A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da."— Transcrição da apresentação:

1 Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da teoria da relevância Caroline Pereira Corrêa, Artigo 170, Letras, Tubarão. Orientador: Prof. Dr. Fábio José Rauen, PPGCL, Tubarão Área do Conhecimento: Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Introdução A disciplina de Didática I pode ser cursada na Universidade do Sul de Santa Catarina de modo presencial ou a distância. Sua oferta on-line no Espaço Virtual de Aprendizagem da Universidade (EVA/Unisul) está baseada em interações escritas. Entre as características do registro escrito, está o fato de não ser possível preencher lacunas de interpretação olhando para gestos, posturas ou para o próprio ambiente físico da interação. Seriam as interações entre alunos e tutores no EVA/Unisul mais explícitas em função dessa constrição de registro? Objetivos Analisar os processos interacionais em trocas comunicativas nas ferramentas do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) a partir da oferta 2008/1 da disciplina Didática I. Metodologia O estudo de caso faz parte do Projeto “Teoria da Relevância II: práticas de leitura e produção textual em contexto escolar”, do Programa de Pós- graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Este projeto pertence ao grupo de pesquisa “Práticas discursivas e tecnologias da linguagem – PRATEC” e à linha de pesquisa “Textualidade e práticas discursivas” desse mesmo Programa. Como os demais trabalhos desse projeto, o presente estudo defende a hipótese operacional de que a aplicação dos níveis representacionais, forma lógica, explicatura e implicatura (SPERBER; WILSON, 1986, 1995; CARSTON, 1988), permite uma descrição empírica e uma explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais de interações comunicativas. O corpus consistiu no conjunto de trinta e nove registros escritos das ferramentas do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) que oportunizam trocas comunicativas para esclarecer questões acadêmicas e administrativas da disciplina. Na primeira etapa da análise, aplicaram-se os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura. Com base nessa análise, os dados foram agrupados, conforme fossem detectadas as estratégias de interação. A hipótese de trabalho foi a de que, constrangidos pelo registro escrito, os atores do processo tenderiam a explicitar lingüisticamente os constituintes da forma lógica dos enunciados das interações. Assim, dito de outro modo, haveria menos espaço para inferências que completariam a forma lógica proposicional dos enunciados (explicaturas), visto que os enunciados, guiados pela relevância, seriam os mais explícitos possíveis. Análise: exemplo simplificado Perguntado por: Aluna – 08/06/2008 06:58 Boa noite professora, não estou conseguindo enviar minha sintaxe... O que devo fazer? Beijos e um ótimo final de semana. Respondido por: Docente – 23/06/2008 13:33 Problemas no sistema e por isso prorrogada o envio da AD2, ATÉ DIA 25/06. CONFIRA COMUNICADO NO MURAL A resposta não foi linguisticamente relevante, porque não responde qual a forma do envio, mas é implicitamente relevante, desde que a aluna faça as seguinte cadeia de suposições S: S1 – A aluna não está conseguindo entregar o avaliação AD2 por problemas no sistema. S2 – O envio da AD2 foi prorrogado até o dia 25/06 na ferramenta avaliação do EVA Unisul por causa de problemas no sistema. S3 – Se S1 e S2, então S4 (por modus ponens conjuntivo). S4 – O problema do sistema foi corrigido. S5 – Se S4, então S6 (por modus ponens). S6 – O envio da AD2 deve ser feito na ferramenta avaliação. Com S6, enfim, a aluna obtém a relevância: ela deve enviar a AD2 até o dia 25/06 na ferramenta avaliação do EVA Unisul. Repare-se que a aluna pergunta pela forma de envio, e a docente responde a causa do problema. Ao indicar a causa, implica que essa causa foi eliminada e que, com a prorrogação, a aluna deve enviar a avaliação da forma conhecida (ferramenta avaliação). Por fim, a docente remete a aluna a conferir o aviso de prorrogação no Mural, que deveria ter sido lido pela aluna antes de postar a pergunta. Conclusões Não somente dados contextuais são necessários para compor as proposições das sentenças enunciadas (as explicaturas), como muitas das conclusões derivadas da interação são obtidas exclusivamente por implicaturas. Desse modo, a hipótese de trabalho foi parcialmente corroborada. O registro escrito, embora exerça constrições que tornam mais explícitas algumas informações, não minimiza o efeito das variáveis pragmáticas da enunciação, sugerindo que elas exercem influência na forma como alunos e docentes compreendem-se nas interações Bibliografia Básica SILVEIRA, Jane Rita Caetano da, FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes. Pragmática e cognição: a textualidade pela relevância. 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002. SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevância: comunicação e cognição. Lisboa: Fundação Galouste Gulbenkian, 2001 [© 1995, 1st ed. 1986]. Apoio Financeiro: Governo do Estado de Santa Catarina e Unisul


Carregar ppt "Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google