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GOVERNANÇA ELETRÔNICA EM MINAS GERAIS 25/10/07.

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Apresentação em tema: "GOVERNANÇA ELETRÔNICA EM MINAS GERAIS 25/10/07."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNANÇA ELETRÔNICA EM MINAS GERAIS 25/10/07

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3 Compromisso da alta gestão – alta gestão comprometida com as implementações de governo eletrônico; Visão Inovadora – Choque de Gestão, Gestão por Resultados, Centro Administrativo. PE Governo Eletrônico – TIC alçada a diretriz de projeto estruturante; Outros estruturadores com uso estratégico de TIC – Descomplicar, Qualidade do Gasto, Eficiência Tributária, Simplificação e Descomplicação, Modernização da Gestão Fiscal, Gestão Integrada de Ações e Informações de Defesa Social etc Cenário Estratégico em TIC

4 Forte instrumento de alinhamento estratégico – Acordo de Resultados; Formação de Redes Cooperação Estratégica ― Na agenda dos Projetos Estruturadores; ― Na gestão de TI (grupo com reuniões ordinárias desde início de 2007); ― Alinhamento não está somente no conceito, mas acontece tacitamente entre órgãos de governo; Metodologia de Acompanhamento das ações estratégicas – Escritório de Projetos Cenário Estratégico em TIC

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6 1.Ampliação progressiva dos serviços ao cidadão por meio da Internet e outros recursos de TIC e inovação dos processos administrativos ao utilizar-se das TICs para redução de custos e aumento de eficiência das instituições; 2.Produção de soluções de TIC que possibilitem a transparência de decisões relacionadas à alocação de recursos, gastos e respectivos resultados; 3.Integração de informações para suporte estratégico à tomada de decisões; 4.Alinhar a infra-estrutura e os processos de e-gov aos objetivos dos projetos estruturadores; 5.Elaboração da Política de Governo Eletrônico Ações

7 Ações Táticas: Criação de uma unidade central de governo eletrônico – áreas que se responsabilizam pela implementação de ações de e-gov; Gestão participativa: criação de grupos de consenso em áreas e projetos essenciais (Portais e sítios de governo, Rede Governo, Segurança da Informação e Certificação Digital, Gestão de Conteúdos Físicos e digitais, padrão de aquisição de Software); Boas Práticas

8 Ações Táticas: Amplitude com foco – atuação em diversas áreas com definição de escopo, times e responsabilidades. Criação de processos eficientes que motivam a adesão de outros órgãos – ex: LIG-Minas, Aurus, contratações de voz e dados; Criação de Mecanismos de Competição Positiva – avaliação de sítios, IAC; Boas Práticas

9 Avaliação de sítios Base: Resolução SEPLAG n.º 72/2003 31 critérios divididos em dois grupos: Conteúdo Navegabilidade Ponderação dos critérios 1 – Média Importância 2 – Importância elevada 3 – Importância muito elevada

10 Avaliação de sítios ISI =. SOMA (pontuação × pesos). x 100 SOMA (pontuação máxima possível) Estágio de Desenvolvimento A – de 66 a 100 pontos – estágio avançado B – de 33 a 65,9 pontos – estágio intermediário C – de 0 a 32,9 pontos – estágio insuficiente

11 Avaliação de sítios

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13 Resultados – 7ª Avaliação Melhores Resultados Universidade do Estado de Minas Gerais – 96 % Portal de Compras (SEPLAG) – 95 % Fundação Ezequiel Dias – 93 % Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – 93% Auditoria Geral do Estado – 92% Junta Comercial do Estado de Minas Gerais – 92%

14 Resultados – 7ª Avaliação Piores Resultados Administração dos Estádios de Minas Gerais – 33% Fundação Rural Mineira – 35 % Escola de Saúde Pública – 40 % Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais – 50% Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais – 50% Polícia Civil do Estado de Minas Gerais – 53% Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – 54%

15 IAC Base: Resolução SEPLAG 28/2007 IAC= Σ (Mensagens respondidas em até dois dias úteis) x 100 Σ (Mensagens encaminhadas) Níveis de classificação: Satisfatório – IAC=91% a 100% Regular- IAC= 61% a 90% Insuficiente – IAC= 0% a 60%

16 IAC Evolução da média do Índice de Atendimento ao Cidadão

17 IAC Melhores médias – Período jun/nov Advocacia Geral do Estado - 100 Auditoria Geral do Estado - 100 Companhia de Saneamento de Minas Gerais - 100 Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - 100 Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais - 100 Departamento Estadual de Telecomunicações de Minas Gerais - 100 Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais - 100

18 IAC Melhores médias – Período jun/nov Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais - 100 Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - 100 Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais - 100  Fundação Ezequiel Dias - 100  Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais -100  Fundação João Pinheiro - 100  Gabinete Militar do Governador do Estado -100  Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais - 100  Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - 100  Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais - 100  Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais - 100

19 IAC Melhores médias – Período jun/nov Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - 100 Minas Gerais Administração e Serviços S.A. - 100 Minas Gerais Participações S.A. - 100 Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais- 100 Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - 100 Secretaria de Estado de Cultura - 100 Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - 100 Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - 100 Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas - 100 Universidade do Estado de Minas Gerais - 100

20 IAC Piores médias – Período jun/nov Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais - 52 Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais- 50 Universidade Estadual de Montes Claros - 50 Secretaria de Estado de Saúde - 44 Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - 43 Companhia Energética de Minas Gerais - 42 Fundação Estadual do Meio Ambiente - 33 Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - 23 Instituto Mineiro de Agropecuária - 8

21 IAC Piores médias– Período jun/nov Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais - 0 Companhia Mineira de Promoções - 0 Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - 0 Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - 0 Fundação Rural Mineira - 0 Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais - 0 Instituto de Geociências Aplicadas -0

22 Boas Práticas Governo Eletrônico – Minas Digital Atendimento ao Cidadão - Projeto Portal Minas - Projeto Lig-Minas - Projeto PSIU - Padrão de Sítios Governamentais; Gestão de Conteúdos Físicos e Digitais - Gestão de Documentos - Gestão de Processos (BMP) - Gestão de Segurança da Informação Telecomunicações - Rede Convergente de Governo - Minas Comunica - Pregões de Comunicação de Dados - Pregões STFC - Pregões Telefonia Móvel Hardware e Software - Governança de TI e Gestão de Portfólio - Família de Gastos (Hardware) - Padrões de Desenv. Software - Desenvolvimento SW

23 Capital Humano: Empreendedores públicos para inserção no núcleo estratégico; Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Criação de perfil executivo na liderança das secretarias; Certificação ocupacional; Política de Qualificação; Política de premiação e participação em resultados; Parcerias com instituição de ensino e pesquisa. Boas Práticas

24 Consolidar a agenda estratégica de TIC – necessário compreender que TI não é ferramenta; Consolidar equipe de governo eletrônico; Criar modelo de governança estratégica de TI não se abstendo de discutir assuntos críticos; Criação de Governança em TI: cuidar do cenário de fragmentação; Ampliar discussão de política de TIC – inserir sociedade civil, empresas e entidades do terceiro setor; Debate sobre PPPs em Tecnologia. Desafios

25 CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESTADO DE MINAS GERAIS Desafios

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28 Edificação constituída de sete pavimentos, assim distribuídos: Subsolo (área operacional) Estacionamento de carros oficiais, acesso aos elevadores; Unidades de apoio e áreas de serviço. Pilotis (vão livre – acesso principal) 1º Pavimento (vão livre) Salão nobre para exposições, Biblioteca, Restaurante; Acesso através da rampa que ascende da praça cívica passando pelo parlatório. 2º ao 4º Pavimentos Gabinete do Governador, Vice-Governadoria; Secretaria de Governo; Gabinete Militar do Governador; Diversos órgãos de apoio direto a Governadoria. 5º Pavimento Pavimento técnico, acessado pelo elevador e pelo heliponto; Cobertura

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30 SECRETARIAS: Dois grandes edifícios de volumetria curva, com comprimento total de 240m e área aproximada de cada pavimento de 7.000 m²; Cada prédio constituído de quinze pavimentos mais cobertura, assim distribuídos: Subsolo: Estacionamento, acesso ao hall dos elevadores; Vestiários, instalações sanitárias e depósitos diversos; Térreo/Pilotis (vão livre): Acesso principal, escadas e elevadores Portaria de entrada e controle de acesso; Andar Tipo (1º ao 8º e 10º ao 14º pavimentos) Destinados à Secretaria de Estado e demais órgãos; Em vão livre, propiciando mobilidade para estabelecimento de lay-out específicos; Andar Intermediário (9º pavimento): Salas de reunião; Lanchonetes; Cobertura: Pavimento técnico para serviços.

31 CENTRO DE CONVIVÊNCIA: Área total construída : 7.556m²; Prédio localizado entre os prédios das Secretarias em forma circular, comportará serviços destinados ao público visitante (bancos, correio, lanchonetes, restaurantes, atendimento ao cidadão, dentre outros); Edificação com três pavimentos, assim distribuídos: Subsolo: Galeria e hall de elevadores; Instalações sanitárias; Térreo: Área destinada a atendimento à população (bancos, correios, ambulatórios, etc); 1º pavimento: Restaurante, lanchonetes e áreas de apoio;

32 Perguntas? marconi.laia@planejamento.mg.gov.br


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