A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach (1838-1916), físico, e Christian von Ehrenfels (1859- 1932), filósofo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach (1838-1916), físico, e Christian von Ehrenfels (1859- 1932), filósofo."— Transcrição da apresentação:

1 Gestalt Gilmaro Nogueira

2 Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach (1838-1916), físico, e Christian von Ehrenfels (1859- 1932), filósofo e psicólogo, desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações (o dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico) e podem ser considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt.

3 Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887- 1967) e Kurt Koffka (1886-1941), baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica.

4 Estudos Percepção e sensação do movimento. Quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade. Ex: Cinema- fita cinematográfica.

5 A PERCEPÇÃO Temas centrais – ponto de partida Entre o estímulo e resposta – processo de percepção. Como e percebe.

6 Behaviorismo x Gestalt Behaviorismo – estímulo / resposta Gestalt – inserir a consciência Considerar as condições que alteram a percepção do estímulo.

7 ISOMORFISMO Unidade no universo, onde a parte está sempre relacionada ao todo. A BOA-FORMA A maneira como percebemos um determinado estímulo irá desencadear nosso comportamento. “Entendemos” o ambiente de uma maneira diferente da sua realidade.

8

9 Figura-fundo

10 MEIO GEOGRÁFICO E MEIO COMPORTAMENTAL O comportamento é determinado pela percepção do estímulo. O conjunto de estímulos determinantes do comportamento. Interpretação do meio, onde o que percebemos agora é uma “realidade” subjetiva, particular, criada pela nossa mente, é o meio comportamental.

11 A tendência a “juntar” os elementos é o que a Gestalt denomina de força do campo psicológico. Confundir uma pessoa.

12 CAMPO PSICOLÓGICO É entendido como um campo de força que nos leva a procurar a boa- forma. Princípios: 1. Proximidade — os elementos mais próximos tendem a ser agrupados:

13

14 2. Semelhança — os elementos semelhantes são agrupados:

15 3. Fechamento — ocorre uma tendência de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreensão:

16 INSIGHT A aprendizagem como a relação entre o todo e a parte, onde o todo tem papel fundamental na compreensão do objeto percebido.

17 Acontece, às vezes, de estarmos olhando para uma figura que não tem sentido para nós e, de repente, sem que tenhamos feito nenhum esforço especial para isso, a relação figura-fundo elucida-se. Insight - o termo designa uma compreensão imediata, enquanto uma espécie de “entendimento interno”.


Carregar ppt "Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach (1838-1916), físico, e Christian von Ehrenfels (1859- 1932), filósofo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google