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Econometric Analysis in FTC v. Staples Baker, J. B. (1999) Discentes: Leandro Gilio Marina R. Siqueira.

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1 Econometric Analysis in FTC v. Staples Baker, J. B. (1999) Discentes: Leandro Gilio Marina R. Siqueira

2 Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

3 Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

4 Contexto  Autor: Jonathan B. Baker  diretor no Bureau of Economics - Federal Trade Commission (FTC);  Staples (ST) e Office Depot (OD):  Entram com pedido de fusão no FTC em 1997  Duas das três maiores redes de lojas de materiais de escritório dos EUA;  Ação pouco efetiva do FTC

5 Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

6 Importância do Caso  O caso mostra uma mudança de postura do FTC diante do caso de fusão  Coloca em debate 4 principais diretrizes fundamentais da análise da concorrência: (1) Aplicação da “teoria efeitos competitivos unilaterais de fusões”; (2) Aplicação de modelos econométricos; (3) Discussão sobre a eficiência; (4) Probabilidade de entrada.

7 Importância do Caso (1) “Teoria efeitos competitivos unilaterais de fusões”: - A fusão pode permitir que a empresa resultante da fusão tenha estímulo para aumentar seus preços de maneira unilateral; -Aplicação na análise das evidências do mercado (“submercado”);

8 Importância do Caso (2) Utilização de modelos Econométricos - Aplicação na análise de preços e de repasse de ganhos de eficiência ao preço do consumidor final; - Não deixa explicito nos altos, mas leva em conta as evidências empírica sistemática na decisão final.

9 Importância do Caso (3) Questão de Eficiência - Redução de Custo: a empresa não mostrou de forma clara a quais seriam os benefícios; - Repasse dos ganhos ao consumidor: empresas não mostraram evidências claras deste repasse.

10 Importância do Caso (4) Probabilidade de Entrada Entrada de novos competidores não dissiparia os danos provenientes da fusão. No caso, o foco foi centrado no problema dos efeitos nos preços (mercado com ou sem fusão)

11 Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

12 Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência

13 Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência

14 Análise de Preços  Modelos desenvolvidos como complemento à análise qualitativa prévia da documentação:  Possibilidade de incremento de preços de 5 a 10% em áreas hoje competitivas (sobreposição de atuação);  As evidências sugeriam que maior concorrência por preço ocorria entre Staples e Office Depot;  Concorrência potencial de redes secundárias não era significativa na definição de preços.

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16 Análise de Preços Fonte: Baker e Pitofsky, 2006

17 Análise de Preços  Estimativas Econométricas  Variáveis Exógenas:  número e identidade de rivais próximas,  numero e identidade de rivais potenciais (hipermercados ou redes de outros setores)  determinantes exógenos de custo e demanda, etc.;  2 abordagens:  Transformação das lojas Office Depot em Staples  Fechamento de lojas Office Depot próximas.

18 Análise de Preços

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20 Outras questões econométricas  Credibilidade de generalização do modelo;  Potencial de endogeneidade de entrada;  Efeito-fixo: melhor maneira de tratar problema de custos omitidos? Tendência de variação dos preços não observáveis ao longo do tempo

21 Análise Econométrica - Análise de Preços - Ganhos de eficiência

22 Ganhos de Eficiência  Staple alega repasse de 2/3 de sua redução de custos ao consumidor final  Problema: não apresenta evidência  FTC – Choque de custos na indústria x firma 2 modelos: (1) Regressão da relação dos preços da Staples com seus próprios custos: Repasse de 57% aos preços finais; (2) Incluindo medida de custos da OD: repasse de 15%, fundamentando decisão do Juiz de que os repasses não seriam passados ao consumidor

23 Lições da análise econométrica  Econometria como forma de sintetizar dados  Importância do acesso aos dados e documentos originais (brutos)  Análise econométrica é mais persuasiva quando o modelo é condizente com a teoria econômica e testaveis sob alternativas plauzíveis  Relação conflitante: propor alternativas e fundamentar críticas

24 Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

25 Considerações finais  Análise qualitativa: fusão traria malefícios a concorrência e elevação nos preços;  Contra-argumento: ganho de escala e não há barreiras à entrada;  Dados empíricos e modelos econométricos: fortalecem a análise qualitativa, não a substitui;  Análise do FTC não impõe um método: estudos futuros podem também contemplar outros aspectos como a elasticidade da demanda

26 Considerações finais  Disponibilidade de dados como no caso Staples é rara  Transparência de certo modo não é prejudicial à empresa?  O texto poderia ser mais detalhado quanto às especificidades dos modelos (variáveis, coeficientes, resultados, etc.)  Risco no uso de modelos econométricos: possibilidade de construção de modelos conforme conveniência revela necessidade de transparência, conhecimento e análise cuidadosa do método

27 Índice  1. Contexto  2. Importância do Caso  3. Análise Econométrica  4. Considerações finais  5. Repercussão do Caso

28 Repercussão do Caso  Mudança de postura da agência reguladora diante dos casos de fusão :  Maior atuação em casos posteriores (medicamentos, alimentação infantil, petróleo, etc. )  Hoje: “OfficeMax shareholders approve merger with Office Depot” (Reuters – 10/07/2013) “Office Depot/OfficeMax Merger: Another Nail in the Coffin of Traditional Retail?” (Time – Business &Money – 21/02/2013)  Mercado relevante?

29 Referências adicionais  Baker, J. B.; Pitofsky, R. (2007). A turning point in merger enforcement: Federal Trade Commission V. Staples. Antitrust Stories, 311-330


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