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SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: um estudo na Central Regional de Emergência 190 (CRE 190) da Grande Florianópolis Neiva Aparecida.

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1 SEGURANÇA, QUALIDADE DE VIDA E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO: um estudo na Central Regional de Emergência 190 (CRE 190) da Grande Florianópolis Neiva Aparecida Gasparetto Cornélio, Drª Quirino Hawerroth Filho Roberto Fabiano Fernandes Rogério Cid Bastos, Dr.

2 Apresentação do tema: O que é o CRE 190 e o sistema EMAPE Estrutura do Trabalho Objetivos gerais e específicos Problemática Pergunta de Pesquisa Justificativa Delimitações Procedimentos Metodológicos O sistema EMAPE (modelo atual) Resultados Parciais Conclusão

3 O que é CRE 190? CENTRAL REGIONAL DE EMERGÊNCIA-CRE 190: recebimento e atendimento de chamadas de emergência, comunicação de atos delituosos e/ou situações críticas que ofereçam risco à vida, ao patrimônio e a incolumidade pública. O telefone mais conhecido e divulgado para resolução de casos dessa natureza é o 190. É considerado um referencial para a Instituição, pois trata-se da ferramenta de trabalho responsável pela formação da imagem da corporação. Uma simples ligação do cidadão para o serviço EMERGÊNCIA 190 constitui o início de uma relação mais próxima deste com a Polícia Militar (PM).

4 O que é o sistema EMAPE? Estação Multitarefa de Atendimento Policial e Emergências que armazena os dados inseridos desde a geração da ocorrência até seu encerramento.

5 Objetivo Geral: A nalisar as informações geridas pela Central Integrada de Emergência – (CRE 190) da Polícia Militar de Santa Catarina, buscando identificar a possibilidade de melhorias na prestação do serviço. Objetivos

6 Objetivos Específicos: Objetivos Revisar, na literatura, os temas envolvidos na pesquisa; Caracterizar a CRE 190; Caracterizar o Serviço de Emergência 190, da PMSC; Levantar as atividades envolvidas na prestação do Serviço de Emergência 190; Identificar as necessidades de informação em nível operacional, tático e estratégico, no âmbito do Serviço de Emergência 190; Levantar as saídas de informação do CRE 190; Propor melhorias para o CRE 190.

7 Problemática A CRE 190 recebe uma demanda significativa por informações e prestação de serviços emergenciais que requerem rapidez e qualidade na prestação de serviços. O serviço prestado recebe, eventualmente, críticas da comunidade usuária, relacionadas, principalmente, com a qualidade das informações que chegam a CRE 190 e a forma como ela é gerida pelos seus três níveis: operacional, tático/gerencial e estratégico. Questões importantes que se analisadas e corrigidas podem melhorar o serviço de emergência prestado pela PMSC à comunidade.

8 Como as informações que chegam a CRE 190 podem ser geridas de forma a melhor atender as chamadas de emergência, possibilitando maior rapidez e eficiência aos seus usuários? Pergunta de Pesquisa

9 Pressupostos O Serviço de Emergência 190 contribui para a qualidade de vida da sociedade; A eficiência e eficácia do Serviço de Emergência 190 são dependentes do CRE 190; A qualidade do serviço prestado pela PMSC pode ser melhorada através da Gestão da Informação; Um sistema de atendimento às chamadas de emergência que suporte a demanda da população é um dos pré-requisitos para qualidade dos serviços de segurança da sociedade; Quanto mais desenvolvida é uma sociedade, maiores são as preocupações e exigências quanto aos serviços de segurança.

10 Justificativa A utilização de um sistema atualizado e adequado ao atendimento das chamadas de emergência da sociedade é pré-requisito para assegurar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, pela polícia militar de Santa Catarina. O presente estudo se justifica por estar contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e da segurança da população de Santa Catarina.

11 Delimitações Este trabalho limitou-se em analisar proposições de melhorias para o sistema que gere o fluxo de informações na CRE (sistema EMAPE).

12 Procedimentos Metodológicos Diagnóstico da realidade da CRE 190 - Análise dos Documentos; - Entrevistas semi-estruturadas; - Questionários; - Análise dos dados; - Análise de outros modelos Revisão Bibliográfica Análise do sistema CRE 190 Estudo de Caso Análise dos problemas Proposição de melhorias Considerações finais

13 Modelo Coordenador Cidadão liga para CRE 190 ou visualiza por câmeras Central Telefônica Atendente/telefonista 190Encerramento da Ocorrência (0800) Ou Despachante Sistema de Rádio Envio de viatura Registro da Ocorrência

14 Resultados Parciais A pesquisa ainda está em andamento porém por meio deste estudo pôde-se chegar a uma análise preliminar do sistema EMAPE e constatar que o mesmo apresenta algumas vulnerabilidades: O sistema foi construído em 1995 e não houve alteração significativa, somente alterações para manutenção dos sistema; O sistema gera os relatórios das ocorrências para os níveis: operacional, tático, sendo que para o estratégico esse relatório não externa a realidade enfrentada diretamente pela equipe da CRE 190 isso dificulta as tomadas de decisões no sentido de viabilizar as melhorias necessárias.

15 Através da totalização da pesquisa e análise dos padrões das chamadas feitas ao 190 podemos quantificar qualidade da segurança pública. Para tanto necessitamos investimento em profissionais e sistemas aptos para governar as informações referentes à segurança pública. Conclusão

16 OBRIGADO!


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