurgos, o endividamento dos georghóis (escravidão por dívidas) re a marginalização dos thetas provocaram em Atenas lutas e tensões sociais crise do regime oligárquico

15 Nesse contexto buscando amenizar a tensões sociais
os eupátridas nomearam legisladores: Drácon = redigiu as leis – até então orais -, dificul-tando sua manipulação pelos eupátridas. as agitações continuam Sólon = aboliu a escravidão por dívidas, estimulou o ar-tesanato e comércio escravidão, dividiu a sociedade de forma censitária em quatro classes sociais e instituiu o princípio da eunomia (igualdade perante a lei). Criou órgãos legislativos : a Bulé (ou Conselho dos 400), que preparava leis . Tensões e agitações sociais continuam –abertura de espaço para o surgimento de tiranos

16 TIRANIA .Pisístrato = estabeleceu a tirania. Procurou amenizar as tensões sociais, patrocinando várias obras públicas, gerando emprego a thetas e georgóis descontentes. Hiparco e Hípias = filhos de Pisístrato, não deram seguimento as reformas. Os eupátridas retornam ao poder e as lutas sociais voltam a agitar Atenas. Foi neste contexto que ocorreu uma grande reforma liderada por Clístenes, que instituiu a democracia na cidade de Atenas.

17 A DEMOCRACIA ATENIENSE
A democracia ateniense era formada com a participação de todos os cidadãos atenienses (homens adultos, filhos de pai ateniense) que correspondiam a uma minoria. Ficavam excluídos os estrangeiros, escravos e mulheres.

18 É preciso dizer que, com a superioridade excessiva que proporcionam a força, a riqueza, [...] [os muitos ricos] não sabem e nem mesmo querem obedecer aos magistrados [...] Ao contrário, aqueles que vivem em extrema penúria desses benefícios tornam-se demasiados humildes e rasteiros. Disso resulta que uns incapazes de mandar, só sabem mostrar uma obediência servil e que outros, incapazes de se submeter a qualquer poder legítimo, só sabem exercer uma autoridade despótica. (Aristóteles, A Política) Segundo Aristóteles (384–322 a.C.), que viveu em Atenas e em outras cidades gregas, o bom exercício do poder político pressupõe: A - o confronto social entre ricos e pobres. B - a coragem e a bondade dos cidadãos. C - uma eficiente organização militar do Estado. D - a atenuação das desigualdades entre cidadãos. E - um pequeno número de habitantes na cidade.

19 Atenas viveu, após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a. C
Atenas viveu, após as reformas implementadas por Clístenes em 508 a.C., sob um regime democrático. As reformas na distribuição dos cidadãos por tribos, ampliadas de 4 para 10 e a repartição de cada tribo em três demos, um na cidade, um no litoral e outro na área rural, foram as bases para as reformas posteriores. Sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta: a) O ostracismo, aplicado pela primeira vez no período 488 – 487 a.C., estabelecia a expulsão do cidadão denunciado como politicamente perigoso e a cassação de seus direitos políticos por um prazo de dez anos. b) Entre as reformas implementadas por Péricles, a criação da mistoforia – remuneração ao exercício de cargos e à participação nas assembléias – permitiu que os cidadãos mais pobres pudessem participar da política sem colocar em risco a sua subsistência material. c) Todos os habitantes de Atenas, maiores de dezoito anos, de qualquer gênero, de qualquer procedência, ou de qualquer classe de riqueza podiam votar na assembléia popular – Eclésia. d) Na Atenas do século IV a.C., a Eclésia era o centro de vida política, englobando entre suas funções as dimensões legislativa, executiva, judiciária e eleitoral. e) Ao longo do século IV a.C., a democracia ateniense enfrentou dificuldades para manter suas instituições, dentre elas as advindas do volume de recursos para sustentar as remunerações dos cidadãos, como a mistoforia.

20 ESPARTA Características: representou os valores de austeridade, espírito cívico, submissão total do indivíduo ao Estado. Sociedade con-servadora, patriarcal, aristocrática, militarista e eugênica.

21 Governo e sociedade Na prática o regime político vigente em Esparta era uma oligarquia pois o poder se concentrava nas mãos dos espartanos.

22

23 Propósitos da educação espartana
Manutenção da ordem econômica, social e política vigente.

24 PERÍODO CLÁSSICO Guerras Médicas : gregos X persas . Causas: imperialismo persa (expansão persa na Ásia Menor). Etapas: Desfiladeiro de Termópilas : o exército espartano comandado por Leônidas é derrotado por Xerxes. Batalha Naval de Salamina : os persas são derrotados. Batalha de Platéia : Xerxes é derrotado. Paz de Címon ou Calias : os persas se comprometiam a abandonar o mar Egeu.

25 Filme- 300

26 LIGA DE DELOS

27 GUERRA DO PELOPONESO =   A hegemonia ateniense, com a expansão de sua influência política, foi combatida por Esparta, que não desejava que o império de Atenas colocasse em risco as alianças de Esparta com outras cidades. A formação da Liga do Peloponeso inseriu-se nesse contexto( século V aC) Foram 28 anos de lutas, que terminaram com a derrota ateniense. A supremacia espartana teve curta duração, sendo seguida pelo predomínio de Tebas e por um período de perturbações generalizadas. As principais cidades gregas estavam esgotadas por décadas de guerra. Eram alvos fáceis para um inimigo exterior : a Macedônia.

28

29 PERÍODO HELENÍSTICO Período caracterizado pela invasão da Grécia pelos macedônios comandados por Filipe II (Batalha de Queronéia). A política expansionista iniciada por Filipe II teve continuidade com seu filho e sucessor Alexandre Magno, que consolidou a dominação da Grécia e conquistou a Pérsia, o Egito e a Mesopotâmia. Política deAlexandre- respeitou as instituições políticas e religiosas dos povos vencidos e promoveu casamentos entre seus oficiais e jovens das populações locais; ele próprio desposou uma princesa persa. A fusão dos valores gregos com as tradições das várias regiões asiáticas( orientais ) conquistadas deu origem a uma nova manifestação cultural, a cultura helenística .

30

31 ARTE E CULTURA GREGA A cultura grega tem como características o antropocentrismo, humanismo e o racionalismo. Nas artes os gregos valorizavam a beleza, o equilíbrio e a perfeição das formas.                                                 .

32

33 A filosofia foi o grande legado do pensamento grego
A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Os primeiros filósofos buscavam entender os fenômenos da natureza através explicações racionais e organizadas, fugindo das justificativas mitológicas. Aliás, a mitologia foi outra grande contribuição grega: até hoje, vários filmes, séries e história são baseados na mitologia e nos deuses gregos, vistos como seres superiores, embora tivessem sentimentos iguais aos dos homens.

34 Os gregos apreciavam muito o teatro
Os gregos apreciavam muito o teatro. As peças aconteciam em grandes anfiteatros ao ar livre; as filas para assistir a essas peças começavam a se formar um dia antes das apresentações. Em relação ao teatro, podemos citar os mais importantes escritores de peças da Grécia Antiga: Ésquilo e Sófocles. A arte grega, que tanto influenciou a arte romana e renascentista, buscava retratar corpos com o máximo de perfeição, exaltando a beleza estética. Ainda podemos citar outras fantásticas contribuições dos gregos, como o desenvolvimento dos Jogos Olímpicos, criados em homenagem a Zeus, o principal dos deuses. Outra importantíssima contribuição grega para a sociedade atual foi a criação da democracia, onde os cidadãos passaram a decidir, de forma direta, os rumos de Atenas.

35 RELIGIÃO A religião grega era politeísta e antropomórfica.

36

37

38 A) Os gregos incorporam aspectos da mitologia creto-micênica à sua cultura. Podemos citar, por exemplo, o mito do Minotauro. B) Podemos citar o povoamento diversificado ocorrido na região do Peloponeso e na área Ática. O Peloponeso foi colonizado pelos dórios, povo de tradição bélica que deu origem a uma sociedade fechada, rígida e hierárquica. Por outro lado, a Ática foi colonizada por aqueus e jônios que abriram-se para o comércio no mar Egeu originando uma sociedade aberta e dinâmica. Essas sociedades ditaram posteriormente os modelos distintos das póleis Esparta e Atenas.


Carregar ppt "GRÉCIA ANTIGA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google