A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células."— Transcrição da apresentação:

1 Reino Metaphyta

2

3 Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células estéreis Embrião retido no gametângio feminino Vasos condutores de seiva Sementes Flores e frutos Espermatófitas (plantas que produzem sementes) Traqueófitas (plantas vasculares) Embriófitas

4 BRIÓFITA S

5  Plantas pequenas  Vivem em ambientes úmidos e sombreados  Algumas podem ser encontrados em ambientes mais secos, outras em água doce. Não se conhece espécies marinhas

6 Não conduzem seiva São plantas avasculares, sem xilema e floema. Não apresentam flores e frutos Têm pequeno porte (0,5 mm a 5 cm) Não formam órgãos verdadeiros. Não apresentam raiz, caule e folha (possuem rizóide, caulóide e filóide)

7

8  A maior parte está nos trópicos, mas existem em regiões temperadas e até formando a vegetação de tundra no Pólo Norte.

9 Musgos do Parque Yellowstone que vivem a temperaturas de 60 a 100° C.

10 Únicas plantas terrestres avasculares.

11 Apresentam gametófito e esporófito

12 Reproduzem-se por metagênese, apresentando meiose espórica ou intermediária Apresentam uma geração N denominada gametofítica, onde o gametófito é a estrutura formadora de gametas A geração 2N é denominada esporofítica, cuja estrutura formadora de esporos recebe o nome de esporófito. O esporófito surge sobre o gametófito, que é a fase duradoura do ciclo. Fase G>E O gameta masculino é o anterozóide e o feminino é a oosfera.

13 O esporófito surge sobre o gametófito, que é a fase duradoura do ciclo. Fase G>E O gameta masculino é o anterozóide e o feminino é a oosfera. As briófitas mais conhecidas são as hepáticas e os musgos Cápsula: possui esporângios, estruturas que darão origem aos esporos Apresentam importância ecológica, auxiliando na manutenção da integridade das encostas.

14 Estrutura de um musgo Gametófito (n) Esporófito (2n) Rizóide Cápsula Haste ou caulóide Filóide Caliptra

15 1-caulideo e 2-filideo Gametófito O gametófito possui rizóide, caulóide e filóide

16 Esporófito Pé - liga o esporófito ao gametófito Seta - eleva a cápsula Cápsula - esporângio das briófitas

17 meiose R! Reprodução Sexuada/Assexuada

18

19

20 Apresentam importância ecológica, auxiliando na manutenção da integridade das encostas.

21 Musgos 9.500 espécies

22 Hepáticas 6.000 espécies

23 SAMAMBAIAS AVENCAS

24 EPÍFITAS SALVINIA

25 MARSILEA SAMAMBAIAÇU

26 SELAGINELLA LICOPODIUM

27 PTERIDÓFITAS São plantas pioneiras, pois possuem tecido condutor, são vasculares Apresentam tamanho entre centímetros e metros A seiva bruta (água e sais minerais) é conduzida pelo xilema e a seiva elaborada ou orgânica, produzida a partir da fotossíntese, é conduzida pelo floema

28 Vivem em ambiente úmido e sombreado, pois dependem da água para a fecundação Os principais representantes são: cavalinha, selaginela (vendida em floriculturas erroneamente como musgos), e as samambaias diversas Apresentam raiz, caule, folhas, mas não apresentam flores nem frutos. A folha apresenta diversos folíolos, cujo conjunto denomina-se fronde

29 O caule das samambaias é do tipo rizoma e cresce paralelamente ao solo As folhas jovens nascem enroladas e recebem o nome de báculos Na epiderme inferior das samambaias, existem pequenos pontinhos escuros denominados soros. Esses contém conjuntos de esporângios, estruturas formadoras de esporos.

30 As samambaias também reproduzem-se por metagênese, sendo a fase duradoura a esporofítica. A fase transitória, o gametófito, é também conhecido como protalo. Fase E>G Apresentam muita importância comercial, utilizadas na ornamentação de casas, como avencas e samambaias, ou ainda o samambaiaçú, utilizado na fabricação de xaxim, ameaçado de extinção. Hoje utiliza-se a fibra de coco para a fabricação de vasos.

31

32

33

34

35 Ciclo de vida: Pteridófitas Esporângio (2n) Meiose Esporo (n) Germinação Prótalo gametófito (n) Arquegônio (n) Fecundação Zigoto (2n) Esporófito (2n) Oosfera (n) Anterídio (n) Anterozóides (n) Gametófito (n) Esporófito (2n)

36 BÁCULO

37

38 SOROS

39 samambaiaçú

40

41

42

43 Gênero Dryopteris

44 Lycopodium

45 AVENCA

46


Carregar ppt "Reino Metaphyta. Relações filogenéticas Algas verdes (grupo externo) BriófitasPteridófitasGimnospermasAngiospermas Gametângios revestidos por células."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google