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Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de 2003 47º Painel Telebrasil.

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1 Aspectos Sociais e Econômicos da Sociedade da Informação Eduardo Navarro de Carvalho Brasília, 14 de Novembro de 2003 47º Painel Telebrasil

2 Proposta A infra-estrutura de telecomunicações e da informação, utilizada de maneira adequada, tem potencial para ser o fator decisivo no desenvolvimento harmonioso e sustentado da sociedade.

3 Conceito “Sociedade da Informação é um estágio do desenvolvimento social caracterizado pela capacidade de seus membros (cidadãos, empresas e administração pública) em obter e compartilhar informação, de maneira simultânea e instantânea, em qualquer lugar e da forma desejada”

4 Evolução da Sociedade Moderna SOCIEDADE INDUSTRIAL Acesso a bens produzidos por outros SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL Acesso a serviços prestados por outros SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Acesso a informações geradas por outros 18001900205019502000

5 Modelo da Sociedade da Informação USUÁRIOS Cidadãos Empresas Administração Pública INFRA-ESTRUTURAS CONTEÚDOS TERMINAISREDESSERVIDORES ECONOMIALEGISLAÇÃO EDUCAÇÃO CULTURA VETORES Intangíveis Tangíveis Serviços

6 Usuários - Cidadãos O uso da Internet no Brasil tem crescido aceleradamente Fonte: Telefônica I+D / IBGE

7 Usuários - Cidadãos A PNAD IBGE 2002 (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) indica que 10,3% dos lares já possuem acesso à Internet. Este número é muito baixo quando comparado ao número de domicílios que possuem acesso à telefonia (fixa e móvel) que se situa em 61,6%

8 Usuários Empresas Um dos melhores indicadores de utilização da Internet pelas empresas é a quantidade de domínios registrados Durante 2003 o número de domínios registrados tem crescido cerca de 3% ao mês, o que mostra uma retomada do interesse pelas empresas na utilização da Internet Fonte: Comitê Gestor de Internet

9 Infra-estrutura - Terminais Este número é muito baixo quando comparado ao número de domicílios que possuem um televisor (89,9%), mas representa um crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior, o que indica um crescimento acelerado e muito superior ao da economia como um todo. A PNAD IBGE 2002 (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) indica que 14,2% dos domicílios possuem um micro-computador.

10 Infra-estrutura - Redes Embora o acesso discado vá continuar a representar a maior parte dos acessos nos próximos anos, o acesso em banda larga é a chave para o desenvolvimento da “Sociedade da Informação em termos de infra-estrutura de acesso Neste sentido o avanço no Brasil tem sido muito rápido. Ilustramos com a situação de São Paulo, que em termos de proporção entre acessos em banda larga(ADSL) e linhas telefônicas fixas já apresenta situação igual ou superior ao de economias mais avançadas. Acessos ADSL/ 100 linhas fixas (Dez/2002 em %) (Set/03)

11 Apesar da baixa penetração relativa da Internet no Brasil, existe um forte interesse pelo uso, que pode ser demonstrado pelo tempo e número de conexões à internet Fonte: Telefonica P+D Conteúdos

12 Perspectivas Não existem, no Brasil, grandes barreiras culturais para o avanço da “Sociedade da Informação”:  Os conteúdos e aplicações são altamente diversificados  O idioma português é cada vez mais utilizado  O usuário brasileiro de internet apresenta um nível de uso entre os mais intensos do mundo (tempo de conexão e número de conexões) A infra-estrutura de telecomunicações não é fator restritivo, já que países com idêntica penetração de telefonia fixa e móvel à do Brasil, têm penetração de internet superior. A oferta de acessos em banda larga está em grande expansão O fator restritivo para o crescimento da internet no Brasil é o custo da compra de um PC

13 O papel do Governo A inclusão digital é um processo de desenvolvimento econômico e social que pode reduzir as desigualdades sociais e promover um maior crescimento econômico O Governo tem um papel fundamental no processo de inclusão digital, através da criação de condições e políticas que possibilitem o desenvolvimento da “Sociedade da Informação” Assim como foi feito nos últimos anos com o processo de universalização dos serviços de telecomunicações, o Governo deverá criar condições para que a iniciativa privada invista e aumente a inclusão digital no país, consolidando a “Sociedade da Informação”


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