A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO."— Transcrição da apresentação:

1 REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO

2 40% dos idosos com 65 anos ou mais requerem algum auxílio na realização das atividades instrumentais de vida diária - AIVD; Média de 10% necessita de auxílio para atividades básicas de vida diária - ABVD. (RAUTH, 2005)

3 Necessidade de mecanismos de apoio às famílias na atenção e cuidados aos idosos = ação compartilhada entre família, sociedade e Estado. Artigo 230 da CF (19988): “a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhe o direito à vida.”

4 CONCEITO Rede de apoio social: Vinculado às relações de troca, que implicam em obrigações recíprocas e laços de dependência mútua. Possui a a idéia de pontos conectados por fios, de modo a formar uma teia. Contribuem para proteção e garantia dos direitos ao idoso

5 Os sistemas de suporte são fundamentais no atendimento à população idosa; Consideram-se o aspecto formal e informal

6 FORMAIS: compreendem os serviços de atendimento ao idoso que incluem; Políticas Públicas; serviços à saúde, serviços sociais, instituições jurídicas, previdência; hospitais, atendimento domiciliar, centros de cuidados diurnos, hospital-dia, centro dia, instituições de longa permanência e programas formais de capacitação de pessoal voltados ao atendimento da população com o Programa Nacional de Cuidadores. ( LEMOS E MEDEIROS, 2006)

7 INFORMAIS: Relações marcadas pela “espontaneidade e reciprocidade” que auxiliam o idoso a manter os vínculos e proporcionar bem-estar. referem-se ao relacionamento entre os familiares, comunidade, amigos e vizinhos, em que se reúnem ações de ações de referência, informação, orientação e encaminhamento, incluindo os serviços de suporte social informal e no formal estão inclusos nas ações voltadas à inclusão/proteção social. ( LEMOS E MEDEIROS, 2006)

8 SUPORTE FAMILIAR Os cuidados com a pessoa idosa continuam a ser, na maioria das sociedades, responsabilidade das famílias. No Brasil, mais de 95% das pessoas acima de 60 anos estão morando com seus parentes ou vivem em suas próprias casas. Em cerca de 26% de todas as famílias existe pelo menos uma pessoa com mais de 60 anos.

9 Avaliação da funcionalidade familiar As famílias estão em constante processo de transformação e mudança. Teoria sistema: baseadas nas relações ganhos e perdas distribuição do poder de cada um dos membros estabelecimento de papéis desenvolvimento de códigos, simbologias e significados para atitudes e relações Modificações: influenciado pelo conflitos e transformações do mundo potencial transformadorbusca do equilíbrio

10 Funções e papeis sempre presentes Prover Originalmente masculino Sustento, poder de compra, possibilidades e oportunidades- sociedade capitalista Cuidar Originalmente feminina Afetividade, alimentação, atenção Vigilância constante Atualmente não são distinguíveis entre o homem e mulher

11 Potenciais Parceiros Defesa de direitos: Conselho Municipal do Idoso Conselho Estadual do Idoso Ministério Público Promotoria de Justiça Secretarias: Emprego, trabalho, cidadania e ação social [centro de convivência, CRAS...] Educação [escolas, universidades....] Esporte e lazer Turismo Cultura Infraestrutura Agricultura entre outras Outros serviços: SESC Delegacias Igrejas Associações Grupos sociais ILPIs (Abrigos) Outros

12 A interlocução entre todos esses órgãos e instituições torna-se essencial para a garantia dos direitos dos idosos, bem como para inserção nos orçamentos dos recursos necessários para o atendimento das demandas das pessoas idosas. Por fim, é preciso dizer que todas essas ações só serão efetivadas se os próprios idosos estiverem comprometidos com a sua dignidade.

13 Referências Ramos, Paulo Roberto Barbosa. Rede de proteção ao idoso. s/d Souza, Edinilsa Ramos [et al.] Rede de proteção aos idoso do Rio de Janeiro: um direito a ser conquistado. Ciência e Saúde Coletiva. http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo _int.php?id_artigo=541 http://www.abrasco.org.br/cienciaesaudecoletiva/artigos/artigo _int.php?id_artigo=541 Rauth J. Redes de Suporte. In: Pacheco, JL. [et al.] Tempo: rio que arrebata. Holambra: Editora Setembro, 2005; 247-257. Lemos N. e Medeiros SL. Suporte Social ao idoso dependente. In: Freiras EV. [et al.]. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006: 1227-1233.


Carregar ppt "REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google