A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016"— Transcrição da apresentação:

1 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por meio da formação dos professores GT - RECUPERAÇÃO

2 OBJETIVOS Fortalecer a concepção de formação dos Supervisores de Ensino, PCNP, Diretores e PCG. Fortalecer o Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão por meio do Ciclo de Acompanhamento. Fortalecer a excelência acadêmica e o desenvolvimento do Currículo Oficial. Fortalecer a formação dos professores.

3 SOCIALIZAÇÃO Sensibilização

4

5 REFLETINDO... Como estão sendo planejados os espaços de formação na sua escola? As necessidades dos professores estão sendo atendidas? Como estão sendo realizadas as observações das aulas pelo PCG e PCA? As devolutivas das observações são realizadas? O PIAF está sendo elaborado e monitorado?

6 SOCIALIZAÇÃO

7 GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO PARA A EQUIPE GESTORA: COMO FAZER OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA E ELABORAR FEEDBACK

8 ATIVIDADE 1 Pensando nas situações discutidas ontem pela equipe à luz do Guia de observação de sala de aula, respondam: De que forma a observação das aulas pode contribuir na melhoria da prática docente e no monitoramento do Programa de Ação e do PIAF? Os Professores Coordenadores têm um foco específico nas suas observações? Que tipo de devolutiva poderia ser dada para cada situação apontada?

9 Demanda de formação: EXCELÊNCIA ACADÊMICA
Evidências: 50% dos alunos estão abaixo do básico em Matemática; Os professores de Língua Portuguesa e Matemática só trabalham com lista de exercícios no Nivelamento; As aulas da maioria dos professores são expositivas; As pautas das HTPC não são formativas, nem contemplam as prioridades do Plano de Ação da escola; As habilidades propostas nos Guias de Aprendizagem não estão sendo desenvolvidas.

10 SOCIALIZAÇÃO SOCIALIZAÇÃO

11 SOCIALIZAÇÃO CAFÉ

12 Atividade 2 Trazendo as prioridades elencadas no Plano de Ação elaborado pela equipe, organize um plano de formação e monitoramento de sala de aula que contribua na atuação dos professores. Pressupostos da formação do PEI 1º Formação como direito

13 SOCIALIZAÇÃO

14

15 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por meio da formação dos professores GT - RECUPERAÇÃO

16 OBJETIVOS Fortalecer a concepção de formação dos Supervisores de Ensino, PCNP, Diretores e PCG. Fortalecer o Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão por meio do Ciclo de Acompanhamento. Fortalecer a excelência acadêmica e o desenvolvimento do Currículo Oficial. Fortalecer a formação dos professores.

17 Atividade 3

18 Atividade 3 Todos os profissionais da escola participaram da construção da Nova Ferramenta de Gestão – Plano de Ação? Como a escola escolheu as prioridades elencadas no Plano de Ação? As prioridades escolhidas para serem trabalhadas em 2016 estão em consonância com o IDESP 2015, tanto no resultado do SARESP quanto no do fluxo? As causas raiz são da governabilidade da escola? Retomar o Tutorial 2 sobre a Nova Ferramenta de Gestão – Plano de Ação – p.____

19 SOCIALIZAÇÃO

20 SOCIALIZAÇÃO CAFÉ

21 Atividade 4 Elabore uma pauta para o 1º Ciclo Formativo considerando as necessidades observadas na Nova Ferramenta de Gestão – Plano de Ação, a partir do Tutorial 2. Considerar: Os Programas de Ação estão sendo construídos de acordo com o Plano de Ação? O PCG e os PCA estão conseguindo monitorar as aulas dos professores e relacionar ao desempenho dos alunos? De que forma o Supervisor de Ensino e o PCNP podem ajudá-los a fazer esta relação?

22 TEMPLATE

23 Se desejamos e pressupomos que as crianças sejam protagonistas e ativas na construção do conhecimento, precisamos assumir que o professor também o será. . REFERÊNCIAS CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Artmed, 2006. DALCORSO, Claudia Zuppini; ALLAN, LUCIANA Maria. Guia de Implementação para a equipe gestora: Como fazer observação em sala de aula e elaborar feedback – São Paulo: British Council, Instituto Crescer para a Cidadania, 2010. REVISTA GESTÃO ESCOLAR– abril/2014) Disponível em: – Consulta em 31/03/2016 SCHINCARIOL, Miguel Angelo. Qualidade na educação básica: a percepção de professores que atuam no Ensino Superior Tecnológico sobre o desempenho dos alunos egressos da Educação Básica. Dissertação de Mestrado, Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, 2015.Pa QUE É APRENDIZAGEM ATIVA? TREGO, Mark. O que é aprendizagem ativa? Northwest Iowa Community College. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UsDI6hDx5uI - Consulta em 31/03/2016. SÃO PAULO. Formação das equipes do Programa Ensino Integral - volume 1 e 2. Imprensa Oficial, 2014.


Carregar ppt "1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google