A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O TEATRO ROMANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O TEATRO ROMANO."— Transcrição da apresentação:

1 O TEATRO ROMANO

2 O teatro romano, apesar de não deixar relevante legado para a História posterior, teve diferentes gêneros. Os romanos tinham uma forma embrionária de teatro. COLISEU ROMA

3 Teatro Romano de Mérida, atual Espanha
Seguia influência etrusca, espécie de representações religiosas de caráter sério ou satírico (curiosamente de forma semelhante ao aparecimento do teatro grego), que eram apresentadas em ocasiões especiais, como cerimônias e casamentos. Teatro Romano de Mérida, atual Espanha

4 Quando entraram em contato com a Grécia, o evento significou a morte do primitivo teatro romano, que imediatamente copiou as formas gregas (tragédia, comédia). COLISEU - ROMA

5 Começaram por traduzir peças gregas (séc
Começaram por traduzir peças gregas (séc. III AC); depois, estrangeiros radicados em Roma e romanos escreveram peças, adaptando temas gregos, ou inventando mesmo temas romanos (normalmente baseados na História); o apogeu do teatro romano se dá no séc. III-II a.C., com Plauto e Terêncio.

6 PLAUTO TERENCIO Titus Maccus Plautus

7 Em sua maior parte, o teatro romano foi inteiramente calcado na tradição grega. Seu declínio, que causou um vácuo de quatro séculos na produção teatral, parece ter sido mais significativo para a história da cultura ocidental do que sua própria existência.

8 No ano 240 a.C. foi apresentada pela primeira vez uma peça traduzida do grego durante os jogos romanos.

9 O primeiro autor teatral romano a produzir uma obra de qualidade, que estreou em 235 a.C., foi Cneu Nevius. O teatro histórico foi a primeira criação original desse autor, que incorporou às suas peças, mordazes e francas, críticas à aristocracia romana, pelo que parece ter sido preso ou exilado.

10 Atores de Teatro Romano

11 Talvez em vista dessas circunstâncias, seu sucessor, o grande poeta Quintus Enius, tenha adaptado seu talento às exigências do momento e se dedicou à tradução das tragédias gregas.

12 A verdadeira comédia latina surgiu apenas no final do século II a.C.
As representações teatrais eram parte do entretenimento gratuito oferecido nos festivais públicos.

13 Desde o início, no entanto, o teatro romano dependeu do gosto popular, de uma forma que nunca havia ocorrido na Grécia. Caso uma peça não agradasse ao público, o promotor do festival era obrigado a devolver parte do subsídio que recebera.

14 Por isso, mesmo durante a República, havia certa ansiedade em oferecer à platéia algo que a agradasse, o que logo se comprovou ser o sensacional, o espetacular e o grosseiro.

15 Principalmente durante o declínio do Império, os imperadores romanos fizeram um uso perverso desse fato, provendo "pão e circo", segundo a famosa frase do satirista Juvenal, para que o povo se distraísse de suas miseráveis condições de vida.

16 O grandioso Coliseu e outros anfiteatros espalhados por todo o império atestam o poder e a grandeza de Roma, mas não sua energia artística.

17 Coliseu, Roma, Itália. Não há razões para crer que tais construções se destinavam a outra coisa que não espetáculos banais e degradantes.

18 Os romanos construíram vários teatros (especificamente para representações), mas, na maioria dos casos, nas pequenas cidades, direcionavam os edifícios para vários outros usos (anfiteatros), como espetáculos de gladiadores, corridas, representações.

19 Ruínas do Teatro Romano de Mérida, atual Espanha

20 As arenas foram totalmente ocupadas por gladiadores em combates mortais, feras espicaçadas até se fazerem em pedaços, cristãos cobertos de piche usados como tochas humanas.

21 Não é de se admirarque tanto os escritores, quanto o público de outra índole, passassem a considerar o teatro como manifestação indigna e aviltante.

22 Cena de Gladiadores de Roma Antiga

23 Ainda durante a República, a mímica e a pantomima tornaram-se as formas teatrais mais populares.
Baseadas nas improvisações e agilidade física dos atores, ofereciam ampla oportunidade para a audaciosa apresentação de cenas imorais e pornográficas.

24 O público preferia os espetáculos de mimos e pantomimas devido, dentre outros motivos, à dificuldade dos latinos menos instruídos de compreenderem peças complexas, e preferirem espetáculos simples e que apelassem aos sentidos.

25 Durante o período imperial, surgiram as tragédias para pequenos recintos privados ou para declamação sem encenação.

26 São desse tipo as obras de Sêneca, filósofo estóico e principal conselheiro de Nero, as quais exerceram enorme influência durante o Renascimento, sobretudo na Inglaterra.

27 A Morte de Sêneca, de Rubens.

28 Ficaram conhecidos imperadores com uma enorme paixão pelo teatro
Ficaram conhecidos imperadores com uma enorme paixão pelo teatro. Nero é o mais conhecido: adorava espetáculos de mimos (acabou por casar-se com uma atriz depois de livrar-se de sua 2ª esposa “ Poppaea”. (“Poppaea” foi morta por Nero a pontapés quando estava grávida)

29 representava ele próprio; dado o baixo estatuto dos atores (normalmente escravos ou ex- escravos), isso foi motivo de escândalo.

30 Nero, que tentou envenenar várias vezes a própria mãe, Agripina; assassinou duas de suas esposas; e condenou ao suicídio seu preceptor e antigo conselheiro, o filósofo Sêneca.

31 Dedicar-se ao teatro era muito mal visto: os atores eram, normalmente, escravos ou ex-escravos; raramente mulheres representavam, tendo má reputação as que o faziam (os papéis femininos eram feitos por homens).

32 Cômicos


Carregar ppt "O TEATRO ROMANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google