A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DO PROTOCOLO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DO PROTOCOLO"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DO PROTOCOLO
PROVINHA PAIC 3º, 4º e 5º ANO 2012 APRESENTAÇÃO DO PROTOCOLO

2 PROTOCOLO DA PROVINHA PAIC 3º, 4º e 5º ANO 2012
O Protocolo de Língua Portuguesa e o de Matemática são constituídos respectivamente por; Orientações gerais Orientações para a aplicação Caderno do Aplicador Caderno do Aluno Formulário de controle do trabalho realizado na turma Formulário de cadastrar Alunos Formulário de alunos que não participaram da avaliação Formulário gabarito Orientações para a reprodução e montagem dos cadernos

3 O QUE É E COMO É A PROVINHA PAIC 3º, 4º e 5º ANO?
É uma avaliação EXTERNA, em LARGA ESCALA e CENSITÁRIA. É um instrumento elaborado para diagnosticar o nível de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos matriculados no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Assim como em Língua Portuguesa, em 2012 em Matemática, foi produzido um Caderno de Teste para cada ano. Cada Caderno de Teste e composto por 22 itens de múltipla escolha, com 4 alternativas representadas pelos numero 1, 2, 3 e 4 em Língua Portuguesa e pelas letras A, B, C, e D em Matemática. Dos 22 itens de múltipla escolha dos Cadernos de Língua Portuguesa, apenas no 3º ano constam dois itens que têm o comando lido pelo aplicador. Em Matemática todos os itens dos três cadernos são lidos totalmente pelos alunos.

4 O QUE É E COMO É A PROVINHA PAIC 3º, 4º e 5º ANO?
Cada item avalia uma única habilidade. No caderno de Língua Portuguesa são avaliados 11 descritores da Matriz, em casa um dos anos avaliados. No caderno de Matemática são avaliados 14 descritores no 3º ano e 16 descritores no 4º e 5º ano. O número de itens por descritor poderá ser um, dois ou três, de acordo com a sua relevância em cada ano. Os itens são mesclados conforme grau de dificuldade, classificados em: Fácil, Médio ou Difícil. Existem itens comuns nos três cadernos de testes de uma mesma disciplina. Os resultados são produzidos por meio de uma medida quantitativa, aferida pelo percentual de acerto, mas que possui um significado qualitativo.

5 No ano de 2012, em Língua Portuguesa serão avaliados os seguintes descritores:
N de Itens 3 ano 4 ano 5 ano 2011 2012 D6 D7 1 D10 D11 2 D12 D13 3 D14 D15 D16 D17 D18 D19 D20 D21 D22 D23 D24 D25 D26 D27 D28 D29 Itens 20 22 9 11 8 7 OBSERVAÇÕES: 1. Os Descritores 14 e 16 correspondem ao Destricor 18 na antiga Matriz do PAIC de Língua Portuguesa 2. Os Descritores 10 e 11 correspondem ao Destricor 13 na antiga Matriz do PAIC de Língua Portuguesa 3. Os número em vermelho representa onde ocorreu alteração na quantidade de itens do descritor (redução ou aumento) 4. Os número em verde representam itens de descritores não avaliados anteriormente pelo PAIC, mas que constam na matriz 5. Os quadro em negrito representam que os descritores que não são avaliados em cada ano/serie, conforme a matriz.

6 No ano de 2012, em Matem[atica sera mantido mesmo formato do ano anterior, aumentando a quantidade de itens, sendo avaliados os seguintes descritores: Matemática Descritores N Itens 3 ano 4 e 5 ano 2011 2012 D1 1 D3 D6 2 D10 D13 D14 D15 D18 D19 D20 D27 D30 D31 D32 D35 D36 Itens 20 22 14 16

7 Nº de itens comuns aos três cadernos em cada disciplina:
Língua Portuguesa ITENS COMUNS 4 345 34 45 NÃO TEM NA MATRIZ Matemática ITENS COMUNS 4 345 2 34 45 NÃO TEM NA MATRIZ

8 Nº de itens do caderno por grau de dificuldade em cada uma das disciplinas:
GRAU DIFICUDADE Nº ITENS 3º ano 4º ano 5º ano FÁCIL 4 MÉDIO 14 DIFICIL TOTAL 22

9 QUEM É AVALIADO PELA PROVINHA PAIC 3º, 4º e 5º ANO?
Alunos matriculados no 3º, 4º e 5º ano de escolarização de cada unidade pública de ensino dos 184 municípios do Estado do Ceará. Mesmo os alunos que ficaram retidos em um dos três anos da escolarização avaliado, mas que estão cursando esses mesmos anos, deverão ser submetidos à Provinha. Os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) também serão submetidos à Provinha. Para este tipo de avaliação não há necessidade de comprovação da necessidade apresentada pelo aluno.

10 QUEM APLICA A PROVINHA DO PAIC DO 3º, 4º e 5º ANO?
Aplicadores externos a escola, devidamente formados para este fim. Em hipótese alguma, a Provinha poderá ser aplicada pelo professor da turma. Recomenda-se que a aplicação seja conduzida por 2 aplicadores para cada turma. A aplicação correspondente a cada disciplina devera ocorrer em dias diferentes. A equipe do PAIC de cada município será responsável por selecionar e formar os aplicadores e os corretores da parte escrita da Provinha.

11 O QUE É AVALIADO NA PROVINHA DO PAIC 2º ANO?
Em Língua Portuguesa são avaliadas as competências e habilidades relativas à Apropriação do sistema de escrita e Leitura. Nestes anos não e avaliada a Escrita, detalhados na Matriz de Avaliação do SPAECE do 1º ao 5º ano. Em Matemática são avaliadas as competências e habilidades referentes a quatro temas: Espaço e forma; Grandezas e medidas; Números, operações e álgebras; e Tratamento da informação, detalhados na Matriz de Avaliação cedida pelo CAEd / UFJF.

12 MATRIZ DE REFERÊNCIA Reflete a associação entre os conteúdos praticados nas escolas, as competências cognitivas e as habilidades utilizadas pelos alunos no processo da construção do conhecimento. Ela se organiza em subconjuntos de habilidades, que, por sua vez, devem corresponder ao nível da série dos alunos a serem avaliados. Essas habilidades são representadas por descritores, que têm a função de avaliar as unidades mínimas de cada habilidade.

13 COMO SÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS?
Os resultados são divulgados através de relatórios, consolidados por município, escola, turma e aluno. Os relatórios parciais com os resultados por alunos, de cada turma, são gerados automaticamente pelo SISPAIC. O PAIC é pioneiro em fornecer resultados com esse nível de detalhamento. Para que os resultados sejam rapidamente devolvidos, torna-se necessário o compromisso dos municípios em alimentar seus resultados. Isso inclui a rápida e correta digitação dos dados no sistema que é disponibilizado para este fim.

14 TIRANDO DÚVIDAS Haverá uma prova diferenciada para atender aos alunos portadores de NEE? Até o momento, o eixo de avaliação não dispõe de condições técnicas para realizar uma avaliação diferenciada para os portadores de NEE. A orientação do eixo é que o aluno possa participar da avaliação, porém o aplicador deve ter o cuidado de registrar, na capa da prova, o código que identifica o aluno com NEE.

15 TIRANDO DÚVIDAS 2) O aluno com NEE que foi avaliado vai baixar a nota da turma? A filosofia das avaliações do PAIC não se preocupa com classificação, ranqueamento, tampouco, punição. A meta prioritária e exclusiva do PAIC é dar ao professor elementos que possam guiar suas intervenções para sanar os problemas identificados na aprendizagem de seus alunos. A média da turma poderá, certamente, baixar caso o desempenho desse aluno, como o de qualquer outro, não tenha sido satisfatório. Entretanto, essa situação não se configura como algo desesperador, já que o professor conhece a fundo os seus alunos.

16 TIRANDO DÚVIDAS 2) O aluno com NEE que foi avaliado vai baixar a nota da turma? (continuação) As avaliações do PAIC não acontecem para gerar disputas entre turmas nas escolas ou entre escolas dos municípios. O PAIC desenvolve uma avaliação de cunho estritamente pedagógico. Essa orientação deve ser repassada aos professores para que eles se conscientizem do verdadeiro trabalho que o PAIC desenvolve e não tenham receio em permitir que os alunos com NEE participem da avaliação.

17 TIRANDO DÚVIDAS 3) O ledor ou intérprete que costumam acompanhar os alunos com NEE poderão estar presentes no dia da aplicação? Sim. O importante é garantir, no dia da aplicação, o mesmo ambiente que os alunos com NEE possuem no dia-a-dia da escola. Se eles possuem pessoas que os auxiliam nas atividades escolares, essas pessoas deverão estar presentes, também, no dia da aplicação para que o aluno se sinta o mais à vontade possível em realizar a atividade.

18 TIRANDO DÚVIDAS 4) Quem irá identificar o aluno com NEE?
O professor deverá informar ao aplicador a existência de alunos com NEE na turma. O aplicador deverá ter o cuidado de registrar, no campo existente na capa da prova do aluno, o código relativo a essa situação.

19 TIRANDO DÚVIDAS 5) São realmente necessários dois aplicadores?
A recomendação do eixo é que a aplicação se dê com dois aplicadores, já que os alunos que irão se submeter à Provinha PAIC pertencem a uma faixa etária que demanda uma atenção especial. Principalmente quando as turmas forem numerosas, é importante que se garantam dois aplicadores, a fim de não comprometer a aplicação e, por conseguinte, os resultados.

20 TIRANDO DÚVIDAS 6) O coordenador pedagógico ou outro funcionário da escola poderá aplicar a prova? A Provinha PAIC 3º, 4º e 5º Ano é uma avaliação externa com fins de diagnóstico. Para que se obtenham resultados confiáveis é necessário que o aplicador seja uma pessoa externa à escola. Em nenhuma situação será permitido que a aplicação seja feita pelo professor da turma. No entanto, o coordenador pedagógico ou funcionários de uma determinada escola poderão ser aplicadores em outras escolas. É fundamental que se garanta que os aplicadores sejam externos à escola.

21 TIRANDO DÚVIDAS 7) O professor poderá permanecer na sala durante a aplicação? Não. O professor será orientado pelo aplicador a se retirar da sala e permanecer fora durante todo o período que transcorrer a aplicação. Esse procedimento é exigido para que não haja intervenções do professor no que se refere à ajuda aos alunos na resolução das questões. Devemos lembrar que a Provinha deverá retratar a maior proximidade possível da realidade dos alunos quanto à aprendizagem e, portanto, qualquer ajuda do professor resultará em uma distorção dos resultados. Em casos de turmas muito agitadas, o aplicador poderá solicitar ajuda somente ao coordenador ou diretor da escola para acalmar os alunos.

22 TIRANDO DÚVIDAS 8) A questão-exemplo será registrada no gabarito?
Não. A questão-exemplo figura na prova como um momento dado aos alunos para exercitar a forma correta de marcar o gabarito. O aplicador deverá ser orientado durante a formação que a questão-exemplo não poderá ser registrada nos campos reservados ao gabarito na capa da prova.

23 TIRANDO DÚVIDAS 9) O que significa o código existente em cada item?
Os itens são elaborados, partindo-se da Matriz de Referência, por uma equipe técnica capacitada para este fim. O planejamento de um instrumento de avaliação envolve um pré-teste em que os itens são testados e analisados. Para este procedimento, são necessários vários itens de cada descritor. Para cada item elaborado é definido um código que traz a especificação do elaborador, representado pela sigla UFC, a área do conhecimento (Língua Portuguesa ou Matemática), o número do descritor ao qual pertence (1, 2, 3, 4 etc) e o número do item (item 1, 2, 3, 4 etc). Portanto, o item que possui um código UFCLP 601 é o item 1, de Língua Portuguesa, do descritor 6.

24 TIRANDO DÚVIDAS 10) Por que a prova contém 22 questões? Não poderia ser menor? Considerando as especificidades dos alunos do 3º, 4º e 5º ano, em 2012 as Provinhas para estes anos foram acrescidas de mais dois itens, passando a ter 22 itens, tornando-se com a mesma quantidade de itens do teste do SPAECE 5º ano. A provinha é elaborada de acordo com os descritores das Matrizes de Referências do Ceará. Esses descritores representam as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática que os alunos devem desenvolver no 3º, 4º e 5º ano. Os descritores utilizados nesta avaliação em Língua Portuguesa são de 11 e em Matemática de 14 ou 16. Portanto, o mínimo de questões que estas Provinhas poderiam ter era 11, já que cada uma pretende avaliar uma única habilidade.

25 TIRANDO DÚVIDAS 10) Por que a prova contém 22 questões? Não poderia ser menor? (continuação) Para cada descritor mais elementar da matriz há somente um item que avalia a habilidade a qual ele representa. Já os descritores mais complexos, são avaliados com dois e até três itens na avaliação. Caso fizéssemos uma prova menor, teríamos uma prova com menos informações acerca da aprendizagem dos alunos. A a quantidade de itens por descritor pode variar de um ano para outro, tanto em Língua Portuguesa, como em Matemática.

26 TIRANDO DÚVIDAS 13) A provinha tem um tempo limite para ser finalizada? Não. A nossa orientação é que sejam respeitados os tempos diferenciados dos alunos. O aplicador deverá ser orientado a não apressar o término da prova e esperar até que o último aluno termine sua atividade.

27 TIRANDO DÚVIDAS 14) O que fazer quando os alunos começarem a dizer que terminaram a prova? Há algumas estratégias que poderão ser acordadas com a escola para o dia da aplicação, por exemplo: disponibilizar a sala de leitura para que os alunos possam ser levados para lá ao final da prova. Outra estratégia é solicitar que os alunos pintem as figuras contidas na prova. O importante é não deixar o restante da turma dispersar-se.

28 TIRANDO DÚVIDAS 15) Há alguma orientação para o número máximo ou mínimo de alunos por sala? Não, a Provinha deve ser aplicada para todos os alunos da turma concomitantemente. Na versão de 2012, também não há recomendação quanto ao número mínimo ou máximo em cada sala. Vale, entretanto, lembrar que nas salas numerosas deve-se garantir a presença de dois aplicadores.

29 TIRANDO DÚVIDAS 16) Todos os alunos da turma multisseriada participarão da atividade? Não. Só participarão da Provinha os alunos que estão matriculados no 3º, 4º e 5º ano. Lembrando que para cada ano/série existe uma Provinha específica. Os demais alunos deverão ter suas atividades normais no dia da aplicação.

30 OS PASSOS PARA UMA BOA APLICAÇÃO
O contato prévio com a direção da escola é imprescindível. O diretor precisará saber qual a data da aplicação para que prepare o ambiente para esse dia. Alguns pontos podem ser sugeridos e acordados com a direção da escola, tais como: a) Fazer uma reunião antes com os funcionários e professores para explicar a importância da aplicação da provinha PAIC. b) Fazer uma reunião com os alunos com o intuito de conscientizá-los sobre a importância da Provinha. c) Fazer uma reunião com os pais para explicar a importância da aplicação da Provinha. d) Fazer uma acolhida aos alunos antes da aplicação.

31 OS PASSOS PARA UMA BOA APLICAÇÃO
e) Estabelecer que, no dia da aplicação, não haverá recreio para toda a escola. f) Aplicar a Provinha no primeiro horário, com tolerância de meia hora. g) O professor deverá receber o aplicador com educação e respeito. h) Mandar, um dia antes, um bilhete para os pais avisando sobre a aplicação da Provinha. i) Fornecer lápis e borracha para os alunos. j) Envolver a comunidade escolar.


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DO PROTOCOLO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google