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PublicouIan Quintanilha Rodrigues Alterado mais de 7 anos atrás
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ENCONTRO REGIONAL SP2 – CAMPINAS 1°
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O QUE ELES TEM EM COMUM?
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CRIATIVIDADE A base da mudança é a criatividade. Com ela vem a geração de novas ideias!
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INOVAÇÃO Colocar as ideias em prática!
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Resultado da criatividade
MUDANÇA Resultado da criatividade e inovação!
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VOCÊ PRECISA, INOVAR E MUDAR!
FAÇA O QUE NIGUEM FEZ.
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NOSSO OBJETIVO P DE PROMOÇÃO
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“A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO”
PROMOÇÃO “A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO” PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS RELAÇÕES PÚBLICAS FORÇA DE VENDAS MARKETING MERCHANDISING
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PROPAGANDA (...) a propaganda é uma das ferramentas mais comuns que as empresas usam para dirigir comunicações persuasivas aos compradores e públicos-alvo. (Kotler, 1998, p.554)
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PROMOÇÃO DE VENDAS CAMPANHAS, CUPONS, PRÊMIOS QUE VISA ATRAIR A ATENÇÃO DOS CONSUMIDORES PARA O CONSUMO.
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RELAÇÕES PÚBLICAS MÍDIA NÃO PAGA, PUBLICIDADE.
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FORÇA DE VENDAS A venda pessoal envolve relacionamento ao vivo, imediato e interativo com o consumidor, permitindo uma relação duradoura..
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MARKETING DIRETO INTERNET - FACEBOOK MALA DIRETA TELEMARKETING CATÁLOGO
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MERCHANDISING
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MERCHANDISING O que é Merchandising?
Conjunto de técnicas mercadológicas realizadas para a maior valorização e destaque possível do produto. Planeja e operacionaliza as atividades realizadas no PDV (varejo e autoserviço). Estimula a compra imediata (impulso), decisão de compra no PDV. 15 15
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MERCHANDISING Objetivo
Influenciar nas decisões de compras e gerar interação do comprador com os produtos através de: Ações promocionais Materiais de PDV Displays Demonstradoras
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MERCHANDISING O merchandising: O que a propaganda promete
Aumenta as vendas por impulso Atrai a atenção do CONSUMIDOR Cria elo de ligação entre a propaganda e o produto no PDV O que a propaganda promete o PDV entrega (Point of Puschase Advertisement Internacional – POPAI)
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COMPORTAMENTO DE COMPRA
Tem sido pesquisado por profissionais de várias áreas Hoje as indústrias e as redes varejistas Nielsen e Popai são os maiores exemplos de Institutos de pesquisas
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COMPORTAMENTO DE COMPRA
Exemplo: Shopper da categoria Fralda Descartável Mãe Consumidor Final Bebê Consumidor: Quem usa o produto Shopper: Quem compra o produto Nos hiper e supermercados a grande maioria são mulheres entre 30 e 49 anos Os compradores solteiros escolhem o período noturno para fazer suas compras O sábado é o dia em que os consumidores fazem mais compras Os consumidores andam menos pela loja e dirigem-se aos locais em que pretendem comprar o que precisam O tempo médio de compra tem diminuído e a freqüência aumentado
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MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA
Técnicas de Merchandising Percepção Visual Material de PDV Exposições Planos de correlação Planograma Layout 20 20
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O PDV é um dos principais canais de comunicação;
MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA O PDV é um dos principais canais de comunicação; Representa cerca de 85% da decisão de compra; Correta exposição + sortimento de produtos + trabalho de comunicação;
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objeto que lhe é comunicado
MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: PERCEPÇÃO VISUAL Provocar maior interesse pela mensagem fará com É o que vai dizer se o produto será escolhido e ao invés de seu concorrente Preço, a aparência física e a reputação do PDV no qual é oferecido = Qualidade Percebida Embalagens e as cores do produto dão a imagem diferenciada que o consumidor pense e decida no objeto que lhe é comunicado
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MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: MATERIAIS DE MERCHANDISING
Stopper Stopper Cartazete Display de Chão Cartazete Display de Gôndula 23 23
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MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: MATERIAIS DE MERCHANDISING
Cartazete Stopper Plenitud Totem Régua Precificadora Bandeja Canaleta
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MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: PONTOS EXTRAS
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MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA:PONTOS EXTRAS
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MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: PLANOGRAMA
É a representação gráfica da gôndola, é usado para orientar a exposição dos produtos de uma determinada categoria Premium Valor Econômico
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MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA
Ações Promocionais São realizadas no intuito de gerar conhecimento e fidelização da marca além do aumento de vendas. Amostragem: Ação de distribuição de amostra grátis Degustação: É a ação que permite aos consumidores experimentarem algum produto. Institucionais: São ações que não visam vender, e sim reforçar a imagem da marca.
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Coordenador Merchandising
MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA: MÃO DE OBRA Promotor – Responsável por garantir que as gôndolas não fiquem vazias (rupturas), pela exposição dos produtos e positivação de materiais de merchandising,aumento de vendas através de pontos extras Mão de obra promocional Executivo de Vendas Coordenador Merchandising Promotor Técnico de MCH Técnico de MCD – Tem a função de orientar a equipe de promotores e as ações de Merchandising e gerar relacionamento com a loja Coordenador de MCD –Tem a função de coordenar uma equipe de técnicos e promotores e as ações de Merchandising
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Merchandising no Ponto-de-venda: Mão de Obra
Demonstradoras – Tem a função de expor o produto e aproximar o produto do consumidor dando amostras ou gerando experimentação As ações de trade e merchandising que tem a presença de demonstradoras podem aumentar o volume das vendas consideravelmente no período.
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APLICAÇÕES DO MERCHANDISING
Escolha das cores; Influência da música; Sensação dos aromas; Iluminação do ambiente; Arrumação da vitrine; Layout da loja; Precificação e etiquetas dos produtos; Embalagem; Exposição do produto;
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Escolha das Cores Atrair o público alvo e/ou destacar mercadorias;
A percepção e as sensações causadas pelas cores devem acompanhar os objetivos da empresa;
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Sensação dos Aromas
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Influência da Música
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MERCHANDISING EDITORIAL – TIE IN
Inserções de produtos ou serviços durante a exibição de um programa de televisão é correto chamarmos de Tie In (mídia espontânea). Essas inserções são mais caras daquelas que ocorrem nos intervalos de um programa.
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IDENTIFICAÇÃO VISUAL
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ACESSIBILIDADE
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EXPOSIÇÃO DO PRODUTO
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PROMOÇÃO DE VENDAS
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HIGIENE
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Skype: wesleyfacilaprender
OBRIGADO PELA ATENÇÃO Estou a disposição: Wesley Borges Contato: (34) Skype: wesleyfacilaprender
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