A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientadora: Prof. Vilma Heluy

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientadora: Prof. Vilma Heluy"— Transcrição da apresentação:

1 Orientadora: Prof. Vilma Heluy
GLAUCE EMMANUELLE ABRANTES SOARES A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM DO SENAC (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL) NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E INSERÇÃO DE JOVENS MAIS CAPACITADOS E MOTIVADOS NO MERCADO DE TRABALHO EM SÃO LUÍS - MA.   Orientadora: Prof. Vilma Heluy

2 RESUMO O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo conhecer a opinião dos jovens aprendizes regularmente matriculados e ativos no Programa de Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) sobre a relevância do curso tanto para a capacitação profissional quanto na motivação para a inserção no mercado de trabalho local.

3 Trabalho infantil no mundo
Há registros do trabalho a menores remontados desde o código de Hamurabi(cerca de a.c). (LIMA , 2006)

4 Para Azumbuja (2004) na Roma antiga a criança era objeto do Estado, este estimulava que a educação fosse totalmente voltada para a guerra.

5 Trabalho infantil no Brasil
Os primeiros relatos de exploração das crianças e adolescentes no Brasil são registradas com a vinda dos portugueses para o território brasileiro . As embarcações portuguesas trouxeram muitas crianças menores de 9 anos para trabalhar no Brasil. (CUSTODIO E VERONESE , 2007) grumetes pajens

6 Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
Aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 20 de novembro de novembro de 1959, a Declaração Universal dos Direitos da Criança. Assim, foi ratificado pelo Brasil a Lei de 13 de julho de 1990 , que instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). (UNICEF BRASIL).

7 Lei da Aprendizagem - Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000,
Aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, e recebe, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. Deve cursar a escola regular (se ainda não concluiu o Ensino Médio) e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnica profissional conveniada com a empresa. (MANUAL DA APRENDIZAGEM, 2011).

8 Direitos assegurados pela Lei da Aprendizagem
Registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social Carga horária reduzida Vigência de contrato Direito ao salario (salário-mínimo hora ) FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço férias deve coincidir com o período das férias escolares do ensino regular (MANUAL DA APRENDIZAGEM, 2011).

9 Motivação Motivo é tudo aquilo que impulsiona uma pessoa a agir de determinada forma, ou pelo menos, que dá origem a um comportamento especifico (CHIAVENATO 2009.p.121).

10 Teorias Motivacionais
Importante teoria da motivação diz que as necessidades humanas estão organizadas em níveis hierárquicos. Teoria da Hierarquia das Necessidades Tem como base o ambiente externo e o trabalho do individuo ,objetiva-se em identificar a satisfação e insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Teoria dos dois Fatores de Herzberg (CHIAVENATO , 2003)

11

12 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC
Histórico; Localização; Polos

13 Aprendizagem A aprendizagem é vista como o processo pelo qual se torna possível obter uma mudança de comportamento relativamente estável resultante da pratica, onde esta inclui e envolve experiências importantes na vida do jovem, expressadas em comportamento e em suas expectativas. (CHIAVENATO ,2009)

14 O SENAC e a Aprendizagem
Em cumprimento à sua missão Institucional de “Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo” , é que a Instituição se compromete com a qualidade da educação e com o desenvolvimento dos cidadãos. (SENAC, p 10)

15 Programa Jovem aprendiz
Programa de natureza técnico profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas que devem ser orientadas pela entidade qualificada em formação técnica profissional metódica, e apresentar ainda especificação para o publico alvo do programa. (MANUAL DA APRENDIZAGEM, 2011)

16 Indicadores de satisfação com o Programa

17 Contribuição do curso para capacitação profissional

18 Preparação do jovem para os desafios do mercado

19 Motivação para buscar uma profissão

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este trabalho mostrou a importância que Programas de capacitação profissional tem na vida do jovem. O programa estimula o jovem a capacitar-se e a buscar uma profissão, sendo possível formar jovens trabalhadores mais preparados e motivados para o mercado de trabalho.

21 “ é através da educação que o homem se desenvolve e coloca para fora suas potencialidades interiores, e é ainda através de oportunidades que ele consegue explorar seu talento.” Idalberto Chiavenato 

22 OBRIGADA !


Carregar ppt "Orientadora: Prof. Vilma Heluy"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google