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Page 1 Curso de qualificação profissional Logística empresarial Indicadores de desempenho logístico.

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1 Page 1 Curso de qualificação profissional Logística empresarial Indicadores de desempenho logístico

2 Page 2 Indicadores de Desempenho em Logística 1. Indicadores de Desempenho em Logística A gestão por meio de indicadores de desempenho:  Vital para a sobrevivência das empresas;  Ponto de partida para obter performance mundial.

3 Page 3 O que não é medido, não é gerenciado. O que não é gerenciado, não pode ser melhorado.

4 Page 4  Eficaz instrumento para análises e conclusões;  Situação atual e futura das empresas;  Entendimento de como a empresa funciona;  Melhora o processo de tomada de decisão.

5 Page 5 2. Por que utilizar indicadores de desempenho?

6 Page 6  Refletem a performance da organização;  Permite medir o desempenho da organização e de todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos;  Funciona como veículo de comunicação.

7 Page 7 VISÃO O que queremos ser no futuro?

8 Page 8 ESTRATÉGIA Como pretendemos alcançar a visão proposta?

9 Page 9 OBJETIVOS O que devemos fazer para seguir em frente?

10 Page 10 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO Quais áreas devem ser priorizadas para a realização de nossa visão?

11 Page 11 INDICADORES DE DESEMPENHO-CHAVE Quais devem ser nossos indicadores de sucesso?

12 Page 12 INICIATIVAS CHAVE DE AÇÃO Que ações garantirão a realização de nossas metas de desempenho?

13 Page 13 3. Níveis de decisão

14 Page 14 OPERACIONAL TÁTICA ESTRATÉGICA BI Business Intelligence KPI´S Métricas Ordinárias NÍVEL DE DECISÃO Figura 1. Nível de decisão

15 Page 15  Três níveis  Estratégico  Tático ou Gerencial  Operacional Indicadores estratégicos (BI): diretores – 05 (cinco) indicadores; KPIs: diários, semanais, de 05 a 10 indicadores; Métricas ordinárias: do nível de supervisão para baixo.

16 Page 16 4. CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS

17 Page 17 KPIs devem refletir direcionadores de valor estratégico; KPIs são definidos por executivos; KPIs devem fluir ao longo da empresa, efeito cascata; KPIs são baseados em dados válidos; KPIs devem ser fáceis de serem entendidos.

18 Page 18 KPIs são sempre relevantes; KPIs devem indicar a direção da performance, para cima ou para baixo; KPIs conduzem a ações positivas e devem gerar ações positivas.

19 Page 19 Muitos profissionais confundem um simples dado com um indicador de desempenho. Medir a quantidade de toneladas expedidas sem compará-la a uma meta operacional não faz sentido. Um indicador apontar uma expedição de 12.500 toneladas em certo período, se não sabemos ao certo se a meta era superior ou inferior?

20 Page 20 5. NÃO SÃO INDICADORES

21 Page 21 Volume de vendas; Número de entregas realizadas; Número de posições-páletes ocupadas; Posição de estoque em R$; Quantidade de funcionários na área operacional; Número de horas trabalhadas; Quantidade de toneladas expedida; Número de sinistros.

22 Page 22 6. SÃO INDICADORES

23 Page 23 Atendimento da meta de expedição; Pontualidade na entrega; Acuracidade do inventário; Produtividade na separação de pedidos; % de estoques obsoletos; Índice de avarias no transporte.

24 Page 24 7. OBSERVAÇÕES

25 Page 25 Mais de 100 indicadores; Abrange: Transportes; Movimentação e armazenagem de materiais; Logística reversa; Gestão dos estoques. Não utilizar mais de 05 indicadores por pessoa.

26 Page 26 8. TIPOS DE INDICADORES

27 Page 27 Indicadores de inputs; Indicadores de processo; Indicadores de outputs.

28 Page 28 Indicadores de inputs: Disponibilidade de recursos; estão relacionados aos recursos necessários para a execução de determinado processo. Ao tratarmos de disponibilidade de espaço físico, mão-de-obra, empilhadeiras, tratamos de indicadores de inputs.

29 Page 29 Indicadores de processo (meios de produção): Indicam se estamos fazendo a coisa certa e estão relacionados à eficiência do processo. Quando medimos, por exemplo, a acuracidade no endereçamento ou a produtividade na separação dos pedidos, lidamos com indicadores de processo.

30 Page 30 Indicadores de outputs (ou de resultados): Tratam da eficácia do processo, se fizemos certo as coisas. Ao medir o número de pedidos perfeitos, o nível de avaria no transporte, erros em faturas, lidamos com essa classe de indicadores.

31 Page 31 Outros profissionais da área de Logística preferem classificar de outra forma:  Indicadores de custos;  Indicadores de conformidade do processo;  Indicadores de nível de serviço;  Indicadores de processamento.


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