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SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.

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1 SEBRAE PERNAMBUCO

2 O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora.

3 Desenvolvimento Territorial e o papel da Gestão Municipal (e da governança na sociedade do conhecimento)

4 CONTEXTO Sociedade do conhecimento Inovação e competitividade Importância do capital humano e da cultura da cooperação A organização social do território e o desenvolvimento local

5 CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO: Não é decorrência natural do crescimento econômico DESENVOLVIMENTO É MUDANÇA SOCIAL “Importância do capital humano e social” DESENVOLVIMENTO É MUDANÇA POLÍTICA Novos padrões de organização e de governança DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL: Desenvolvimento das pessoas, de todas as pessoas, das que estão vivas hoje e das gerações futuras.

6 OS NOVOS DESAFIOS DA REALIDADE HOJE EXIGEM UMA ARTICULAÇÃO ORGANIZADA ENTRE O TERRITORIO E OS DEMAIS ATORES MERCADO SOCIEDADE CIVIL ESTADO

7 As políticas econômicas são insuficientes para combater a pobreza e reduzir as desigualdades.

8 O desenvolvimento não depende unicamente do setor público. O desenvolvimento depende de forma decisiva da forma como se organiza o conjunto dos atores sociais em cada território. O desenvolvimento deve ser local/endógeno/territorial.

9 O Desenvolvimento Territorial é uma estratégia intencional, um movimento:

10 Protagonismo social, ator inteligente; Cooperação de atores; Intencionalidade. Confiança no futuro (capital social); Fortalecimento da economia local com melhor integração dos micro e pequenos empresários; Praticas de atitudes Empreendedoras.

11 Um movimento que mobiliza a cidadania e propósitos coletivos:

12 Sociedade civil organizada (nova esfera pública): Conselhos, Fóruns, Pactos, Nova Governança; Informação, inteligência coletiva e TICs: transformadores de mentalidades e atitudes; Lideranças inspiradoras!

13 O novo papel da Gestão Municipal Para além da gestão dos serviços previstos na Constituição:

14 As Prefeituras devem ser mobilizadoras do capital social e da vontade coletiva para Pactos e Agendas de longo prazo! Articuladora de Parcerias Estratégicas! Inspiradora de sonhos viáveis e líder da esperança e de atitudes para um território mais empreendedor e humano!

15 Papel dos Prefeitos e Vereadores Hoje

16 Os prefeitos devem ter uma estratégia de dinamização econômica local; Lei geral e compras governamentais; Mesa de pactuação de fomento produtivo; Os Vereadores Apoiar, Cobrar e Fiscalizar o prefeito; Liderar, Estimular e Orientar as comunidades

17 Atuação em Redes Métodos colaborativos funcionam muito melhor que o individualismo Rede: a nova forma de organização social! Quando olhamos para a vida vemos Redes: organismo humano; ecossistemas; abelhas; enfim o universo é uma teia;

18 Redes: intercâmbio de informações, aprendizagem, empoderamento, criatividade, inovação, ação política cidadã! Estímulo ao empreendedorismo que minimizar ao máximo a cultura do paternalismo Ser um Empreendedor/visionário: ter pactos de médio e longo prazo! Estar em rede!

19 Desenvolvimento local sustentável acontece com:

20 Novos valores, ideias criativas, educação de qualidade, bons projetos, parcerias, articulação das políticas públicas, estímulo à cultura empreendedora, planejamento com visão estratégica, pactos de médio e longo prazo, lideranças visionárias, nova cultura política e recursos para investimento!

21 . O empreendedor é aquele capaz de transformar seu sonho ou ideia em realidade rentável, ou seja, realidade que traz satisfação e lucro

22 Comportamento Empreendedor Busca de informações Busca de oportunidades e iniciativas Persistências Correr riscos calculados Exigência de qualidade e Eficiência

23 Comprometimento Estabelecimento de metas Planejamento e monitoramento sistemático Persuasão e Rede de Contato Independência

24 É insanidade continuar a fazer o que sempre fizemos, desejando obter resultados diferentes.

25 Pedro Marcos Mello de Lira E-mail: plira@pe.sebrae.com.brplira@pe.sebrae.com.br Fone: (87) 3831-1552 End.: Praça Barão do Pajeú, 929 – Centro Serra Talhada


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