A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização dos organismos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização dos organismos"— Transcrição da apresentação:

1 Organização dos organismos

2 Tecidos

3 Tecidos São formados por diversas células que apresentam estrutura e função semelhantes, Os quatro principais tecidos do corpo humano são: Tecido epitelial, Tecido muscular, Tecido conjuntivo e Tecido nervoso.

4

5 Tecido Epitelial Tecido flexível, formado por células justapostas, com pouca substância entre si; Reveste e protege o organismo: cobre toda a superfície e forra a cavidade dos órgãos (estômago, coração,...) Funciona como uma barreira contra agentes estranhos (vírus, bactérias, fungos,...)

6 Existem duas formas principais: os epitélios de revestimento e as glândulas.
Os epitélios de revestimento recobrem as superfícies do corpo interna e externamente. As glândulas produzem secreções que são utilizadas em vários processos do corpo.

7 De acordo com a localização, o tecido epitelial pode ser de 3 tipos:
Epiderme: camada mais externa da pele, ela impede a perda excessiva de água. Algumas células da epiderme produzem queratina (cabelo, pelo e unhas), melanina (proteção contra raios UV) e secreções (lagrimas, saliva, etc) Mucosas: membranas que revestem o interior de órgãos ocos. Ex: mucosa gástrica (estômago), mucosa intestinal, mucosa bucal e mucosa nasal; Serosas: membranas que revestem externamente alguns órgãos. Elas são poucas e revestem alguns órgãos como o coração.

8

9 Tecido Conjuntivo Tem como função o preenchimento e sustentação.
Nos espaços entre as células desse tecido existe uma quantidade maior de substância intercelular (água+fibras de proteínas). Existem vários tipos de tecido conjuntivo, sendo ele o mais abundante no corpo. Alguns deles são:

10

11 Propriamente dito Tecido conjuntivo
Tecido de preenchimento, distribuído por todo o corpo, preenchendo espaços, revestindo estruturas e ligando os diversos órgãos entre si. Substância intercelular é rica em fibras

12

13 Cartilaginoso Tecido conjuntivo
É a cartilagem e está presente em várias partes do corpo: nariz, orelha, traquéia, entre as vértebras e costelas, entre os ossos contribuindo para o deslizamento, etc... É um tecido de sustentação, mas menos rígido e mais flexível que o ósseo; É rico em substância intercelular

14 Células do tecido cartilaginoso

15 Adiposo Tecido conjuntivo
Apresenta grande número de células de gordura; Além de preencher espaços, sua função é armazenar material nutritivo, principalmente gordura (fonte de energia), que serve também como isolante térmico (evita perda de calor para o ambiente externo); Outra função é sustentar e proteger alguns órgãos, como os rins, e amortecer choques mecânicos (suavizar o impacto dos pés com o solo durante uma corrida)

16

17 Ósseo Tecido conjuntivo
É um dos tecidos que formam o esqueleto de nosso corpo, tendo como função a sustentação. Substância intercelular sólida, dura e resistente. Contém muitas fibras colágenas e sais de cálcio e fósforo, que proporcionam rigidez e resistência aos ossos.

18

19 Sanguíneo Tecido conjuntivo
Substância intercelular é líquida e constitui o plasma sanguíneo, formado principalmente de água (+ 90%) O sangue possui diferentes tipos de células: Glóbulos vermelhos: possuem hemoglobina, uma substância vermelha que se combina com o oxigênio e o transporta às células do corpo.

20 Glóbulos brancos: estão associados com a defesa do organismo
Glóbulos brancos: estão associados com a defesa do organismo. Produzem anticorpos, substâncias que defendem o organismo contra a ação de antígenos (substâncias estranhas ao organismo) Plaquetas: fragmentos de células que participam da coagulação do sangue

21

22 Tecido Muscular O tecido muscular caracteriza-se por ser formado por células alongadas, que podem se contrair, provocando os movimentos. É o tecido mais abundante no corpo e que precisa da maior parte da energia corporal para realizar suas funções de movimento. Existem três tipos de tecido muscular:

23 Estriado esquelético: tem contração vigorosa e voluntária
Estriado esquelético: tem contração vigorosa e voluntária. Fibras possuem vários núcleos e estrias longitudinais e transversais. Constitui os músculos que se prendem ao esqueleto, permitindo os movimentos.Ex: músculos peitoral, bíceps e tríceps. Não-estriado ou liso: tem contração lenta e involuntária. Fibras apenas com um núcleo. Não possui estrias transversais. Encontrado nas paredes do estômago, intestinos, esôfago, etc. Estriado cardíaco: tem contração vigorosa e involuntária. Fibras possuem apenas um núcleo e possuem estrias longitudinais e transversais. Esse tecido constitui o miocárdio, o músculo do coração

24

25 Tecido Nervoso O tecido nervoso é responsável pelo processamento de informações no corpo humano. Apresenta células especializadas chamadas neurônios, que transmitem impulsos nervosos pelo organismo. Os neurônios apresentam, em suas terminações, estruturas que agem como receptores para vários tipos de estímulos, como mecânicos, químicos e térmicos. Esses estímulos são transformados em impulsos nervosos e são transmitidos para o cérebro, órgão formado por vários neurônios.

26

27 cérebro Exemplo de comunicação por tecidos nervosos Medula espinhal
Quando uma pessoa decide segurar um objeto, o cérebro envia “mensagens” para os músculos que irão se mover. Essas mensagens são os impulsos nervosos, transmitidos pelos nervos.

28 Exemplo: Quando um jogador de futebol vai chutar a gol, seus olhos enviam ao cérebro informações sobre a posição do gol e do goleiro. Essas informações são transmitidas por meio de impulsos nervosos, que se propagam pelos nervos até chegar ao cérebro, onde são interpretadas. Em resposta, o cérebro envia, também por meio dos impulsos nervosos, informações para determinados músculos se mexerem e chutar a bola de modo desejado

29

30 Órgãos e Sistemas

31

32 ÓRGÃOS: São agrupamentos de tecidos
Por quê a pele não é um tecido e sim um órgão? Derme (tecido conjuntivo)e epiderme (tecido epitelial) Estômago = possui tecido epitelial+ tecido muscular + tecido conjuntivo + tecido nervoso Outro Exemplo:

33 Um órgão não funciona isoladamente dos outros: ele necessita de outras estruturas e órgãos do corpo para realizar seu trabalho..... .....esses órgãos, em conjunto, também realizam funções específicas no nosso corpo Um conjunto de órgãos que desempenham função semelhante é denominado SISTEMA

34 Principais órgãos envolvidos
Principais sistemas e seus Principais órgãos envolvidos

35 Sistema Digestivo: realiza as funções relacionadas com a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Órgãos: boca, esôfago, fígado, estômago, intestino e pâncreas.

36 Sistema Respiratório: realiza as trocas gasosas, captando gás oxigênio que será utilizados pelas células e eliminando o gás carbônico. Órgãos: nariz, faringe, laringe, traqueia e pulmões.

37 Sistema Esquelético: Sustentar o corpo e proteger os órgãos internos
Sistema Esquelético: Sustentar o corpo e proteger os órgãos internos. Atua também na movimentação do corpo e na proteção da medula óssea. É formado pelos ossos, pelas cartilagens e pelas articulações.

38 Sistema Cardiovascular: transportar nutrientes e gás oxigênio para todos os tecidos do corpo humano, por meio do sangue. Além disso ele é responsável pelo transporte de resíduos das células para o sistema responsável por sua eliminação. Compõem esse sistema o coração, o sangue e os vasos sanguíneos.

39 Sistema Linfático: Drenar os fluidos que estão em excesso entre as células, transportar vitaminas, gorduras e proteínas provenientes da digestão para o sangue. Compõem esse sistema os vasos linfáticos, o tecido linfático e o baço.

40 Sistema Muscular: Atuar na execução de movimentos, manutenção da postura e produção de energia térmica. É formado pelos músculos esqueléticos.

41 Sistema Nervoso: Produção e transmissão de informações pelo corpo por meio da emissão de impulsos nervosos. Órgãos: encéfalo, medula espinhal e nervos.

42 Sistema Urinário: filtrar o sangue, eliminar resíduos, atuar na regulação da pressão das artérias e na manutenção do equilíbrio do volume do sangue. Órgãos: rins, ureteres, bexiga e uretra.

43 Sistema Reprodutor: Atuar na reprodução e na produção de hormônios sexuais. Apresenta constituição diferente no homem e na mulher. No homem, os principais órgãos: testículos, próstata, uretra e pênis. Na mulher: ovário, vagina e vulva.

44 Sistema Endócrino: Regulação de atividades corporais, por meio da liberação de certas substâncias que controlam e regulam outros órgãos e tecidos. É composto por glândulas.

45 Agora sim: FIM !!!

46 Dúvidas ? Perguntas ? Sugestões ? Comentários ?


Carregar ppt "Organização dos organismos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google