A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Multimercado – devem possuir políticas de investimento que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Multimercado – devem possuir políticas de investimento que."— Transcrição da apresentação:

1 Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Multimercado – devem possuir políticas de investimento que envolvam vários fatores de risco, sem o compromisso de concentração em nenhum fator em especial. Ex. DI, moeda estrangeira, inflação, prefixado, dívida externa e ações.

2 Produtos de Investimentos  Fundos Mútuos de Privatização Foram criados para investidores que quisessem participar do processo de desestatização. São fundos de ações. Formam uma categoria praticamente inexpressiva hoje, pois a época das grandes privatizações já acabou há alguns anos.

3 Produtos de Investimentos  Fundos Mútuos de Privatização Atualmente, existem os seguintes tipos:  Petrobrás FGTS: compra de ações Petrobrás ON com recursos do FGTS.  CVRD – FGTS: compra de ações Vale ON com recursos do FGTS.  CVRD – Migração: compra de ações Vale ON com recursos oriundos do Fundo Petrobrás FGTS.  FGTS – Carteira Livre: carteira diversificada de ações, adquirida com recursos oriundos dos Fundos Petrobrás – FGTS e CVRD – FGTS.

4 Produtos de Investimentos  Fundos de Previdência : FAPI e PGBL São veículos de investimento voltados à acumulação de recursos com vista à complementação da aposentadoria básica da Previdência Social.

5 Produtos de Investimentos  Fundos de Previdência : FAPI e PGBL A característica comum a estes Fundos é o diferimento (adiamento) tributário: investimentos até o limite de 12% do total da renda anual do investidor, podem ser deduzidos da base de rendimentos, na declaração anual do imposto de renda.

6 Produtos de Investimentos  Fundos de Previdência : FAPI e PGBL O imposto, no entanto, será pago no resgate do Fundo, com base ou na tabela do IR da Pessoa Física, ou em alíquotas regressivas, em função do tempo de aplicação.

7 Produtos de Investimentos  Fundos de Previdência : FAPI e PGBL Tanto o FAPI como o PGBL podem ser contratados individualmente ou através de uma empresa.

8 Produtos de Investimentos  FAPI – Fundo de Aposentadoria Programada Individual São Fundos de Investimento constituídos como condomínios abertos, sem garantia mínima de rendimento.

9 Produtos de Investimentos  FAPI – Fundo de Aposentadoria Programada Individual São administrados por banco múltiplo, banco comercial, caixa econômica, banco de investimento, sociedade corretora ou sociedade distribuidora de títulos e valores mobiliários ou sociedade seguradora autorizada a funcionar pela SUSEP, desde que tenham capital realizado e PL superior a R$10 milhões.

10 Produtos de Investimentos  PGBL – Plano Gerador de Benefícios Livres É um plano que tem por finalidade a concessão de benefícios previdenciários.

11 Produtos de Investimentos  PGBL – Plano Gerador de Benefícios Livres Tem como critério de remuneração das reservas técnicas, durante o prazo de diferimento, a rentabilidade de um Fundo de Investimento Exclusivo, instituído especificamente para cada plano.

12 Produtos de Investimentos  PGBL – Plano Gerador de Benefícios Livres Diferentemente do FAPI, que já é um fundo de investimento, O PGBL é apenas um plano, que deve aplicar seus recursos em um Fundo Exclusivo.

13 Produtos de Investimentos  VGBL – Vida Gerador de Benefícios Livres Estão ao lado dos PGBLs, a diferença está no tratamento tributário: enquanto os investidores em PGBL podem diferir até 12% de sua renda anual investindo nesses planos, pagando imposto de renda no resgate sobre todo o montante investido, os investidores em VGBL não contam com o diferimento, mas por outro lado pagam IR no resgate apenas sobre os rendimentos.

14 Produtos de Investimentos  VGBL – Vida Gerador de Benefícios Livres São indicados pra não assalariados, que não se beneficiam do diferimento, pois não pagam IR na fonte sobre o salário. No entanto, do ponto de vista de investimento, os PGBLs e VGBLs não apresentam diferença, ambos aplicam seus recursos em um Fundo Exclusivo.

15 Produtos de Investimentos  Riscos do FAPI e do PGBL Assumindo que o investidor desses Fundos tem como objetivo a acumulação de recursos suficientes para financiar sua aposentadoria, o principal risco desses Fundos é o de não prover esses recursos ao final do período de acumulação.

16 Produtos de Investimentos  Riscos do FAPI e do PGBL Ao contrário dos Fundos de Pensão de Benefício Definido, em que há um patrocinador que garante uma determinada renda no futuro, o FAPI e o PGBL não oferecem garantia de retirada no futuro.

17 Produtos de Investimentos A retirada é função do sucesso dos investidores ao longo do período de acumulação. Portanto, o risco que o investidor assume é basicamente o risco de mercado e de crédito da carteira de títulos que forma esses Fundos.

18 Produtos de Investimentos  Controles Internos (Compliance) As instituições financeiras, independentemente do seu porte, devem possuir uma atividade interna responsável por controlar todas as atividades envolvidas no dia-a-dia, bem como os sistemas de informações que dão suporte a estas atividades do ponto de vista financeiro, operacional e gerencial, garantindo assim que as normas legais e regulamentares sejam rigorosamente cumpridas.

19 Produtos de Investimentos  Controles Internos (Compliance) Alguns dos pontos mais importantes que devem ser monitorados pelo Compliance são o Chinese Wall e o uso de Informações Privilegiadas.

20 Produtos de Investimentos  Uso de Informações Privilegiadas Informação Privilegiada representa toda e qualquer informação relevante, fora do domínio público, que venha a ser obtida no exercício diário da função de qualquer profissional.

21 Produtos de Investimentos  Uso de Informações Privilegiadas As Informações Privilegiadas, ao serem utilizadas de forma a gerar benefícos exclusivos para o seu detentor ou para um grupo selecionado por ele, fatalmente representará o prejuízo de outrem. Desta forma, a boa conduta ética recomenda, que estas informações:

22 Produtos de Investimentos  Uso de Informações Privilegiadas -Sejam mantidas em condição de confidencialidade, até o momento de efetivamente torná-las de domínio público. -Não sejam utilizadas em benefício próprio.

23 Produtos de Investimentos  Uso de Informações Privilegiadas A área de compliance de cada instituição deverá definir regras claras para evitar tanto o conflito de interesses como a utilização de informação privilegiada. Ao profissional caberá seguir as normas internas estabelecidas.

24 Produtos de Investimentos  Marcação a Mercado Os Fundos devem contabilizar o valor dos seus ativos a preço de mercado diariamente para que o cálculo da cota reflita o valor do patrimônio do Fundo.

25 Produtos de Investimentos  Conta Corrente de Investimento (CCI) A CCI é uma conta corrente criada exclusivamente para movimentação de investimentos de pessoas físicas e jurídicas.

26 Produtos de Investimentos  Conta Corrente de Investimento (CCI) Entrou em vigor em 01 de outubro de 2004 e foi criada pelo governo pela Medida Provisória nº 179, convertida na Lei 10.872, de 13/07/2004, e regulamentada pela Circular Bacen 3.248, e alterada pela MP 206.

27 Produtos de Investimentos  Conta Corrente de Investimento (CCI) Foi criada para que não haja a incidência de CPFM (alíquota zero) nas movimentações feitas na mesma, pelos investidores.

28 Produtos de Investimentos  Conta Corrente de Investimento (CCI) Toda a aplicação financeira a partir de 01/10/04 deverá ser feita por intermédio de uma CCI. O cliente investidor deverá abrir uma CCI em Instituições financeiras autorizadas para tal pelo Bacen.

29 Produtos de Investimentos  Conta Corrente de Investimento (CCI) Importante: as aplicações até 30/09/2004, que venham a vencer ou sejam resgatadas depois de 01/10/2006, com exceção das contas de depósito de poupança, migram automaticamente para a Conta Investimento sem incidência de CPMF.

30 Produtos de Investimentos  Conta Corrente de Investimento (CCI) Titularidade: Só podem ser feitas entre CCIs de mesma titularidade e com no máximo 2 titulares.

31 Produtos de Investimentos  Conta Corrente de Investimento (CCI) Principal vantagem para o Investidor: - Terá liberdade para resgatar um investimento e aplicar em outro, sem a obrigatoriedade dos recursos transitarem pela conta corrente “normal” (onde qualquer movimentação financeira continuará sofrendo a incidência da CPMF).

32 Produtos de Investimentos  Conta Corrente de Investimento (CCI) As aplicações no PGBL e VGBL continuam sem alterações: transitam pela conta corrente e pagam CPMF.


Carregar ppt "Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos Classificação CVM – Fundos de Investimento Multimercado – devem possuir políticas de investimento que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google