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“Para a celebração da Eucaristia, o povo de Deus reúne- se normalmente na igreja ou, quando esta falha é suficiente, num lugar decente e que seja digno.

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2 “Para a celebração da Eucaristia, o povo de Deus reúne- se normalmente na igreja ou, quando esta falha é suficiente, num lugar decente e que seja digno de tão grande mistério. Por isso, as igrejas e os outros lugares devem ser aptos para a conveniente realização da acção sagrada e para se conseguir a participação activa dos fiéis.” (Cf. IGMR, cit. n. 288)

3 Presbitério (Cfr. IGMR 295) Lugar onde sobressai o altar, o ambão e onde o sacerdote, o diácono e os outros ministros exercem as suas funções; Deve distinguir-se da nave da Igreja, ou por uma certa elevação, ou pela sua estrutura e ornamento especial; Deve ser espaçosa; Lugar dos fiéis, Assembleia (Cfr. IGMR 311) Deve ser disposto de modo a permitir-les participar devidamente nas celebrações sagradas com a vista e com o espírito; Normalmente composto por bancos ou cadeiras, que possuam uma disposição que permita adoptar as atitudes do corpo requeridas para as diferentes partes da celebração; Reprova-se, o reservar lugares especiais para pessoas privadas; O lugar do coro e dos instrumentos musicais (Cfr. IGMR 312) Deve possuir um lugar próprio, que manifeste claramente a sua natureza, como parte da assembleia dos fiéis; Devem-se colocar de modo a uma participação sacramental plena; O orgão e os outros instrumentos musicais legitimamanete aprovados sejam colocados num lugar apropriado, de modo a poderem apoiar o canto, quer do coro quer do povo;

4 Lugar da reserva da santíssima Eucarístia (Cfr. IGMR 314-317) Deve guardar-se o Santísimo Sacramento no sacrário, num lugar de honra da Igreja, insigne, visível e adequado à oração; No altar em que se celebra a Missa não esteja o sacrário onde se guarda sa Santíssima Eucarístia. Coloque-se ou fora do altar da celebração ou numa capela adequada à adoração e oração; Junto ao sacrário deve estar continuamente acesa uma lamparina com azeite ou cera que indique e honre a presença de Cristo; Lugar das imagens sagradas (Cfr. IGMR 318) Exponham-se à veneração dos fiéis, nos edifícios sagrados, imagnes do Senhor, da bem aventurada Virgem Maria e dos Santos, e disponham-se de tal modo que os fiéis sejam levados aos mistérios da fé que aí se celebram; Não aumentar exageradamente o seu número e que a sua disposição se faça na ordem devida; Não haja na mesma igreja mais do que uma imagem do mesmo Santo;

5 O altar é também a mesa do Senhor, na qual o povo de Deus é chamado a participar quando é convocado para a Missa. O altar é o centro da acção de graças celebrada na Eucaristia (Cf. IGMR, cit. n. 296); Em cada igreja haja um altar fixo, sendo que em outros lugares destinados às celebrações sagradas pode ser móvel (Cf. IGMR, cit. n. 298); O altar é também a mesa do Senhor, na qual o povo de Deus é chamado a participar quando é convocado para a Missa. O altar é o centro da acção de graças celebrada na Eucaristia (Cf. IGMR, cit. n. 296); Em cada igreja haja um altar fixo, sendo que em outros lugares destinados às celebrações sagradas pode ser móvel (Cf. IGMR, cit. n. 298);

6 Deve ser construído afastado da parede, de modo a permitir andar em volta dele e celebrar a Missa de frente para o povo (Cf. IGMR, cit. n. 299); Deve erigir-se um só altar, significando que há um só Cristo e uma só Igreja (Cf. IGMR, cit. n. 303); Deve ser construído afastado da parede, de modo a permitir andar em volta dele e celebrar a Missa de frente para o povo (Cf. IGMR, cit. n. 299); Deve erigir-se um só altar, significando que há um só Cristo e uma só Igreja (Cf. IGMR, cit. n. 303);

7 Nas igrejas já construídas, quando nelas existir um altar antigo de tal modo que se torne difícil a participação do povo, e que não se possa transferir sem danificar o património existente, construa-se outro altar fixo e realizem-se apenas as celebrações sagradas. Nestes casos não se adorne de modo especial o altar antigo (Cf. IGMR, cit. n. 303);

8 O altar sobre o qual se celebra deve ser coberto ao menos com uma toalha de cor branca, que pela sua forma, tamanho e ornato, deve estar em harmonia com a estrutura do altar (Cf. IGMR, cit. n. 304); A ornamentação com flores deve ser sempre sóbria e, em vez de as pôr sobre a mesa do altar, disponham-se junto dele (Cf. IGMR, cit. n. 305); O altar sobre o qual se celebra deve ser coberto ao menos com uma toalha de cor branca, que pela sua forma, tamanho e ornato, deve estar em harmonia com a estrutura do altar (Cf. IGMR, cit. n. 304); A ornamentação com flores deve ser sempre sóbria e, em vez de as pôr sobre a mesa do altar, disponham-se junto dele (Cf. IGMR, cit. n. 305);

9 Os castiçais dispõem-se em cima do próprio altar ou em volta dele, como for mais conveniente, de acordo com a estrutura quer do altar quer do presbitério (Cf. IGMR, cit. n. 307); Sobre o altar ou junto dele coloca-se também uma cruz, com a imagem de Cristo crucificado, que a assembleia possa ver bem. Convém que, mesmo fora das acções litúrgicas, permaneça junto do altar uma tal cruz, para recordar os fiéis a paixão salvadora do Senhor (Cf. IGMR, cit. n. 308); Os castiçais dispõem-se em cima do próprio altar ou em volta dele, como for mais conveniente, de acordo com a estrutura quer do altar quer do presbitério (Cf. IGMR, cit. n. 307); Sobre o altar ou junto dele coloca-se também uma cruz, com a imagem de Cristo crucificado, que a assembleia possa ver bem. Convém que, mesmo fora das acções litúrgicas, permaneça junto do altar uma tal cruz, para recordar os fiéis a paixão salvadora do Senhor (Cf. IGMR, cit. n. 308);

10 Deve ser um lugar adequado para a sua proclamação e para o qual, durante a liturgia da palavra, convirja espontaneamente a atenção dos fiéis (Cf. IGMR, cit. n. 309); Deve ser estável e não uma simples estante móvel e disposto de modo que os ministros ordenados e leitores possam facilmente ser vistos e ou ouvidos pelos fiéis (Cf. IGMR, cit. n. 309); Deve ser um lugar adequado para a sua proclamação e para o qual, durante a liturgia da palavra, convirja espontaneamente a atenção dos fiéis (Cf. IGMR, cit. n. 309); Deve ser estável e não uma simples estante móvel e disposto de modo que os ministros ordenados e leitores possam facilmente ser vistos e ou ouvidos pelos fiéis (Cf. IGMR, cit. n. 309);

11 Do ambão são proferidas unicamente as leituras, o salmo responsorial e o precónio pascal. Podem também fazer-se do ambão a homilia e proporem-se as intenções da oração universal (Cf. IGMR, cit. n. 309);

12 A cadeira do sacerdote celebrante deve significar a sua função de presidente e guia da oração (Cf. IGMR, cit. n. 310); O lugar mais indicado é ao fundo do presbitério, de frente para o povo, a não ser que a arquitectura da igreja ou outras circunstâncias o não permitam (Cf. IGMR, cit. n. 310); Deve evitar-se todo o aspecto de trono (Cf. IGMR, cit. n. 310); A cadeira do sacerdote celebrante deve significar a sua função de presidente e guia da oração (Cf. IGMR, cit. n. 310); O lugar mais indicado é ao fundo do presbitério, de frente para o povo, a não ser que a arquitectura da igreja ou outras circunstâncias o não permitam (Cf. IGMR, cit. n. 310); Deve evitar-se todo o aspecto de trono (Cf. IGMR, cit. n. 310);

13 ORAÇÃO DO ACÓLITO: Senhor Jesus Cristo, sempre vivo e presente connosco, tornai-me digno de servir no Altar da Eucaristia, onde se renova o sacrifício de Cruz e vos ofereceis por todos os homens. Vós, que quereis ser para cada um o amigo e o sustentáculo no caminho da vida, concedei-me uma fé humilde e forte, alegre e generosa, pronta para Vos testemunhar e servir. E porque me chamaste ao vosso serviço, permiti que Vos procure e Vos encontre, e, pelo sacramento do Vosso Corpo e Sangue, permaneça unido a Vós para sempre. Ámen.


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