A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Utilização de nutrientes na produção da energia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Utilização de nutrientes na produção da energia"— Transcrição da apresentação:

1

2 Utilização de nutrientes na produção da energia

3 Evidências da respiração celular
As células utilizam o oxigénio para retirar a energia contida nos nutrientes e usam a energia na atividade celular, produzindo dióxido de carbono e água. Este processo denomina-se respiração celular. Os nutrientes passam para o sangue através das vilosidades intestinais e o oxigénio atravessa as paredes dos alvéolos pulmonares para o sangue. A energia contida nos nutrientes é libertada na célula em reações em que intervém o oxigénio, produzindo dióxido de carbono e vapor de água. O dióxido de carbono e o vapor de água são transportados pelo sangue venoso até aos pulmões e são expelidos no ar expirado. Constituem evidências da respiração celular.

4 Atividade física e consumo de nutrientes
Aumento do trabalho muscular movimento do corpo produzido pelo aumento de trabalho dos músculos leva a … aumento do consumo de energia. maior consumo de oxigénio e nutrientes.

5 Atividade física e consumo de nutrientes
A quantidade de energia gasta diariamente depende da atividade da pessoa e está relacionada com vários fatores: profissão, estado de saúde, idade, sexo e atividade física. Energia gasta em função da idade.

6 Atividade física e consumo de nutrientes
Gastos energéticos em diferentes atividades.

7 Valor energético dos alimentos
O valor energético ou valor calórico de um alimento é a soma de energia fornecida pelos prótidos, pelos glícidos e pelos lípidos. O valor energético dos alimentos exprime-se em quilocalorias ou quilojoules (1kcal = 4 kj).

8 Valor energético dos alimentos
Uma sopa, frango assado com arroz de tomate, salada, pão, laranja e água têm 600 calorias, aproximadamente. Um hambúrguer, um pacote de batatas fritas, um pacote de ketchup, um gelado de caramelo e um refrigerante de “cola” têm 1300 calorias, aproximadamente.

9 Importância de ser um consumidor informado
O consumidor informado analisa e critica a publicidade, lê sempre o rótulo e escolhe produtos que não prejudicam a sua saúde. Os rótulos dos alimentos devem informar o consumidor acerca do valor energético dos nutrientes que contém.

10 Importância de ser um consumidor informado
Deve ter-se sempre em atenção as indicações constantes do rótulo dos alimentos .

11 Aprendi?! Pára e pensa! O que entendes por respiração celular?
Indica três sistemas do organismo que contribuem para a respiração celular. Indica duas evidências da respiração celular. Que relação existe entre atividade física e consumo de nutrientes? Como se exprime o valor energético dos alimentos?


Carregar ppt "Utilização de nutrientes na produção da energia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google