Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAmadeu Pinho da Cunha Alterado mais de 9 anos atrás
1
Prefeitura Municipal de Resende Secretaria Municipal de Educação de Resende Instituto da Educação do Município de Resende PROGRAMA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
2
Prefeitura Municipal de Resende José Rechuan Junior Prefeito – José Rechuan Junior – Noel de Oliveira Vice-Prefeito – Noel de Oliveira Rosaly Gonçalves Costa de Azevedo Secretária Municipal de Educação – Rosaly Gonçalves Costa de Azevedo José Marques da Fonseca Junior Presidente do Instituto da Educação do Município de Resende – EDUCAR – José Marques da Fonseca Junior
3
Representantes do Programa de Educação Fiscal do Município de Resende Marilene de Souza Duarte Mara Cristina de Oliveira Gama
4
Educadores Priscila Martins Lunardi Rosalva Balbino da Costa
5
Regulamentação Termo de Compromisso, em 04/01/2008; Resolução nº 005/12-11-2009, onde nomeia o Grupo de Trabalho; Implementação da Lei nº 2.826/03-05-2011, onde institui o Programa Municipal de Educação Fiscal.
6
TRAJETÓRIA Foi dado início às atividades do Programa com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Getúlio Vargas, tendo como fundamento o repensar em nossas atitudes, em uma perspectiva mais humana, propiciando a inclusão social com vistas ao momento histórico em que vivemos. “Não podemos continuar com este modelo de educação, que vem excluindo nossos alunos. Precisamos inseri-los neste mundo de grandes mudanças, há a necessidade de que em todas as séries os alunos estejam incluídos nos novos saberes.” ( Marilene e Mara)
7
Trajetória 2011: Trabalho desenvolvido com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, da E.M. Abrahão Hermano Ribenboim, através da Conservação do Ambiente Escolar e o Respeito ao Outro (A coisa pública tem dono); Foram desenvolvidas atividades sobre Impostos (como o imposto é revertido para o dia a dia dos alunos) com o 5º ano do Ensino Fundamental, do C.M. Getúlio Vargas.
8
2012 Trabalhando a questão da Cidadania e Orçamento Familiar: AABB Comunidade (110 alunos); C.M. Getúlio Vargas (300 alunos EF e 105 alunos EJA); E.M. Abrahão Hermano (750 alunos); E.M. Bairro Cabral (87 alunos EJA); E.M. Dona Mariúcha (95 alunos EJA); E.M. Noel de Carvalho (113 alunos EJA); E.M. Professor Carlinhos (53 alunos EJA); E.M. Júlio Verne (54 alunos Proeja FIC). TOTAL: 1.667 alunos assistidos.
9
2012 1º Encontro Intermunicipal do Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Sul Fluminense; Formação dos Conselheiros Escolares; Formação pela Escola; Curso de Capacitação SIGPC – Prestação de Contas On Line FNDE; Monitoramento e acompanhamento das ações dos Conselhos do FUNDEB e Merenda Escolar; Acompanhamento, avaliação e fiscalização nas ações do Transporte Escolar; Inclusão das crianças/ alunos menores de 18 anos como Conselheiros Consultivos nos Conselhos Escolares.
10
Conquista Aumento do nº de profissionais (educadores) para atender a demanda das Unidades Escolares. Aumento de 60 % dos alunos assistidos entre 2011 e 2012. Premiações: Gestor do Ano, Peça Teatral, Desenho e Frase; Adicional de Qualificação e Jornada Dupla para os educadores.
11
Para 2013 Trabalhar a questão da Cidadania e Orçamento Familiar na Escola Augusto de Carvalho (3º ano EF).
12
Trabalhos em andamento
13
Economia Familiar Escola Municipal Abrahão Hermano Ribenboim
14
Parcerias PEF - RJ MEC – FNDE GAFCE – RJ UFRRJ – RJ UFSCAR - SP
15
“ GENTE VALE MAIS QUE DINHEIRO.” “ O EXEMPLO ‘FALA’ MAIS QUE MIL DISCURSOS.”
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.