A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dionísio. O teatro grego e a filosofia NIETSZCHE, O nascimento da Tragédia. (fragmentos) “o efeito mais imediato da tragédia dionisíaca é que as instituições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dionísio. O teatro grego e a filosofia NIETSZCHE, O nascimento da Tragédia. (fragmentos) “o efeito mais imediato da tragédia dionisíaca é que as instituições."— Transcrição da apresentação:

1 Dionísio

2 O teatro grego e a filosofia

3 NIETSZCHE, O nascimento da Tragédia. (fragmentos) “o efeito mais imediato da tragédia dionisíaca é que as instituições políticas e a sociedade, em uma palavra, os abismos que separam os homens uns dos outros, desapareciam ante um sentimento irresistível que os conduzia ao estado de identificação primária com a Natureza”

4 A catarse: remédio da alma

5 Para Aristóteles, a arte era “mímesis” (imitação). Já a tragédia, para ele, tinha a função de produzir a “cartase”, definida como a purgação dos sentimentos de terror e compaixão, ou seja, das emoções dos espectadores, diante das paixões humanas representadas no palco. A catarse: remédio da alma

6

7 O herói trágico O trágico se baseia numa contradição inconciliável. Tão logo aparece ou se torna possível uma acomodação, desaparece o trágico (...). No fundo, trata-se, simplesmente, do conflito que não admite qualquer solução. GOETHE, citado por LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

8 Características do teatro grego

9 Principais nomes do teatro grego Ésquilo – 525 – 436 a. C. Sófocles – 497 – 406 a. C. Eurípedes – 484 – 406 a.C Aristófanes – 445 – 386 a.C - Comédia Tragédia

10 Entendendo o teatro grego A relação humano/divino O choque ethos (caráter) e a moira (destino) Os acontecimentos aterrorizantes Principais oposições temáticas.


Carregar ppt "Dionísio. O teatro grego e a filosofia NIETSZCHE, O nascimento da Tragédia. (fragmentos) “o efeito mais imediato da tragédia dionisíaca é que as instituições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google