A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REDAÇÃO no vestibular A REDAÇÃO no vestibular Professora Rosa Barreiros Ensino Médio Fevereiro de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REDAÇÃO no vestibular A REDAÇÃO no vestibular Professora Rosa Barreiros Ensino Médio Fevereiro de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 A REDAÇÃO no vestibular A REDAÇÃO no vestibular Professora Rosa Barreiros Ensino Médio Fevereiro de 2012

2 “Qualquer que seja o objeto de persuasão, é mister ter em conta a pessoa a quem se quer persuadir; é preciso conhecer seu espírito e seu coração, que princípios ela abraça, que coisas ela ama; e em seguida assinalar, na coisa de que se trata, que relações ela tem com os princípios reconhecidos, ou com os objetos deliciosos pelos encantos que se lhe atribuem. De sorte que a arte de persuadir consiste antes em concordar do que em convencer, assim como os homens se governam mais por capricho que por razão!” Da arte de persuadir Usos da linguagem – problemas e técnicas na produção oral e escrita. Pascal. Da arte de persuadir. Apud Vanoye, Francis. Usos da linguagem – problemas e técnicas na produção oral e escrita.

3 Argumentar é... utilizar o universo alheio para dar, ao interlocutor, a visão a respeito da idéia que se tenha.

4 (Linguagem/Emissor) ENUNCIADOR (OUVINTE LEITOR) ENUNCIATÁRIO (INTENÇÕES) ENUNCIADO Sustentado por argumentos

5  Para escrever uma carta é preciso pressupor que ALGUÉM lerá sua mensagem: DISTRIBUIÇÃO DE CAMISINHAS EM ESCOLAS PÚBLICAS  E como será esse ALGUÉM? SUA MÃE, SEU MELHOR AMIGO, O MINISTRO DA SAÚDE, O PAPA Imagine uma carta...

6 Vai Quer ir? Vai. Eu não vou segurar. Uma coisa que não dá certo é segurar a pessoa contra a vontade, apelar pro lado emocional. De um jeito ou de outro isso vira contra a gente mais tarde: não fui porque você não deixou, ou: não fui porque você chorou. Sabe, existem umas harmonias em que é bom a gente não mexer. Estraga a música. Tem a hora dos violinos e tem a hora dos tambores. Eu compreendo, compreendo perfeitamente. Olha, e até admiro: você muda pra melhor. Fora de brincadeira, acho mesmo. Eu sei das minhas limitações, pensei muito nisso quando tava tentando te entender. É, é um defeito meu, considerar as pessoas em primeiro lugar.Concordo. Mas não tem mais jeito, eu sou assim. Eu compreendo, compreendo perfeitamente. Olha, e até admiro: você muda pra melhor. Fora de brincadeira, acho mesmo. Eu sei das minhas limitações, pensei muito nisso quando tava tentando te entender. É, é um defeito meu, considerar as pessoas em primeiro lugar.Concordo. Mas não tem mais jeito, eu sou assim. Leia:

7 Paciência. Sabe por que eu digo que você muda pra melhor? Ele faz tanta coisa melhor do que eu! Verdade. Tanta coisa que eu não aprendi por falta de tempo, de oportunidade – ora, pra que ficar me justificando? Não aprendi por falta de jeito, de talento, essa é que é a verdade. Eu sei ver as qualidades de uma pessoa, mesmo quando é um homem que vai roubar minha namorada. Roubar não: ganhar. Compara. Ele dança muito bem, até chama a atenção. Campeão de natação, anda de bicicleta como um acrobata de circo, é bom de moto, sabe atirar, é fera no volante, caça e acha, monta a cavalo, mete o braço, pesca, veleja, mergulha... Não tem companhia melhor. [...]

8 Ele tem até, sabe?, aquele ar corajoso dos ricos, aquela confiança de entrar nos lugares. Eu não. Muito cristal me intimida. Os meus lugares são uns escondidos onde o garçom é amigo, o dono me confessa segredos, o cozinheiro me acena...[...] O ladrão de sonhos e outras histórias. Também não vou dizer que ele é melhor do que eu em tudo. Isso não. Eu sei por exemplo uns poemas de cor. Li alguns livros, sei fazer papagaio de papel, posso cozinhar uns dois ou três pratos com categoria, tenho certa paciência pra ouvir, sei uma ótima massagem pra dar nas costas, mastigo de boca fechada, levo jeito com crianças, conheço umas orquídeas, tenho facilidade pra descobrir onde colocar umas carícias, minhas camisas são lindas, sei umas coisas de cinema, não bato em mulher. E não sou rancoroso. Leva a chave para o caso de querer voltar.” Ângelo, Ivan. O ladrão de sonhos e outras histórias.

9 DISSERTAR x ARGUMENTAR   Dissertar é:  Expor, explanar, explicar, interpretar idéias, externar opinião.   Argumentar é:  Convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte, formar opinião.

10 Unicamp-1993 Comentando o noticiário relativo às manifestações da juventude no período em que se discutia a possibilidade de impeachment do presidente Collor, o Sr. E.B.M. enviou ao jornal Folha de S.Paulo a seguinte carta:

11 “È irritante ler, nas últimas semanas, a cobertura das manifestações contra o poder central por parte da ´juventude´. Excluindo qualquer juízo de valor sobre o processo, o que se deve ter como verdade é extremamente fantasioso se admitir que a nossa juventude tenha toda essa capacidade de percepção. É notória a cretinice da juventude brasileira. O ´zeitgeist’, o espírito da época, submerge a atual geração num mar de ´hedonismo´ e irresponsabilidade. É lindo fazer revolução com tênis Reebok e jeans Forum. O que eu gostaria de ver, mesmo, é como essa juventude vagabunda, indolente e indisciplinada como a brasileira se portaria diante de um grupo de choque, como nos confrontos que ocorrem em Seul.” E.B.M. Painel do Leitor. Folha de S. Paulo, 1/9/1992.

12 Proposta para a produção de uma carta: A leitura atenta da carta do Sr.E.B.M. permite identificar suas opiniões sobre os jovens, expressas mais ou menos diretamente. Para escrever sua redação, siga as seguintes instruções: INSTRUÇÕES GERAIS: -identifique 3 (três) das opiniões emitidas pelo Sr.E.B.M.; -transcreva-as na sua folha de redação; -após ter feito isso, escreva uma carta, dirigida ao Sr. E.B.M., apresentando argumentos para convencê- lo de que está equivocado. Neste exercício de argumentação, você deverá discordar, portanto, das opiniões que identificou na carta. Atenção: ao assinar a carta, use apenas as iniciais do seu nome.

13 Sr. E.B.M. Ao ler o jornal Folha de S. Paulo alguns dias atrás, deparei-me com a carta enviada pelo senhor a esse jornal.Lendo-a, tomei a liberdade de pedir à direção da Folha de S. Paulo que lhe enviasse esta carta escrita por mim, a fim de fazê-lo refletir um pouco sobre suas afirmações em relação à juventude brasileira, já que minhas idéias contradizem aquelas defendidas pelo senhor, talvez, por fazer parte dessa juventude. Após relatar sua irritação com a cobertura das manifestações pelo ‘impeachment’ do Presidente Collor, o senhor opina sobre a capacidade de percepção dessa juventude, referindo-se a ela como uma fantasia, algo irreal ou inadmissível. Os motivos que o levam a tal postura não são claros em meu entendimento, talvez uma desinformação sobre a vida dessa juventude (*) faz com que tenha uma idéia errada de nós, jovens brasileiros. Já teve a oportunidade de seguir o atual programa de história do Brasil(1) que é dado pela maioria das escolas brasileiras?

14 Creio que não. Neste programa, seguimos toda a problemática brasileira desde seu descobrimento até os dias atuais, o que nos dá grande capacidade de entendimento de todos os fatos antigos e percepção dos fatos atuais. [...] Se o Brasil possui um ensino deficiente, é exatamente neste ponto que os jovens de maior poder aquisitivo tornam-se importantes nas manifestações(2). Esses jovens têm acesso a escolas de melhor nível de ensino, mais organizadas, com melhores professores pelo melhor salário que recebem. São esses os vestibulandos que informam-se pelos jornais e revistas adquirindo um notável senso crítico e perceptivo, e perdendo medo de prejudicar-se pelas mudanças que querem impor à política e, principalmente, à economia nacional. São os teus jovens que fizeram a revolução com tênis ´Reebok´ e ´jeans´ Forum os mais bem informados de toda a juventude que saiu às ruas.

15 Experimente um dia libertar-se de seu mundo, talvez o mundo de seus filhos, que podem fazer parte daquele grupo vagabundo, indolente e indisciplinado a que o senhor se refere no final de sua carta. Saia bem cedo(3), tome um ônibus e Comece a perceber que existem muitos jovens que acordam mais cedo que o senhor para ir à escola ou ao trabalho. Os que irão à escola vão informar-se e aprender a não cometer os mesmos erros que as gerações passadas cometeram; aqueles que seguem para o trabalho dividem com os pais a responsabilidade de sustentar a família. Desça do ônibus(3) em uma das grandes avenidas da cidade, a Avenida Paulista, por exemplo, tente contar a quantidade de menores que com o senhor irão esbarrar por causa da pressa... [...] À noite, visite uma escola noturna(3) e faça uma estatística do total de jovens que trabalham o dia todo e agora vencem o sono e o cansaço para instruir-se um pouco. [...]

16 Para finalizar minhas opiniões, procure, ao chegar em casa, não ligar a televisão, mas refletir sobre seu dia e considerar que existe no país uma outra juventude, diferente daquela a que o senhor se referiu na carta, e que muitas pessoas discordam da sua opinião, como eu. Atenciosamente J.L.G.

17 Construção da Carta  O candidato SELECIONA as questões a serem refutadas: - capacidade de percepção da juventude; - submerge a atual geração num mar de hedonismo e irresponsabilidade - é como essa juventude vagabunda, indolente e indisciplinada como a brasileira se portaria diante de um grupo de choque;

18 Construção da Imagem  O Sr.E.B.M é uma pessoa mal informada, no entanto o emissor segue mantendo a devida formalidade, em razão da falta de intimidade, questionando-o pontualmente e revelando forte poder de argumentação;  O candidato seleciona argumentos (1), (2) e (3);  Sabe identificar quais as opiniões servirão como referência;  Identifica o perfil de seu interlocutor;


Carregar ppt "A REDAÇÃO no vestibular A REDAÇÃO no vestibular Professora Rosa Barreiros Ensino Médio Fevereiro de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google