A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2º Movimento Você e a Paz – Balneário Camboriú/SC O calendário marcava o dia 09 de janeiro de 2011. Ao entardecer, com magnífica temperatura, o público.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2º Movimento Você e a Paz – Balneário Camboriú/SC O calendário marcava o dia 09 de janeiro de 2011. Ao entardecer, com magnífica temperatura, o público."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 2º Movimento Você e a Paz – Balneário Camboriú/SC O calendário marcava o dia 09 de janeiro de 2011. Ao entardecer, com magnífica temperatura, o público estimado em mais de cinco mil, sem contar as inúmeras pessoas que, das janelas e sacadas dos prédios do entorno, assistiram a segunda edição do Movimento Você e Paz de Balneário Camboriú/SC.

4 O Movimento Você e a Paz, idealizado por Divaldo Pereira Franco em 1998, é atualmente realizado em vinte cidades do Brasil. No exterior é realizado nas cidades de Baltimore, Boston e Nova York – na sede da UNESCO - nos Estados Unidos da América. Barcelona/Espanha. Paris/França. Assunção/Paraguai. Coimbra, Lagos, Porto e Viseu em Portugal. Viena/Áustria. Londres/Inglaterra.

5 O ato teve início com uma revoada de pombos. O primeiro orador foi o Vice-Prefeito de Balneário Camboriú Cláudio Fernando, representando o Prefeito Edson Renato Dias. Apresentou a sua mensagem de paz, agradecendo a Divaldo Pereira Franco pela iniciativa de promover efetivamente a paz e pelo seu trabalho de amor e caridade sem distinções. O Vice-Prefeito, em nome de sua família, agradeceu os organizadores e os participantes deste efusivo evento.

6 Participantes que atuaram neste evento: Em nome da OAB - Balneário Camboriú/SC, a Dra. Reti Jane Popelier, sua atual presidente. Saturnino Della Torre, representante da Confraria da Paz em Barcelona/Espanha. Representando o Poder Judiciário, o Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Balneário Camboriú/SC, Dr. Adelor Danieli. Saul Brandalise, representando a SEICHO-NO-IE. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil foi representada por Otto Kar Hagemann. A Dra. Joice de Lima, da Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz. A UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz, com sede em Brasília/DF, foi representada por Dulce Magalhães. A Igreja Católica Apostólica Romana foi representada pelo Ministro da Ordem Franciscana Secular Rodrigo Haimann. Todos apresentaram propostas para se alcançar a paz, a harmonia entre as pessoas.

7 No decorrer do evento houve, em vários momentos, a apresentação artística executada por Clóvis Martinez e Jorge Barcelos, músicos locais, que apresentaram melodias do repertório popular brasileiro.

8 Finalmente chegou o momento tão esperado por todos. O pronunciamento de Divaldo Pereira Franco, mentor deste movimento grandioso em prol da paz. O nobre conferencista baiano iniciou sua apresentação relembrando dados sobre o vil assassinato de Mohandas Karamchand Gandhi – o Mahatma – que paradoxalmente havia escrito: Se um único homem atingir a mais elevada qualidade de amor, isso será suficiente para neutralizar o ódio de milhões.

9 Divaldo apresentou aspectos das ações desenvolvidas por Gandhi em favor da paz. Os fatores desencadeantes da I Guerra Mundial, a mais hedionda da história da humanidade, celebrizando-se pela crueldade, pelo vandalismo, pela carnificina odienta. Destacou, como episódio de magnitude humana ocorrido nessa guerra o fato de, na noite de natal, um soldado nas trincheiras alemãs ter começado a cantar suavemente a canção Noite Feliz. Logo, outras vozes alemãs começaram a cantar a canção evocativa do nascimento de Jesus.

10 Foi então que algo extraordinário aconteceu na trincheira francesa alguém começou a balbuciar a mesma canção, no doce idioma de Chateaubriand, que, de imediato, foi acompanhado pelas vozes dos soldados ingleses e naquela noite de natal houve um momento especial de paz. Foi então que um soldado alemão ergueu um lenço branco atado ao seu fuzil. Em uma trincheira distante um soldado francês repetiu o mesmo gesto que também foi imitado por um soldado inglês.

11 Os soldados inimigos abandonaram suas posições e abraçaram-se trocando presentes, porque a criatura humana nasceu com o instinto gregário para a paz. A violência, conforme a UNESCO, é uma doença do Espírito, da psique e deve ser tratada na sua origem, na psique no homem, na sociedade. Acrescentou Divaldo que a criatura humana está fadada à plenitude e anela pela paz. A violência é a cegueira dos valores éticos. A ignorância, o analfabetismo são geradoras de muitas misérias morais e também responsáveis pela grande miséria social. É necessário que comecemos o movimento pela paz em nossa casa, amando mais aos nossos filhos, que são amados e amando mais aqueles que ainda não são, respeitando a mulher, dando-lhe dignidade, sentenciou Divaldo.

12 A proposta de paz que Divaldo apresenta é o resultado de uma grande experiência de mais de 70 anos. Declarou que não tem ilusão de que amanhã despertemos todos em paz, dando-nos um jovial abraço de alegria. Divaldo afirmou possuir um sonho. Um sonho de que um dia as criaturas humanas não se farão distantes umas das outras, por causa das denominações religiosas. Todas elas sobreviverão. Todos os crentes e os não crentes estarão identificados em um único ideal, o ideal do bem que tanto é preconizado nas doutrinas religiosas como nas filosóficas, muitas vezes ateístas, positivistas, que anelam pelo bem da humanidade.

13 Tem um sonho de ver que as várias etnias, algumas delas detestadas através de um atavismo inexplicável, farão parte da sociedade com os mesmos direitos, com a mesma dignidade. Tem um sonho de ver as armas de guerra, os instrumentos de criminalidade transformados em enxadas, em arados, trabalhando a terra para que ela dê gargalhadas de flores e bênçãos de frutos para a humanidade. Tem um sonho de que as criaturas, intrinsecamente boas, momentaneamente enlouquecidas, reconheçam o seu papel na historiografia da humanidade e avancem no rumo da paz, cantando um hino de louvor e de gratidão, porque DEUS nos deu muito mais do que necessitamos.

14 Divaldo Franco, um dos arautos da paz, finalizou seu pronunciamento recitando o Poema da Gratidão, de Amélia Rodrigues. O 2º Movimento Você e a Paz de Balneário Camboriú foi encerrado com a canção Paz Pela Paz, de Nando Cordel. A noite radiante engalanou-se ainda mais com o coro de mais de cinco mil vozes, ali presentes sobre as areias da belíssima praia, entoando esse verdadeiro hino em prol da paz. Todos abraçaram-se, formulando votos de trabalhar em ações pela paz.

15


Carregar ppt "2º Movimento Você e a Paz – Balneário Camboriú/SC O calendário marcava o dia 09 de janeiro de 2011. Ao entardecer, com magnífica temperatura, o público."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google