A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática."— Transcrição da apresentação:

1 Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática

2 Propostas Curriculares e PCNs Aspectos importantes: Matemática no cotidiano; Formação do cidadão; Desafiar os alunos a encontrar soluções para questões que encontram na vida diária. Estabelecer conexões (conteúdos já construídos e o que precisa aprender).

3 Propostas Curriculares e PCNs Formas de Ensinar Matemática: “Decorebas” é pouco valorizada; Aproveitar a interação entre alunos; Professor como medidor, organizador, consultor do conhecimento matemático e o aluno como agente da construção do conhecimento.

4 Maneiras de Ensinar Matemática: não há receitas mágicas Resolução de Problemas; História da Matemática; Novas Tecnologias; Jogos.

5 Blocos temáticos: Eixos norteadores Números; Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação

6 Objetivos gerais do Ensino da Matemática: os alunos capazes de: Compreender que os conteúdos matemáticos são meios para entender a realidade; Utilizar os conceitos para investigar e responder questões de sua curiosidade; Estabelecer conexões entre aspectos e conceitos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e forma, ao tratamento das informações;

7 Objetivos gerais do Ensino da Matemática: os alunos capazes de: Resolver situações-problema a partir de interpretação de enunciados orais e escritos; Desenvolver procedimento para planejar, executar, checar soluções (hipótese), comunicar resultados; Comunicar-se matematicamente;

8 Importância do trabalho em grupo: Cria proposta de aula diferente; Criação de laços afetivos, interação saudável entre os alunos e também ao professor; Cooperação (incorporar idéias) para busca de soluções; Habilidade de se expressar e compreender o pensamento do colega;

9 Blocos temáticos: Eixos norteadores Números; Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação

10 Números Para a primeira série: Números naturais (N) e o Sistema de numeração decimal Utilizar os números para expressar quantidade de elementos e sequência; Estratégias para quantificar elementos de uma coleção (contagem, formar pares, agrupamentos, estimativas); Contar em escalas de 1 em 1...., 10 em 10. Ler e escrever, comparar e ordenar números; Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado. Escrita numérica, quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles; Números cardinais e ordinais (contextualização)

11 Números Para a segunda série: Números naturais (N) e o Sistema de numeração decimal Ler e escrever, comparar e ordenar números; Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado; Perceber a grandeza de um número pela quantidade de algarismos e pelos valores posicionais que cada um possui dentro do número.

12 Números Para a terceira série: Números naturais (N) e Racionais (R) Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número natural dado de qualquer grandeza; Reconhecer números naturais e números racionais no contexto diário (jornais, revistas, filmes, comércio); Ler números racionais de uso frequente na sua representação fracionária e decimal; Reconhecer as regras do sistema de numeração decimal,

13 Números Para a quarta série: Números naturais (N) Compreender e utilizar as regras do sistema de numeração decimal; Reconhecer e representar os números racionais; Escrever e comparar (leitura e representação) do números racionais na forma decimal (com vírgula) e fracionária; Identificar e produzir frações equivalentes. Algarismos romanos.

14 Atividades envolvendo números Rodas de contagem para identificar a quantidade; Formar coleções (figurinhas, adesivos, lacres, botões); Situações que possam diferenciar o significado do número: quantificar, ordenar; Comparação entre duas coleções; Situar pessoas ou objetos: ordenar, identificar a posição; Jogos de trilha com avanço de certo número de casas; Jogos de trocas de coleções (moedas, figurinhas); Construção de cartazes numéricos com dados da sala ou quadros cortados de jornais e revistas para ordenar e comparar os números; Completar um texto utilizando números.

15 Tratamento da Informação Para a primeira série: Noções de estatística Coletar e organizar informações, por meio de registros pessoais (idade, número de irmãos, meses de nascimento, esportes preferidos); Ler e interpretar tabelas simples; Ler e compreender gráficos de colunas.

16 Tratamento da Informação Para a segunda série: Noções de estatística Ler e interpretar tabelas simples; Ler e compreender gráficos de colunas. Produção de texto a partir da interpretação de gráficos e tabelas.

17 Tratamento da Informação Para a terceira série: Noções de estatística Resolver situações-problema com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e gráficos de colunas; Interpretar gráficos e tabelas com base em informações contidas em textos jornalísticos, científicos e outros.

18 Tratamento da Informação Para a quarta série: Noções de estatística Resolver problemas com dados apresentados de maneira organizada por meio de tabelas simples e gráfico de colunas e barras; Construir gráficos e tabelas contidas em textos jornalísticos e científicos; Identificar as possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção utilizando estratégias pessoais.

19 Atividades envolvendo Tratamento da Informação Leitura e discussão sobre dados relacionados á saúde, educação, cultura, lazer, alimentação, meteorologia, pesquisa de opinião, entre outros, organizados em tabelas e gráficos (barra, setores, linhas, pictóricos) da mídia; Organização de pesquisas com os alunos: preferências, dados físicos, ente outros; Preparação e simulação de jornal em que os alunos constroem tabelas para divulgar as informações de assuntos coletados por eles.


Carregar ppt "Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental Rosebelly Nunes Marques Depto. de Didática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google