A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de curso História da Educação Brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de curso História da Educação Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de curso História da Educação Brasileira
Uneb – Campus XIII Profa. Dra. Silvia Maria Leite de Almeida

2 Ementa: História e historiografia da educação brasileira. A educação brasileira no período Colonial e no Império. Instituições e práticas educativas no Brasil do século XIX. As reformas educacionais no Brasil a partir do século XIX, numa perspectiva histórica. A educação escolar no Brasil no século XX.

3 Objetivos: Refletir sobre as características da educação brasileira numa perspectiva histórica, tomando como referências a ação do Estado, a realidade escolar e a luta dos educadores; Analisar problemas atuais da educação brasileira à luz das determinações históricas.

4 Conteúdo Programático:
A organização escolar e a política educacional de Portugal em relação ao Brasil – A educação na Colônia. A Educação no Império – o privilegio dos letrados. A educação brasileira na República: reformas educacionais, os principais expoentes da educação no Brasil. A educação a partir dos anos 30 – os grandes movimentos educacionais.

5 A educação nos governos populistas.
A educação e a Ditadura Militar: a reforma universitária e a nova organização da educação básica. A educação na Bahia. A educação brasileira num passado recente...

6 Metodologia: O curso buscará assegurar a efetiva participação dos alunos nas atividades previstas visando desenvolver uma atitude crítica frente às questões abordadas, através de: consulta a literatura da área no sentido da apropriação dos elementos teóricos necessários à compreensão do assunto trabalhado; Aulas expositivas; Debates, através de aulas participadas; Estudos dirigidos, atividades programadas e trabalhos em grupo; Exibição de filmes e documentários; Realização de seminários, entre outros.

7 Avaliação: A avaliação do/a estudante observará como critérios: participação efetiva nas atividades de aula (leitura dos textos obrigatórios, participação nas discussões); realização dos estudos e atividades propostos, observando a qualidade do conteúdo e os compromissos de tempo e apresentação.

8 E como instrumentos: Realização de trabalhos;
Realização de avaliação individual; Apresentação em seminários de temas específicos; Auto-avaliação

9 Referências Texto básico:
VIEIRA, Sofia Lerche; FREITAS, Isabel Maria Sabino de,. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Plano, 2003.

10 Textos complementares:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil. 3ª ed. rev e ampl. São Paulo: Moderna, 2006. GHIRALDELLI JR. Paulo. História da Educação Brasileira.Barueri: Manole, 2003. NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. RIBEIRO, Maria Luisa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1998.

11 Livros e artigos disponíveis na Biblioteca, na fotocopiadora e na internet.
Sites:

12 Cronograma de aula ENCONTRO ASSUNTO 1º (25-26/09) Plano da disciplina
Recapitulando a disciplina História da Educação 2º (02-03/10) A educação na Colônia 3º (09-10/10) ATIVIDADE PROGRAMADA Filme: A Missão Questionário sobre o filme 4º (16-17/10) A educação no Império

13 5º (23-24/10) A educação na República Oligárquica 6º (30-31/10) A educação no Estado Getulista 7º (06-07/11) Avaliação parcial 8º (13-14/11) A educação na democracia populista 9º (20-21/11) A educação no regime militar 10º (27-28/11) A educação na Bahia: Apresentação de seminários 11º (04-05/12) Apresentação de seminários 12º (11-12/12) 13º (18-19/12) Novos rumos para a educação: a história da educação recente...


Carregar ppt "Plano de curso História da Educação Brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google