A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ativação, ansiedade e estresse

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ativação, ansiedade e estresse"— Transcrição da apresentação:

1 Ativação, ansiedade e estresse

2 Ativação Definição: é uma preparação fisiológica e psicológica geral, variando em um continuum de sono profundo a uma intensa agitação.

3 Ativação Definição 2: é uma mistura de atividades fisiológicas e psicológica em uma pessoa e refere-se às dimensões de intensidade de motivação em um determinado momento.

4 Ativação A ativação não está automaticamente associada a eventos agradáveis ou desagradáveis: - Euforia: Ao saber que ganhou 3 milhões na Megasena, você ficará altamente ativado, eufórico. - Ansiedade: a possibilidade de ser condenado e expulso da PM, deixará o réu extremamente agitado.

5 Ansiedade Definição: é um estado emocional negativo, caracterizado por nervosismo, preocupação e apreensão, associado à ativição ou agitação do corpo.

6 Ansiedade É a somatória de aspectos de pensamento e físicos:
- Ansiedade cognitiva: expectativa de um resultado ruim, com ideação negativa; - Ansiedade somática: é o grau de ativação física percebida.

7 Ansiedade - estado É um estado emocional temporário, em constante variação, com sentimentos de apreensão e tensão conscientemente percebidos, associados com a ativação do sistema nervoso autônomo. Ex: Antes do jogo, atleta está levemente ansioso. Ao bater um penalti, sua ansiedade aumenta.

8 Ansiedade – traço: É uma tendência comportamental de perceber como ameaçadoras circunstâncias objetivamente não perigosas, e de responder a elas com ansiedade- estado desproporcional.

9 Ansiedade – traço: As pessoas com um elevado traço de ansiedade geralmente têm mais estados de ansiedade em situações de avaliação, e em situações altamente competitivas do que as pessoas com um traço de ansiedade mais baixo.

10 Relação entre ansiedade–traço e ansiedade–estado:
Pesquisas mostram: quem obtêm escores altos nas medidas de ansiedade-traço também experimentam mais ansiedade-estado em situações de avaliação e altamente competitivas

11 Relação entre ansiedade–traço e ansiedade–estado:
Porém, repetidas experiências em uma determinada situação podem fazer o indivíduo não perceber uma ameaça e a elevada ansiedade–estado correspondente.

12 Relação entre ansiedade–traço e ansiedade–estado:
Pessoas podem usar técnicas e controle da ansiedade.

13 Relação entre ansiedade–traço e ansiedade–estado:
Conhecer o nível de ansiedade – traço é útil para prever como ela reagirá à competição, à avaliação e às condições ameaçadoras.

14 Estresse: Definição: é a acumulação de pressões normais e anormais do dia-a-dia que testam a capacidade do indivíduo de conviver com ela. A tensão é uma ação acoplada do corpo e da mente envolvendo a avaliação de uma ameaça e um ajuste imediato de resposta.

15 Estresse: O mecanismo de disparo da tensão é a percepção individual da ameaça, não um acontecimento. A percepção é modificada pelo temperamento e pela experiência.

16 Estresse: Cada um responde às ameaças externas a seu modo, dependendo do nível anterior de agitação e habilidade de adaptação. Um estado de estresse adequado ajuda o indivíduo a se adaptar. No entanto, uma situação de estresse inadequado não tem propósito útil e pode levar a uma doença.

17 Estresse: São considerados agentes do estresse: divórcio, morte de pessoa amada, perda de posses pessoais, doença, etc. Mas os verdadeiros agentes são o medo do divórcio, o medo da perda de posses pessoais, o medo de contrair doenças. Mesmo a própria morte iminente não é tão ameaçadora como o medo de morrer.

18 Estresse: Assim, quanto maior a ansiedade, a insegurança, a fragilidade na personalidade, a paranóia,a falta de recursos de inteligência cognitiva e emocional para gerenciar os conflitos e pressões do dia-a-dia, maior a propensão ao estresse.

19 Estresse: Sinais e sintomas físicos e emocionais que surgem imediatamente após evento percebido como tensionante: - taquicardia; - sudorese; - tensão muscular; -ansiedade; - acidez estomacal; - alteração perceptiva (positiva ou negativa); - confusão mental e emocional.

20 Estresse: Sinais e sintomas físicos e emocionais que se manifestam com a permanência da tensão: - Insônia; - falta de apetite; - irritabilidade; - gastrite; - dores musculares; - deficiência imunológica.

21 Estresse: Sinais e sintomas físicos e emocionais que se instalam quando a tensão permanece por longo tempo: - agressividade; - esgotamento; - depressão; - doenças oportunistas: gripes, inflamações; - aumento no colesterol; - problemas cardíacos; - queda de cabelos; - envelhecimento precoce.

22 Estresse: Profissões mais estressantes na inglaterra, segundo pesquisa do Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade Manchester: 1ª- Mineiro: 8,3; 2ª- Policial: 7,7; 3ª- Guarda penitenciário: 7,5; 4ª- Piloto de avião: 7,5; 5ª- Jornalista: 7,5; 6ª- Publicitário: 7,3; 7ª- Dentista: 7,3; 8ª- Médico: 6,8. (Revista VEJA, 09AGO95)


Carregar ppt "Ativação, ansiedade e estresse"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google