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PublicouJoão Pedro Castro Alencar Alterado mais de 7 anos atrás
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Dionísio
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O teatro grego e a filosofia
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NIETSZCHE, O nascimento da Tragédia. (fragmentos) “o efeito mais imediato da tragédia dionisíaca é que as instituições políticas e a sociedade, em uma palavra, os abismos que separam os homens uns dos outros, desapareciam ante um sentimento irresistível que os conduzia ao estado de identificação primária com a Natureza”
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A catarse: remédio da alma
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Para Aristóteles, a arte era “mímesis” (imitação). Já a tragédia, para ele, tinha a função de produzir a “cartase”, definida como a purgação dos sentimentos de terror e compaixão, ou seja, das emoções dos espectadores, diante das paixões humanas representadas no palco. A catarse: remédio da alma
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O herói trágico O trágico se baseia numa contradição inconciliável. Tão logo aparece ou se torna possível uma acomodação, desaparece o trágico (...). No fundo, trata-se, simplesmente, do conflito que não admite qualquer solução. GOETHE, citado por LESKY, Albin. A tragédia grega. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
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Características do teatro grego
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Principais nomes do teatro grego Ésquilo – 525 – 436 a. C. Sófocles – 497 – 406 a. C. Eurípedes – 484 – 406 a.C Aristófanes – 445 – 386 a.C - Comédia Tragédia
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Entendendo o teatro grego A relação humano/divino O choque ethos (caráter) e a moira (destino) Os acontecimentos aterrorizantes Principais oposições temáticas.
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