A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hebreus, Fenícios e Persas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hebreus, Fenícios e Persas."— Transcrição da apresentação:

1 Hebreus, Fenícios e Persas.

2 Hebreus, um povo diferente...
Originários da cidade de UR; 1° momento, seminômades organizados em Clãs. Foram conduzidos pelo patriarca Abraão a Palestina, a Terra Prometida (1800 a.C.).

3 Palestina, a terra prometida!
Região formada por uma pequena porção de terras férteis (à costa do Mediterrâneo e às margens do rio Jordão). Segundo a Bíblia: “Terra que jorrava leite e mel”.

4

5 Fuga em direção ao Egito...
Passando por um longo período de seca e fome, migraram em direção ao vale do rio Nilo no Egito. Os Hebreus foram escravizados pelos egípcios por 400 anos.

6 O ÊXODO... Atravessaram o Mar Vermelho e atingiram a península do Sinai, onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei ou Os Dez Mandamentos. Promoveu: - aliança Deus e Hebreus; -Unificação Política e religiosa da civilização. Por volta de 1250a.C. foram liderados por Moisés e fugiram do Egito, retornando para à terra prometida.

7

8 Juízes; Líderes militares para combater os Filisteus; Gideão, Sansão e Samuel; Reis; Unidade política das 12 tribos; Saul (1025 a.C.); Davi – (1005 a.C a 970 a.C.) vitória sobre filisteus, poderio militar, conquista de toda a Palestina (Jerusalém); Salomão – (970 a.C. a 931 a.C.) auge, muito comércio, construções (Templo de Iavé), grandiosidade, altos impostos (descontentamento); 931 a.C. – CISMA 10 tribos – Norte – Jeroboão – Reino de Israel; 2 tribos – Sul – Roboão – Reino de Judá Enfraquecimento.

9

10 Cativeiro da Babilônia para o reino de Judá;
Conquistados pelos Assíros (Reino de Israel) e Babilônios (Reino de Judá); Cativeiro da Babilônia para o reino de Judá; As 10 tribos perdidas de Israel. 539 a.C. – Retorno à Palestina (libertados por Ciro – persa); Fim do cativeiro da Babilônia; 70 d.C. – expulsos da Palestina pelos Romanos (1° Diáspora) e novamente em 136 d.C. (2° Diáspora); Maior legado cultural: MONOTEÍSMO, base de 3 das maiores religiões monoteístas do mundo: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Obs: em 1947 a ONU cria uma estado judeu na Palestina, que em declarou sua independência fundando o atual país Israel.

11 Legado... Bíblia (antigo testamento): a Torá.
fonte de documentação histórica dos hebreus. Contém princípios jurídicos, narrativas históricas, poemas e mitos sobre a criação do mundo e da humanidade.

12 Os Fenícios.

13 A Fenícia. Corresponde ao atual estado do Líbano e parte da Síria.
Estreita faixa de terra entre o Mediterrâneo e as montanhas do Líbano.

14 Economia... Dedicaram-se inicialmente à pesca, agricultura e a extração de madeira. Desenvolveram uma intensa atividade comercial no Mediterrâneo e se transformaram nos melhores navegadores da antiguidade. Fundaram várias colônias desde o norte da África (Cartago) até a Península Ibérica (Cadiz).

15

16 Organização Política:
Em Cidades-Estados; Principais cidades: Ugarit, Biblos, Sidon e Tiro.

17 Cultura e legado... As viagens proporcionaram o contato com vários povos, influenciando na cultura Fenícia. Desenvolveram a escrita alfabética. 2000 a 1500 a.C. = alfabeto fenício composto por 22 letras, inaugurando o sistema fonético (letras representam sons). A escrita mais acessível = deixava de ser um monopólio de uma minoria privilegiada (reis, escribas e sacerdotes) e se tornava um instrumento de comunicação.

18 alfabeto fenício

19 Persas Atual IRÃ; Medos + Persas;
Maior império da Antigüidade Oriental; Ciro e Cambises: conquistas territoriais; Dario I – auge; Divisão em províncias chamadas SATRÁPIAS; 1ª moeda internacional – DÁRICO; Rede de estradas e comunicações desenvolvidas;

20 Conquistas do Império Persa

21 Xerxes – decadência (Guerras Médicas);
Não influíam nos costumes dos dominados (cobravam tributos e exigiam integração no exército); Economia basicamente agrícola; Servidão coletiva; Religião: ZOROASTRISMO ou MASDEÍSMO Dualidade entre ORMUZ-MAZDA (bem) X ARIMÃ (mal); Avesta = livro sagrado.

22 Expansão máxima Império Persa.

23 Prof. Msc. Daniel Alves Bronstrup
BLOG: profhistdaniel.blogspot.com @danielbronstrup


Carregar ppt "Hebreus, Fenícios e Persas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google