A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL"— Transcrição da apresentação:

1 DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL

2 METAS CURRICULARES 2. Conhecer e compreender a formação do Condado Portucalense 2.1. Identificar a formação de novos reinos cristãos na Península a partir do século XI Referir a concessão pelo rei de Leão e Castela dos condados da Galiza e Portucalense, a D. Raimundo e D. Henrique Delimitar o território do Condado Portucalense Reconhecer a dependência do Conde D. Henrique relativamente a Afonso VI, rei de Leão e Castela Referir o alargamento do território para sul e a progressiva autonomia política para o Condado Portucalense como objetivos de D. Henrique. 3. Conhecer e compreender a passagem do Condado Portucalense ao Reino de Portugal 3.1. Referir a aproximação de D. Teresa à nobreza galega e da nobreza Portucalense a D. Afonso Henriques como causa da Batalha de S. Mamede Indicar as prioridades de D. Afonso Henriques no governo do Condado Sublinhar a importância do Tratado de Zamora (1143) e da Bula Manifestis Probatum (1179) para o reconhecimento da independência do Reino de Portugal Comparar as fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Alcanises (1297) com as atuais fronteiras de Portugal continental, diferenciando fronteiras naturais de convencionais.

3 OS REINOS CRISTÃOS No século XI, já vários territórios tinham sido conquistados aos Muçulmanos e existiam reinos cristãos que ocupavam o Norte e o Centro da Península Ibérica. Mas os combates continuavam…

4 A FORMAÇÃO DO CONDADO PORTUCALENSE
Neles participaram muitos cavaleiros, vindos de toda a Europa, respondendo ao apelo dos reis cristãos. Eram os cruzados. Destes cavaleiros, destacaram-se: D. Raimundo D. Henrique Cruzado.

5 A FORMAÇÃO DO CONDADO PORTUCALENSE
D. Raimundo Pela ajuda prestada a Afonso VI, rei de Leão e Castela, recebeu: o Condado da Galiza; e o direito de casar com a filha mais velha do rei, D. Urraca.

6 A FORMAÇÃO DO CONDADO PORTUCALENSE
D. Henrique Pela ajuda prestada a Afonso VI, rei de Leão e Castela: casou com a outra filha de Afonso VI,  D. Teresa; e foi-lhe confiado o Condado Portucalense, que ia das margens do rio Minho até terrenos a sul do Mondego.

7 A FORMAÇÃO DO CONDADO PORTUCALENSE
Juramento de fidelidade Em contrapartida, D. Raimundo e D. Henrique juraram fidelidade e obediência ao rei de Leão e Castela, ficando obrigados: a lutar sob as suas ordens; a conquistar novos territórios aos Muçulmanos; e a apoiá-lo em tudo o que necessitasse. Afonso VI, rei de Leão e Castela.

8 A FORMAÇÃO DO CONDADO PORTUCALENSE
O Conde D. Henrique tentou alargar o território do Condado Portucalense para sul e libertar-se destas obrigações e aumentar a sua autonomia…

9 A FORMAÇÃO DO CONDADO PORTUCALENSE
Quando D. Henrique morreu, D. Afonso Henriques era ainda uma criança, pelo que a direção do Condado Portucalense ficou entregue a sua mãe, D. Teresa. O governo de D. Teresa não agradou aos nobres portucalenses devido à sua ligação familiar ao reino de Leão e Castela e à influência que sobre ela exercia Fernão Peres de Trava, um nobre galego. Receavam que D. Teresa colocasse em causa a desejada independência do Condado… Conde D. Henrique e D. Teresa.

10 DO CONDADO PORTUCALENSE AO REINO DE PORTUGAL
D. Afonso Henriques acabou por aderir à causa da independência do Condado e, com o auxílio dos nobres portucalenses, revoltou-se contra D. Teresa... Estátua de D. Afonso Henriques, no Castelo de Guimarães.

11 DO CONDADO PORTUCALENSE AO REINO DE PORTUGAL
A Batalha de S. Mamede Em junho de 1128, venceu as tropas de D. Teresa na Batalha de S. Mamede, nos arredores de Guimarães. Pintura da Batalha de S. Mamede.

12 DO CONDADO PORTUCALENSE AO REINO DE PORTUGAL
As prioridades de D. Afonso Henriques Depois da Batalha de S. Mamede, D. Afonso Henriques teve que alcançar dois importantes desafios: reforçar a autonomia do Condado Portucalense, enfrentando o rei de Leão e Castela; povoar e alargar o território para sul, lutando contra os exércitos muçulmanos. Castelo de Guimarães, onde D. Afonso Henriques se instalou inicialmente.

13 DO CONDADO PORTUCALENSE AO REINO DE PORTUGAL
A independência de Portugal Seguiram-se anos de guerra com Afonso VII, rei de Leão e Castela, até que este reconheceu a independência de Portugal, em 1143, através da assinatura do Tratado de Zamora.

14 DO CONDADO PORTUCALENSE AO REINO DE PORTUGAL
O alargamento do território 1147 foi um ano decisivo para o novo reino. O território português foi alargado até ao rio Tejo, com as conquistas de: SANTARÉM LISBOA Conquista de Santarém (feita através de assalto). Conquista de Lisboa (feita através de cerco).

15 DO CONDADO PORTUCALENSE AO REINO DE PORTUGAL
O reconhecimento do Papa Faltava ainda que o Papa reconhecesse Portugal como um reino independente, o que aconteceu apenas em 1179. A Bula Manifestis Probatum, do Papa Alexandre III, reconheceu Portugal como reino independente e D. Afonso Henriques como rei. Bula Manifestis Probatum.

16 AS FRONTEIRAS DO REINO DE PORTUGAL
Quando D. Afonso Henriques morreu, os exércitos portugueses tinham já entrado bem dentro do Alentejo, embora, por vezes, as forças muçulmanas recuperassem alguns territórios… Filme de animação sobre D. Afonso Henriques

17 AS FRONTEIRAS DO REINO DE PORTUGAL
Foi no reinado de D. Afonso III que o Algarve foi definitivamente conquistado em 1249, terminando o período da Reconquista. O acordo definitivo sobre as fronteiras de Portugal foi alcançado em 1297, no reinado de D. Dinis, com a assinatura do Tratado de Alcanises.

18 AS FRONTEIRAS DO REINO DE PORTUGAL
Existem dois tipos de fronteiras: São as que são conseguidas através de acordos políticos e guerras, como sucede com a maior parte das fronteiras de Portugal. São as que são definidas pela Natureza, como rios, cadeias montanhosas, etc. Exemplo: rio Tejo. FRONTEIRAS CONVENCIONAIS FRONTEIRAS NATURAIS

19 PROVA QUE SABES!

20 GRANDE CONCURSO PERGUNTA/RESPOSTA
REGULAMENTO O(A) Professor(a) indica quem vai responder. Tens 15 segundos para começar a responder. Se não conseguires, passa a vez a um colega que tem de responder imediatamente. Para cada pergunta apresentam-se 4 alternativas de resposta, identificadas por alíneas. Escolhe a alínea da única alternativa certa. Por cada resposta certa, ganhas 1 ponto (anota os pontos, porque vamos fazer mais concursos).

21 1. Quais eram os cinco reinos cristãos existentes na Península Ibérica no século XI?
Portucale, Córdova, Toledo, Aragão e Navarra. Leão, Castela, Aragão, Navarra e o Condado da Catalunha. Portucale, Castela, Toledo, Navarra e o Condado da Catalunha. Leão, Castela, Toledo, Aragão e Navarra. b) c) d)

22 2. Quem foram os cruzados que se destacaram no auxílio prestado a Afonso VI, rei de Leão e Castela?
D. Afonso e D. Filipe. D. Afonso e D. Henrique. D. Raimundo e D. Filipe. D. Raimundo e D. Henrique. b) c) d)

23 D. Afonso Henriques. D. Afonso II. D. Sancho. D. Raimundo.
3. O Conde D. Henrique tentou aumentar a autonomia do Condado Portucalense e alargar o território para sul, o que só foi conseguido pelo seu filho. Quem era o seu filho? a) D. Afonso Henriques. D. Afonso II. D. Sancho. D. Raimundo. b) c) d)

24 4. Em que ano foi assinado o Tratado de Zamora?
b) c) d)

25 Prepara-te para novos concursos!

26 CERTO! Ganhaste 1 ponto.

27 ERRADO! b) Leão, Castela, Aragão, Navarra e o Condado da Catalunha.

28 CERTO! Ganhaste 1 ponto.

29 ERRADO! d) D. Raimundo e D. Henrique.

30 CERTO! Ganhaste 1 ponto.

31 ERRADO! a) D. Afonso Henriques.

32 CERTO! Ganhaste 1 ponto.

33 ERRADO! c) 1143

34 DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL


Carregar ppt "DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google