A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CITOGENÉTICA Estuda os cromossomos, sua estrutura, composição e papel na evolução e desenvolvimento de doenças. As primeiras ideias sobre cromossomos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CITOGENÉTICA Estuda os cromossomos, sua estrutura, composição e papel na evolução e desenvolvimento de doenças. As primeiras ideias sobre cromossomos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 CITOGENÉTICA Estuda os cromossomos, sua estrutura, composição e papel na evolução e desenvolvimento de doenças. As primeiras ideias sobre cromossomos surgiram no fim do século XIX, quando os primeiros estudos sobre mitose foram realizados.

4 HISTÓRIA DA CITOGENÉTICA Em 1866 - Haeckel - Propôs que o núcleo celular era o principal agente responsável pela divisão das células. Em 1873 – Anton Schneider - Descreveu o processo da divisão celular mitótica de forma clara. Em 1903 - Walter Sutton e Teodor Boveri - Estabelecem a Teoria Cromossômica da Herança, propondo que o material genético estava nos cromossomos.

5 TEORIA CROMOSSÔMICA DA HERANÇA

6

7 LEMBRETE:

8

9

10

11

12 CULTURA TECIDUAL SANGUE: Vários são os tecidos usados para a preparação de cromossomos. Podem ser usados linfócitos (linfoblastos), sangue e medula óssea, entre outros. Sangue - é o tecido mais usado para diagnóstico citogenético. Sangue periférico é facilmente obtido de pacientes de todas as idades, incluindo neonatos e é o tecido de escolha para o diagnóstico de cariótipos constitucionais.

13 CULTURA TECIDUAL MEDULA ÓSSEA: Com o estabelecimento de uma relação entre malignidade e alterações cromossômicas, estudos citogenéticos tem sido importantes em um grande número de distúrbios hematológicos. Esses estudos tem ajudado em áreas como diagnóstico, prognóstico e terapia.

14

15

16

17 Classificação Universal de Denver GruposMorfologiaPares AGrandes - Metacêntricos ou Submetacêntricos 1 a 3 BGrandes – Submetacêntricos4 e 5 CMédios – Submetacêntricos6 a 12 – X DMédios -Acrocêntricos13 a 15 EPequenos – Metacêntricos ou Submetacêntricos 16 a 18 FPequenos – Metacêntricos19 e 20 GMuito Pequenos – Acrocêntricos21 e 22 -Y

18 Métodos e Ferramentas de Análise

19 Métodos e Ferramentas de Análise Axioplan-Imaging® Carl Zeiss

20

21

22 Relatório 1. Apresentar relatório a cada aula subsequente da exposição, contendo: Identificação Pessoal Identificação da aula exposta Objetivo da aula Procedimento técnico Resultado esperado Resposta às questões formuladas Dúvidas pertinentes.

23 Questões O que vem a ser Teoria Cromossômica da Herança? Porque se realiza os exames citogenéticos? Como conseguimos distinguir um cromossomo do outro? Qual a importância de identificar a carga cromossômica de um indivíduo?


Carregar ppt "CITOGENÉTICA Estuda os cromossomos, sua estrutura, composição e papel na evolução e desenvolvimento de doenças. As primeiras ideias sobre cromossomos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google