A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PONTES, J. F. Departamento de Fisioterapia -DFST/UFRN, Natal-2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PONTES, J. F. Departamento de Fisioterapia -DFST/UFRN, Natal-2011."— Transcrição da apresentação:

1 PONTES, J. F. Departamento de Fisioterapia -DFST/UFRN, Natal-2011.

2 Parthenon, Grécia Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino A palavra entusiasmo vem do grego e significa "ter um deus dentro de si".

3 A pessoa entusiasmada era aquela "preenchida" por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino

4 Assim, se você fosse entusiasmado por Deméter (deusa da agricultura, chamada Ceres na mitologia romana) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante. Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino

5 Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, "abrigar um deus em si“! Foto: Nuno Miguel da Silva, 2009. Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino

6 Teatro Grego. Texto by: Eliana Goldfarb Cyrino Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados. Se entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo...

7 Foi com entusiasmo que participei da criação da Unidade Especializada de Santa Cruz-RN e, conjuntamente com a profª Rosemary Araújo Monteiro, pude organizar o currículo de graduação em Fisioterapia. Documentos oficiais: Portaria 075/08-R de 22/02/2008; Estatuto da UFRN, p.13, sessão 03.

8 Mas com base em que modelo de curso pensamos o curso de graduação da FACISA?

9 PONTES, J F. O fisioterapeuta: sua formação e os indícios de uma prática educativa, IP/USP 2004. Com base nas minhas pesquisas de doutoramento; Entrevistei 31 professores e selecionei 19 deles, das 8 universidades federais com o curso de Fisioterapia na época. Sendo: 1 da UFRJ, 2 da UFJF, 2 da UFRN, 2 da UFSM, 3 da UFMG, 3 da UFPB, 3 da UFPE e 3 da FSCar. Este corpus constituiu cinco personagens: 1) o lúcido, 2) o revolucionário, 3) o prático, 4) o futurista e 5) o alienado.

10 Com quais dos personagem você se identifica? Os Lúcidos são ponderados, envolvem-se com os orgãos de classe sem ser muito combativos, participam de pesquisas científicas e difulgam a Fisioterapia enquanto ciência. Os Revolucionários são combativos, têm dificuldade de relacionamento com os colegas, queixam-se da competitividade do mercado de trabalho e cobram da universidade maior qualidade de ensino. "O ator é um eterno dar-se: é o fazer e o dizer". (CIAMPA, 1993)

11 Com quais dos personagem você se identifica? Os práticos valorizam sua especificidade de atuação como fisioterapeutas e buscam o máximo de aperfeiçoamento. Não estão preocupados com as questões da categoria e creditam à experiência (anos de prática) sua competência profissional. Os futuristas não têm muita experiência e buscam mais status na profissão através da pós- graduação, como um modo de validação da sua posição social. Acreditam no sucesso que a Fisioterapia pode conseguir num futuro próximo e lutam por melhores salários.

12 Com quais dos personagem você se identifica? Os alienados exercem o papel de fisioterapeuta como se a profissão não tivesse evoluído em relação às prescrições de atuação que receberam no curso de graduação. Para eles somos técnicos com um lugar garantido na equipe de saúde. "O ator é um eterno dar-se: é o fazer e o dizer". (CIAMPA, 1993)

13

14

15

16 Com base na legislação vigente: Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS: caminhos para a Educação Permanente em Saúde. Ministério da Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Brasília, 2004 – Série C. Projetos, Programas e Relatórios. Portaria n. 2.101 de 03/11/05 que instituiu o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-saúde, para os cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia. Portaria n. 3.019 de 26/11/07 que instituiu o Pró-saúde para demais cursos da área da saúde. Portaria Interministerial n. 1.802 de 26 de agosto de 2008, que institui o PET Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde.

17 Obrigada! jqpontes@yahoo.com.br Departamento de Fisioterapia DFST/UFRN Fone: 84-3342-2025 Foto: José Venturelli, 2006.


Carregar ppt "PONTES, J. F. Departamento de Fisioterapia -DFST/UFRN, Natal-2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google