A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 GT - RECUPERAÇÃO Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 GT - RECUPERAÇÃO Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por."— Transcrição da apresentação:

1 1 GT - RECUPERAÇÃO Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por meio da formação dos professores

2 Fortalecer a concepção de formação dos Supervisores de Ensino, PCNP, Diretores e PCG. Fortalecer o Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão por meio do Ciclo de Acompanhamento. Fortalecer a excelência acadêmica e o desenvolvimento do Currículo Oficial. Fortalecer a formação dos professores. OBJETIVOS

3 SOCIALIZAÇÃO Sensibilização

4

5 REFLETINDO... Como estão sendo planejados os espaços de formação na sua escola? As necessidades dos professores estão sendo atendidas? Como estão sendo realizadas as observações das aulas pelo PCG e PCA? As devolutivas das observações são realizadas? O PIAF está sendo elaborado e monitorado?

6 SOCIALIZAÇÃO

7 GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO PARA A EQUIPE GESTORA: COMO FAZER OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA E ELABORAR FEEDBACK

8 ATIVIDADE 1 Pensando nas situações discutidas ontem pela equipe à luz do Guia de observação de sala de aula, respondam: De que forma a observação das aulas pode contribuir na melhoria da prática docente e no monitoramento do Programa de Ação e do PIAF? Os Professores Coordenadores têm um foco específico nas suas observações? Que tipo de devolutiva poderia ser dada para cada situação apontada?

9 Demanda de formação: EXCELÊNCIA ACADÊMICA Evidências: 1.50% dos alunos estão abaixo do básico em Matemática; 2.Os professores de Língua Portuguesa e Matemática só trabalham com lista de exercícios no Nivelamento; 3.As aulas da maioria dos professores são expositivas; 4.As pautas das HTPC não são formativas, nem contemplam as prioridades do Plano de Ação da escola; 5.As habilidades propostas nos Guias de Aprendizagem não estão sendo desenvolvidas.

10 SOCIALIZAÇÃO

11 CAFÉ

12 Atividade 2 Trazendo as prioridades elencadas no Plano de Ação elaborado pela equipe, organize um plano de formação e monitoramento de sala de aula que contribua na atuação dos professores.

13 SOCIALIZAÇÃO

14

15 15 GT - RECUPERAÇÃO Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por meio da formação dos professores

16 Fortalecer a concepção de formação dos Supervisores de Ensino, PCNP, Diretores e PCG. Fortalecer o Modelo Pedagógico e Modelo de Gestão por meio do Ciclo de Acompanhamento. Fortalecer a excelência acadêmica e o desenvolvimento do Currículo Oficial. Fortalecer a formação dos professores. OBJETIVOS

17 Atividade 3

18 Atividade 3 Todos os profissionais da escola participaram da construção da Nova Ferramenta de Gestão – Plano de Ação? Como a escola escolheu as prioridades elencadas no Plano de Ação? As prioridades escolhidas para serem trabalhadas em 2016 estão em consonância com o IDESP 2015, tanto no resultado do SARESP quanto no do fluxo? As causas raiz são da governabilidade da escola? Retomar o Tutorial 2 sobre a Nova Ferramenta de Gestão – Plano de Ação – p.____

19 SOCIALIZAÇÃO

20 CAFÉ

21 Atividade 4 Elabore uma pauta para o 1º Ciclo Formativo considerando as necessidades observadas na Nova Ferramenta de Gestão – Plano de Ação, a partir do Tutorial 2. Considerar: Os Programas de Ação estão sendo construídos de acordo com o Plano de Ação? O PCG e os PCA estão conseguindo monitorar as aulas dos professores e relacionar ao desempenho dos alunos? De que forma o Supervisor de Ensino e o PCNP podem ajudá-los a fazer esta relação?

22 TEMPLATE

23 Se desejamos e pressupomos que as crianças sejam protagonistas e ativas na construção do conhecimento, precisamos assumir que o professor também o será.. REFERÊNCIAS CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Artmed, DALCORSO, Claudia Zuppini; ALLAN, LUCIANA Maria. Guia de Implementação para a equipe gestora: Como fazer observação em sala de aula e elaborar feedback – São Paulo: British Council, Instituto Crescer para a Cidadania, REVISTA GESTÃO ESCOLAR– abril/2014) Disponível em: como-formador shtml?page=1 – Consulta em 31/03/2016http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/coordenador-pedagogico- como-formador shtml?page=1 SCHINCARIOL, Miguel Angelo. Qualidade na educação básica: a percepção de professores que atuam no Ensino Superior Tecnológico sobre o desempenho dos alunos egressos da Educação Básica. Dissertação de Mestrado, Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo, Pa QUE É APRENDIZAGEM ATIVA? TREGO, Mark. O que é aprendizagem ativa? Northwest Iowa Community College. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UsDI6hDx5uIhttps://www.youtube.com/watch?v=UsDI6hDx5uI - Consulta em 31/03/2016. SÃO PAULO. Formação das equipes do Programa Ensino Integral - volume 1 e 2. Imprensa Oficial, 2014.


Carregar ppt "1 GT - RECUPERAÇÃO Programa Ensino Integral 1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016 TEMA– Excelência Acadêmica FOCO– Fortalecimento do Currículo por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google