A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica"— Transcrição da apresentação:

1 Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica

2 Agentes internos do relevo
Abalo Sísmico Vulcanismo Tectonismo (dobras e falhas)

3 DOBRAS As dobras, chamadas também de dobramentos, se constituem a partir de gigantescas pressões que acontecem de maneira horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas de composições mais frágeis, como por exemplo, as sedimentares, esse fenômeno propicia o enrugamento do relevo. 

4 Falhas As falhas, ou falhamentos, são formadas a partir de movimentos provocados por enormes pressões que sucedem de maneira vertical , exercendo uma grande força sobre rochas mais sólidas e rígidas, como por exemplo, as cristalinas. 

5 Falha de San Andreas A Falha de Santo André ou Falha de San Andreas  é uma falha geológica  que se prolonga por cerca de 1290 km através da Califórnia. A falha de San Andreas marca um limite entre a Placa do Pacífico e a Placa Norte-americana. É uma falha famosa por produzir grandes e devastadores sismos, como o sismo de São Francisco de 1906 que destruiu a cidade.

6 Agentes externos do relevo
Erosão eólica Erosão fluvial Erosão pluvial Erosão marinha Erosão antropogenética Erosão glacial intemperismo

7 Erosão glacial (geleiras)

8 Fiorde É uma grande entrada do mar em volta de altas montanhas rochosas Os fiordes formaram-se, originalmente, devido a ação de imensas placas de gelo chamadas geleiras, ou glaciares, que se movimentam em rumo ao mar como se fossem grandes rios congelados.

9 Morainas Neve e sedimentos das rochas que são levados pelos blocos de gelo e que ficam acumulados nos sopés das montanhas formam as morainas. Morainas

10 Erosão pluvial (chuva)

11 Ravina, boçoroca ou voçoroca
 É um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo.

12 Diferença entre ravina e voçoroca
A diferenciação entre ravinas e voçorocas é basicamente de caráter dimensional , sendo que as ravinas geralmente possuem largura e profundidade de até 50 cm ou permitem que uma criança de 7 anos de idade pule-a transversalmente . Por outro lado, a manifestação da forma mais agressiva de erosão, as voçorocas, mobiliza vários metros cúbicos de solo em pouco tempo, destruindo terras cultiváveis e/ou cultivadas, equipamentos urbanos e obras civis , além de conduzir boa parte do material removido aos cursos d’água, propiciando condições de enchentes e outras avarias devido ao processo de assoreamento dos cursos d’água.

13 Ravina Voçoroca

14 Erosão marinha

15 Tômbolo  É um acidente geográfico no qual uma ilha é unida ao continente por uma estreita trilha de terra (barra) resultante do acúmulo de sedimentos (areia, terra).

16 Restinga Acumulação de areia e seixos que forma uma barra à entrada da baía. restinga

17 Falésias É uma forma geográfica litoral, caracterizada por um abrupto encontro da terra com o mar. Formam-se escarpas na vertical que terminam ao nível do mar e encontram-se permanentemente sob a ação erosiva do mar. Torres

18

19 Erosão fluvial (rios)

20 Foz em delta Delta - Foz de um rio em que este, por trazer consigo muitos sedimentos (areia e terra) e perder velocidade, se espalha em muitos cursos de água ao entrar no mar. Podem ter aspectos muito diferentes.

21 Foz em estuário A foz em estuário apresenta uma só boca ou canal pelo qual o rio deságua

22 Foz em estuário Foz em delta

23 Estrutura Geológica Crátons ( escudos e plataforma)
Bacias Sedimentares Dobramentos Modernos

24 Crátons e Bacia Sedimentar

25 Dobramentos Modernos

26 Estrutura geológica do Brasil

27 Camadas do solo O A B C

28

29 FIM !!!


Carregar ppt "Relevo Agentes internos e externos Estrutura Geológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google