A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia e Ciência Aula 1. Abordagem científica O que torna a abordagem científica diferente da abordagem do senso comum? Intuição: aceitação sem questionamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia e Ciência Aula 1. Abordagem científica O que torna a abordagem científica diferente da abordagem do senso comum? Intuição: aceitação sem questionamento."— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia e Ciência Aula 1

2 Abordagem científica O que torna a abordagem científica diferente da abordagem do senso comum? Intuição: aceitação sem questionamento do seu próprio julgamento ou de um único relato de experiência de outro sobre o mundo. Correlação ilusória: Viés cognitivo que ocorre quando relacionamos dois eventos que ocorrem juntos mas que não tem relação causal. Ex: adotar uma criança e engravidar. Autoridade: é mais fácil acreditarmos em alguém que tem credibilidade (homem bom,com prestigio, respeitável) do que em alguém desmoralizado. No entanto, algumas declarações destas “boas pessoas” não podem não ser verdade.

3 Ceticismo Os cientistas não aceitam, com base em crença e em autoridade, os pronunciamentos de uma pessoa, independentemente do prestigio e da autoridade. A essência do método científico consiste na insistência de que todas as proposições sejam submetidas a um teste empírico, ou seja, que as proposições sejam testadas pela observação e experimentação. Primeiro: Uma idéia deve ser estudada em condições que permitam confirmação ou refutação. Segundo: a pesquisa é realizada de maneira que possa ser observada, avaliada e replicada por outros. Quanto mais o leitor aprender sobre o método científico, mais cético se tornará quanto às afirmações das pessoas em geral e até dos cientistas.

4 Ciência e Senso comum Para o senso comum não há necessidade de explicar os princípios que estão por trás de suas descobertas. Já a ciência procura explicações controláveis e sistemáticas sobre os fatos. Diante de fatos contraditórios a ciência propõem experimentos para encontrar a verdade, o senso comum aceita que alguns escolham um lado, outros escolham outro lado.

5 Objetivos da Ciência Descrição do Comportamento: através da observação, descrever como os eventos estão relacionados. Predição do comportamento: observando-se a regularidade entre dois eventos antecipar a ocorrência de eventos. Determinação das causas do comportamento: ex, ver filmes violentos aumenta comportamento agressivo em crianças Explicação do comportamento: ex, teorias explicativas da agressão: imitação, frustração, excitabilidade.

6 Pesquisa Básica e Aplicada Pesquisa Básica: visa responder a questões fundamentais sobre a natureza do comportamento. Estuda fenômenos como cognição, percepção, emoção, aprendizagem, motivação, psicobiologia, desenvolvimento, agressão, comportamento social, etc. Pesquisa Aplicada: é realizada para examinar questões relativas a problemas práticos e suas potenciais soluções. Ex: avaliação de programas (de aprendizagem, de alfabetização, de psicoterapia) As duas formas de pesquisa se retroalimentam.

7 Ciência É a busca da ordem e da uniformidade de relações, sujeitas às leis, entre os fatos da natureza. É a disposição para lidar com os fatos e não com a opinião que alguém tem sobre eles. Os dados subsistem, os homens não (Skinner). Fazer ciência (ou o que o cientista faz) é produzir conhecimento no sentido de chegar a novas descobertas. A possibilidade de testar e refutar hipóteses caracteriza o procedimento do cientista.

8 Conceituação da ciência Conjunto de hipóteses e teorias resolvidas e a resolver Possui um objeto próprio de investigação, que possa ser descrito e explicado Possui um método científico

9 Filosofia e Ciência À Filosofia cabe refletir sobre os fenômenos, criticá-los, Problematizar, analisar repensar, questionar, duvidar do já sabido, do aceito, do estabelecido: estas são as ações dos filósofos. A filosofia não tem, nem almeja ter um método suscetível de teste. Para o filósofo, a verdade é um jogo e não uma apropriação de saberes. Não cabe ao filósofo do método científico decidir qual o método mais adequado, nem tampouco ensinar ou propor procedimentos metodológicos. Seu objetivo não é a própria pesquisa cientifica, mas as atitudes e os pressupostos filosóficos que estão por detrás da adoção do (s) método (s) científico (s).

10 Método indutivo Observa-se a natureza e com os dados obtidos parte-se para a generalização. Pela indução obtém-se uma lei geral a partir de um grande número de fatos constatados. A indução é a posteriori, ou seja, obtida após a observação empírica. Ex: teoria da evolução

11 Método Dedutivo A dedução é a priori, portanto o raciocínio dedutivo é uma operação pela qual se aceita uma premissa como verdadeira. As premissas são elaboradas através da razão A teoria precede a coleta dos dados Ex: Teoria da Relatividade de Einstein As ciências naturais não são nem exclusivamente dedutivas e nem exclusivamente indutivas

12 Método indutivo-experimental Este é o método utilizado nas ciências naturais. A indução deve ser guiada por uma teoria aceita na prática científica real. Levantam-se hipóteses e a partir destas as experiências são conduzidas. A experimentação é uma interrogação feita à natureza. Não bastam observações atentas e numerosas; observar tudo é impraticável; é preciso haver uma teoria que guie e acolha o fato observado.

13 Leis científicas As leis cientificas estabelecem relações entre dois fenômenos. São enunciados universais. A lei, além de permitir a previsão, torna a natureza inteligível porque encadeia os fenômenos em uma linguagem lógico-matemática. Toda lei deverá ser suscetível de reformulação ou refutação, pois ela sempre proíbe a ocorrência de algo. Se ela valer absolutamente para todos os casos não é uma lei cientifica.

14 Status científico de uma teoria Replicabilidade: é a possibilidade de se realizar novamente a pesquisa, com a mesma metodologia Fidedignidade: a descoberta reflete de fato a realidade. Generalidade: os resultados podem ser utilizados para explicar o fenômeno em condições naturais, além dos limites da pesquisa. Falseabilidade: o conhecimento não é definitivo e nem único, é passível de erro, sendo apenas mais um degrau na construção do saber.

15 Teorias científicas As teorias científicas reagrupam e representam as leis de modo sintético e simples. Elas contêm termos teóricos, que estão relacionados à observação direta e que são denominados Constructos. Elas possibilitam a descoberta de novos fatos e leis, porque geram hipóteses. Todas as teorias científicas precisam ser validadas através do método científico.

16 Paradigmas da ciência Toda ciência tem seus paradigmas, que são teorias, fatos, noções científicas aceitas na prática científica real; são modelos de onde nascem as tradições coerentes e específicas da pesquisa científica. A ciência permanece em situação de crise, pois esta situação é benéfica para sua renovação. Quando se dá a rejeição parcial ou total de um paradigma e o novo é aceito a ciência entra num período de revolução. As teorias de Copérnico, Galileu, Darwin, Eienstein representaram revoluções científicas.

17 Psicologia e Ciência Área do conhecimento que investiga o comportamento humano, criando teorias e testando-as através do método científico.

18 Método Científico É um caminho, um conjunto de regras e procedimentos comuns a varias ciências, que permitem obter explicações, descrições e compreensão do fenômeno estudado. Na linguagem científica os termos somente podem ser introduzidos mediante uma definição operacional (recorte da realidade e uso da teoria)

19 Características do Método Científico Verificação Empírica: construtos observáveis direta ou indiretamente, mensuráveis. Definição Operacional: conceitos utilizados devem claros e precisos. Observação Controlada: garantir a forma, como o instrumento utilizado e a influência do pesquisador na coleta de dados. Generalização estatística: é a condição de se estender a validade do conhecimento descoberto

20 Características de um bom cientista Arrogante no método e humilde na fé que tem no seu conhecimento Busca contínua de uma explicação e rejeição de explicações prematuras: melhor ficar sem um explicação do que aceitar uma inadequada. Ortodoxia da teimosia: um novo ponto de vista requer confirmação através de evidências científicas.

21 Descoberta Acidental - Serendipity É uma importante qualidade do pesquisador. É ter a mente preparada. Estar atento para os fatos. Ex: Fleming e a descoberta da penicilina.

22 O que é fazer Pesquisa... então Fazer pesquisa é ter um problema de pesquisa e Utilizar o método científico para investigar este problema

23 Referencias Bibliográficas Araújo, I. L. (1998). A Ciência, seu método, suas limitações e breve histórico. Pag 13-35. Introdução à Filosofia da Ciência. Editora da UFPR, Curitiba. Brachrach, A. J. Introdução. Pág 1-17. Introdução à Pesquisa psicológica. Herder, 1969 Cozby, P. (2003). Estudo Científico do Comportamento. Pág. 15-28. Métodos de pesquisa em Ciências do Comportamento. Atlas.


Carregar ppt "Psicologia e Ciência Aula 1. Abordagem científica O que torna a abordagem científica diferente da abordagem do senso comum? Intuição: aceitação sem questionamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google