A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011."— Transcrição da apresentação:

1 Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011

2 PSICOTERAPIA GRUPAL 2

3  Requisitos Que Caracterizam um Grupo: 3 O objetivo da psicoterapia de grupo-analítica é propiciar aos pacientes a comunicação livre, espontânea e em profundidade, sendo o foco da terapia a rede de comunicação. O terapeuta deve assumir uma atitude receptiva, passiva, flexível, não- diretiva, não- didática, não reagindo em base a motivos pessoais. Nesta modalidade terapêutica a comunicação é máxima através de meios que não exclusivamente o verbal, porque os elementos do grupo estão sentados em círculo, vendo-se mutuamente.

4  Requisitos Que Caracterizam um Grupo: 4 De acordo com a teoria de Foulkes, as finalidades da situação terapêutica são as seguintes:  Promover um livre e espontâneo desenvolvimento de relações e comunicações entre os diversos participantes;  Permitir ao conflito patogênico repetir-se no contexto do grupo de modo que possa submeter-se ao sistema de valores reconhecidos pelo grupo e vice- versa e que tal sistema possa ser confrontado com o conflito que o provoca;  Desenvolver paralelamente a este processo, que uma vez iniciado, se mantém por si mesmo, um alto grau de compreensão profunda.

5  5 Requisitos Que Caracterizam um Grupo: Psicoterapia em Grupo - A duração de uma sessão de atendimento é de 1 hora e 30 minutos. No grupo o indivíduo interage com outras pessoas em um espaço preparado para facilitar com que ele se perceba neste contato. Isso permite que ele experimente um número riquíssimo de situações onde pode se dar conta de sua maneira de funcionar no contato com o outro.

6  Requisitos Que Caracterizam um Grupo: 6 A psicoterapia grupal se propõe a trabalhar conflitos pessoais e interrrelacionais de uma maneira na qual o indivíduo se inclua num contexto social ao qual pertence e não se sinta ou perceba excluído por ser, pensar, sentir ou perceber de alguma maneira que não seja o que possa ser considerado "normal" ou padrão. Acredita que tratando uma pessoa num grupo de terapia estará tratando todos, pois as relações humanas são passíveis de mudanças e influências, gerando bem-estar e desenvolvimento comum. A diferença entre público e privado pode ser superada e compartilhada de forma construtiva.

7  Requisitos Que Caracterizam um Grupo : 7 Um grupo não é um mero somatório de indivíduos; pelo contrário, se constitui como uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios e especificos. Todos os integrantes de um grupo estão reunidos em torno de uma tarefa e de um objetivo comum. O tamanho do grupo não pode exceder o limite que ponha em risco a indispensável preservação da comunicação. O grupo deve levar em conta uma estabilidade de espaço, tempo, algumas regras, entre outros...

8  Requisitos Que Caracterizam um Grupo : 8 Classificação dos grupos: a.OPERATIVOS: ensino aprendizagem, institucionais, comunitários b.TERAPEUTICOS: de auto ajuda e psicoterápicos

9 PSICOTERAPIA INDIVIDUAL 9

10  Psicoterapia Individual 10 Trata-se de um processo terapêutico de sessões de 50 minutos, com uma periodicidade semanal ou quinzenal. Nesse tempo terapeuta e cliente buscam juntos aprender sobre como este funciona, a partir do relato de suas experiências de vida e também do que pode ser observado no consultório. Uma vantagem da terapia individual é a maior facilidade de exposição por parte do cliente, o que gera uma grande intimidade.

11  Psicoterapia Individual 11 As sessões decorrem num espaço de associação livre de ideias. O terapeuta não sugere um tema no início da sessão. O paciente introduz e fala livremente dos temas que lhe ocorrem. Habitualmente são as preocupações que no momento o atormentam, mas livremente outros temas são também depois abordados. Deste modo, a psicoterapia promove alterações do comportamento e aumento do auto-conhecimento, leva a uma maior adaptação pessoal e social e aumenta a liberdade interior.

12  O Que Difere 12  O que difere a terapia de grupo para a individual é que nesta o paciente transfere para uma única pessoa, suas relações da infância, seus conflitos, problemas, etc... Já na terapia de grupo essas transferências são múltiplas, pois dispõe de várias pessoas. O analista deve provocar que o grupo conte seus sonhos e fantasias e faça associações e sentimentos mútuos. Pode trabalhar com interpretações individuais, assim como intervenções ao grupo como um todo.  Vários estudos demonstram que a psicoterapia de grupo de inspiração analítica é mais eficaz do que a psicoterapia analítica individual e que muitos pacientes relutantes ao tratamento individual ou com má resposta, respondem favoravelmente ao tratamento em grupo.  De igual modo é importante referir que existe nesta modalidade terapêutica uma redução considerável dos custos do tratamento (relativamente à psicoterapia individual)

13  Referência Bibliográfica 13 ZIMERMAN, D. E. (2000). Fundamentos Básicos das Grupoterapias. porto alegre: artmed. OSORIO, L. C. (2007). grupoterapias. porto alegre: artmed. Lovato, P. (22 de fevereiro de 2011). Acesso em 22 de junho de 2011, disponível em lovato.com.br: http://lovato.com.br/2011/02/terapia-de-grupo-uma-otima-opcao-para-quem- procura-tratamento-psicologico


Carregar ppt "Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google