A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;"— Transcrição da apresentação:

1 De Onde Vem A

2 O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo; capacidade de criar coisas novas; espírito inventivo: criatividade artística.” Mas, hoje em dia, o que é novo? Será que todas as novidades podem ser consideradas obras da criatividade?

3 O homem está sempre criando e inovando, levando em conta o contexto social, histórico e cultural que influencia a sua capacidade inventiva. Deste modo, podemos concluir que a criatividade é um processo que resulta na interseção de vários fatores, tais como, as experiências pessoais do indivíduo, o domínio da cultura e a sociedade que o cerca. Essa atividade também engloba vários processos psicológicos, como a percepção dos aspectos da realidade, a memória e a materialização dos objetos da imaginação.

4 Hoje, com toda a tecnologia, o homem tem mais tempo para ser criativo e, também, mais espaço e liberdade de expressão, e tal criatividade é cada vez mais requisitada no dia a dia; seja em casa ou no trabalho, se busca de todas as maneiras novas formas de agir, de pensar e de atuar. A necessidade de criação é encontrada na escola, no ambiente familiar, nas relações sociais, na vida.

5 Mas, na sociedade atual, com todos os avanços tecnológicos e culturais, onde quase tudo já foi criado, como produzir coisas novas? Como ser criativo? A verdade é que, não há uma resposta correta para essa questão, pois a criatividade é algo pessoal e varia de um indivíduo para o outro. Na minha opinião, ser criativo é fazer uso do diferente, o impensável e transforma-lo em algo concreto e perceptível aos sentidos do ser humano. É da nossa natureza negar o estranho, e muitas vezes, bloqueá-lo; a criatividade surge quando olhamos com outros olhos, de outra maneira, e aceitamos aquilo que não nos é comum e o tornamos aceitável e possível de ser compreendido.

6 5 dicas para criatividade em sala de aula Todos nós sabemos que a competição é uma característica inerente ao ser humano. Desde a infância, na escola, em casa ou com os amigos, precisamos ser os melhores. No ambiente de trabalho não é diferente: buscamos o melhor desempenho. Está sempre presente uma cobrança velada para que sejamos "perfeitos", pois somente assim seremos reconhecidos. No mundo do esporte, o exemplo é ainda mais presente, pois o atleta que fez o impossível para atingir o seu objetivo é aquele que consegue o retorno, com seus momentos de glória. A experiência tem demonstrado que a busca pela informação deve ser sempre motivada, desde cedo, para que o senso de pesquisa seja internalizado e a obtenção dos dados seja como um esforço desprendido. Sem perder de vista a qualidade de ensino e a adequação de conteúdos à realidade em permanente evolução, o educador precisa buscar novas alternativas, incluindo atrativos capazes de motivar o educando.

7 Fazendo uma analogia com esses fatos, verifica-se que, via de regra, as pessoas estão constantemente apostando em suas ações, objetivam um retorno e buscam a motivação para seguir em frente. Baseada nesse sentimento, acredito que o professor que adota em sua metodologia um instrumento criativo para desenvolver os seus conteúdos estará criando, automaticamente, um agente motivador que fará com que a aprendizagem seja conduzida e encarada como uma meta a ser conquistada na busca de um prêmio, o aprendizado. Anote as seguintes dicas, faça as devidas adaptações à sua realidade e procure colocá-las em prática: Use jogos educativos e atividades lúdicas em suas aulas. Aproveite todo o ambiente escolar. Busque auxílio nos meios de comunicação. Valorize a opinião dos seus alunos. Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21


Carregar ppt "De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google