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Teoria dos Sistemas.

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Apresentação em tema: "Teoria dos Sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria dos Sistemas

2 Teoria dos Sistemas Sistema pode ser definido como um conjunto de partes coordenadas para realizar um conjunto de finalidades; Um sistema é definido quando caracterizamos: Seus indicadores globais e seus indicadores de desempenho; Seu ambiente ou restrições externas; Seus componentes ou subsistemas, com suas atividades, finalidades e indicadores de rendimento; Seus recursos; Sua administração. Utilizar esses conceitos em nossos processos mentais é denominado “pensamento sistêmico”.

3 Objetivos O conceito de objetivos do sistema está ligado às suas finalidades; É normal encontrarmos sistemas com mais de uma finalidade; Nem sempre o objetivo declarado de um sistema é seu objetivo real

4 Ambiente do Sistema Ao caracterizar um sistema é necessário definir suas fronteiras; O ambiente do sistema é tudo aquilo que não pertence; Tudo que fica fora de suas fronteiras e tem importância com relação aos objetivos do mesmo; O sistema quase não influência o ambiente externo, o ambiente externo influencia diretamente o sistema.

5 Componentes ou Subsistemas
O desdobramentos dos objetivos globais do sistema leva a um conjunto de tarefas, missões e subsistemas; Os processos atravessam o organograma clássico da firma departamentalizada; O desdobramento é fundamental para que todos subsistemas trabalhem direcionados para atingirem os objetivos globais.

6 Recursos Os recursos do sistema são os meios que estão disponíveis para a realização de seus processos para que seja atingido seus objetivos; Os recursos fazem parte do sistema; É necessário analisar sua eficiência; Avaliar os custos de oportunidades.

7 Administração do Sistema
A administração de um sistema é parte do sistema que faz o planejamento e a gestão do sistema, considerando objetivos globais, recursos e etc.; A administração determina as missões e atividades de cada de cada componente do sistema; Tem também as funções de alocar os recurso, medir o desempenho e o controle.

8 Administração do Sistema
Faz parte do controle verificar se os planos estão sendo executados como planejados; Se não estiver, verificar as causas e realizar o replanejamento.

9 Sistema Internacional ou Normalização
A evolução dos conceitos da qualidade trouxe consigo a necessidade de utilização de documentos normativos; Documentos normativos é um termo que denomina documentos como: regulamentos, especificações, relatórios e normas técnicas; São amplamente utilizadas em arranjos modernos de produção.

10 Sistema Internacional ou Normalização
Norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido; O organismo reconhecido fornece para uso comum, e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados; Visando sempre a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

11 Sistema Internacional ou Normalização
As normas no geral são baseadas em conhecimentos consolidados da ciência, da tecnologia e das experiências anteriores; Abrangem todas as ramos do conhecimento humano; As normas podem ser internacionais (normas ISO), regionais (Mercosul), Nacionais (ABNT); Além das normas existem outros documentos normativos utilizados, como relatórios técnicos, e especificações técnicas.

12 Sistema Internacional ou Normalização
As normas nacionais refletem o consenso do país, baseada na experiência acumulada pela sociedade; O que é bom pra uma sociedade não se aplica a todas; Criação do Fórum Internacional de Normalização – 1947; Os organismos de normalização dos países estabelecem normas para facilitar o dialogo entre os povos, comércio internacional e o avanço da ciência e tecnologia.

13 Sistema Internacional ou Normalização
A sede do Organismo Internacional de Normalização fica em Genebra, na Suíça; É constituído por 151 países (2005); É uma organização não governamental e tem p nome de International Organization Standardization; O prefixo ISSO utilizado em todas as suas normas deriva do prefixo grego isos , que significa mesmo, igual.

14 Sistema Internacional ou Normalização
Os princípios internacionais de normalização, são: Igualdade de direito dos membros; Normas Voluntárias, só se adere as normas ISO quem desejar ; Direcionamento ao mercado, a ISO só desenvolve normas quando há interesse do mercado; As normas ISO só são desenvolvidas a partir do consenso das partes interessadas; As normas ISO constituem-se em um acordo técnico dando base para uma tecnologia compatível internacionalmente.

15 Histórico da Evolução dos Sistemas Normalizados de Gestão
Tiveram sua origem ligada ao fornecimento ao governo e organizações militares; A norma BS 5750 desenvolvida na Inglaterra, chamada Quality Systems, publicada em 1979 pela British Standards Institution, serviu como base para a elaboração da ISO, série 9000.

16 Histórico da Evolução dos Sistemas Normalizados de Gestão
A rápida aceitação desse sistema de gestão, tornou a ISO 9000 o maior sucesso internacional em termos de adoção pelas empresas; Em 2003, contava com aproximadamente certificados válidos; Em dezembro de 2000, houve uma revisão da norma, sendo editada a ISO 9001:2000; O prazo de transição terminou em dezembro de 2003.

17 A Série ISO 9000 A série ISO 9000 é composta por quatro normas principais: ISO 9000:2000 – Sistema de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário Estabelece um ponto de partida para o entendimento das normas e define os termos fundamentais usados na Família ISO 9000.

18 A Série ISO 9000 ISO 9001:2000 – Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos Contém requisitos a serem utilizados para atender eficazmente os requisitos dos clientes e regulamentares aplicáveis e para aumentar a satisfação do cliente; ISO 9004: 2000 – Sistema de Gestão da Qualidade – Diretrizes para melhoria do desempenho Fornece melhorias para o sistema de gestão da qualidade, medida por meio da satisfação dos clientes e de outras partes interessadas; Considerando a a eficácia e a eficiência de um sistema de gestão da qualidade.

19 A Série ISO 9000 ISO 9011: 2002 – Diretrizes sobre Auditorias em Sistemas de Gestão da Qualidade e / ou Ambiental Fornece diretrizes para verificação da capacidade do sistema em alcançar os objetivos da qualidade; Pode ser usada para auditoria interna ou para auditar fornecedores.

20 A Série ISO 9000 Existem diversas normas e documentos normativos que complementam as quatro normas principais da série ISO 9000; Podemos citar entre outros: ISO 10005: diretrizes para planos da qualidade; ISO 10006: diretrizes para qualidade em gerenciamento de projetos; ISO 10007: Gestão da Qualidade – Diretrizes para gerenciamento da configuração; cont.

21 A Série ISO 9000 Cont. ISO – Partes 1 e 2: garantia da qualidade para equipamentos de medição – requisitos, controle, confirmação metrológica; ISO/TR 10013: diretrizes para documentação do sistema de gestão da qualidade; ISO/TR 10014: diretrizes para gestão de aspectos econômicos da qualidade; ISO 10015: Gestão da Qualidade – diretrizes para treinamento; ISO/TS 16949:2004: fornecedores automotivos – requisitos particulares para aplicação da ISO 9001:2000.

22 As normas ISO 9001:2000 e ISO 9004:2000 A norma ISO 9001:2000 pode ser encarada como um modelo para construir sistemas de gestão da qualidade; Esses modelos têm como finalidades principais: garantia da qualidade externa: relacionada à garantia a ser fornecida aos clientes quanto a qualidade, quantidade e prazos; garantia da qualidade interna: relacionada a oferecer a alta administração do fornecedor a certeza de as operações serem realizadas como planejadas.

23 As normas ISO 9001:2000 e ISO 9004:2000 A ISO 9001:2000 é voltada para a aplicação interna, certificação e fins contratuais, focados no sistema de gestão da qualidade; A ISO 9004:2000 não tem finalidade focada em certificação ou fins contratuais; É focado na eficácia e eficiência do sistema de gestão da qualidade;

24 As normas ISO 9001:2000 e ISO 9004:2000 O uso das normas ISO 9001:2000 e ISO 9004:2000 permite obter um modelo que atende aos conceitos de garantia interna e externa da qualidade; Na ISO 9000:2000 são citadas quatro categorias de produtos: Serviços; Software; Hardware; Materiais Processados. Muitos produtos contêm elementos ou subconjuntos que atendem a mais de uma categoria; Dessa forma será classificado segundo o elemento dominante.

25 ISO 9000:2000 Os princípios de gestão da qualidade para a série ISO 9000:2000: Organização focada no cliente; Liderança; Envolvimento das pessoas; Enfoque no processo; Abordagem sistêmica para gerenciamento; Melhoria contínua; Tomada de decisões baseadas em fatos; Relacionamento com fornecedor mutuamente benéfico.

26 ISO 9001:2000 A norma ISO 9001:2000 está estruturada em oito capítulos, segue: Introdução Escopo Referências Termos e Definições Sistema de Gestão da Qualidade Responsabilidade da Administração Gestão de Recursos Realização do Produto Medição, Análise e Melhoria.


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