A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REALISMO Movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REALISMO Movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX."— Transcrição da apresentação:

1 REALISMO Movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX.

2 Surgiu primeiro na França (1857), com a publicação do romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Em Portugal, Eça de Queirós publicou, em 1875, O crime do Padre Amaro. No Brasil, surgiu com a publicação do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1881). Romance Psicológico. O Naturalismo é inaugurado com O Mulato, de Aluízio de Azevedo (1881).

3 O ESTILO REALISTA  O objetivo era mostrar a vida como ela é.  Caracteriza-se pela intenção de uma abordagem objetiva da realidade e pelo interesse por temas sociais.  O engajamento ideológico faz com que muitas vezes a forma e as situações descritas sejam exageradas para reforçar a denúncia social.  Procurou fazer da arte um espelho que refletisse a realidade, sem as distorções subjetivas do Romantismo.

4  Sua radicalização rumo à objetividade sem conteúdo ideológico leva ao naturalismo.  A obra de arte devia ser o resultado da observação direta da realidade.  Esforçavam-se para traçar um painel crítico da sociedade da segunda metade do século XIX.  Os escritores assumiam uma postura de aversão a tudo o que fosse inverossímel, puramente imaginário ou produto de um idealismo sonhador.

5 ROMANCE REALISTA Romance psicológico – investigavam a interioridade do indivíduo. Romance social – registravam minuciosamente o mundo exterior. A prosa de ficção empenhou-se no retrato de costumes das classes sociais.

6 O ESTILO NATURALISTA A literatura deveria adotar os métodos de observação e experimentação da ciência no tratamento dos fatos e na criação das personagens. Surge, assim, o Romance Experimental.

7 ROMANCE DE TESE Para os escritores, o homem é um ser condicionado pela conjugação de três forças irreprimíveis: o meio, a raça e o momento. Tinham como objetivo retratar os comportamentos patológicos e a investigação de suas causas. O ser humano foi visto como um animal, guiado por forças fatais, geradoras de estruturas sociais injustas, agoístas e hipócritas.

8 Na Literatura Brasileira, essa variante de estilo alcançou enorme repercussão entre os seguintes autores: Aluísio de Azevedo, Júlio Ribeiro, Domingos Olímpio e Adolfo Caminha. Em Portugal, Eça de Queirós.

9 Poesia Realista em Portugal Antero Quental – Odes Modernas e Sonetos Completos. Cesário Verde – O livro de Cesário Verde.

10 EÇA DE QUEIRÓS É o mais importante romancista de Portugal. Contribuiu para a implementação da estética realista em seu país, pareticipando nas Conferências Democráticas do Cassino Lisbonense. Publicação do romance O crime do Padre Amaro (1875).

11 OBRA 1ª fase: Romantismo – Prosas Bárbaras 2ª fase: Naturalismo – Denuncia a hipocrisia e a decadência moral da classe média e das elites. Os romances são: O crime do Padre Amaro O primo Basílio (1878) – Realiza uma demolidora crítica à hipocrisia da burguesia portuguesa; denuncia a fragilidade da família de classe média, resultante da educação romântica das mulheres. Os Maias (1888).

12 3ª fase: Realismo fantasista - A ilustre casa de Ramires (1900) - A cidade e as serras (1901) : Pode ser visto como uma alegoria, isto é, uma narrativa de significado simbólico, sugundo a qual a felicidade se encontra na vida simples e laboriosa do meio rural. Ver vídeo.

13 ALUÍSIO DE AZEVEDO Apresenta uma alternância estética: Romântico, onde explora as intrigas- clichês da época (Uma lágrima de mulher, O mistério da Tijuca, …). Eram obras de folhetim, escritas às pressas.

14 Realista-Naturalista, em O Mulato, Casa de pensão, O Cortiço, etc., adquiriu a destreza do relato pormenorizado da burguesia,analisa o patológico do cotidiano, registrando a movimentação do povo.

15 O MULATO Denunciou de forma contundente problemas da sociedade maranhense; A falsidade do clero; A corrupção da burguesia; Críticou o racismo

16 Resumo da obra Quando Raimundo nasceu, seu pai, José Pedro da Silva, era casado com Quitéria de Freitas Santiago, que era mulher branca. Sua esposa decidiu açoitar e queimar os genitais da escrava Domingas, por causa da atenção que aquele dava a esta. Sem saber o que fazer, José Pedro leva o filho para casa do irmão em São Luiz. Regressando à fazenda ele encontra sua esposa transando com o Padre Diogo que naquela situação vergonhosa, acaba matando sua esposa, tendo o próprio Padre como testemunha. Depois de ambos fazerem um pacto de cumplicidade, José sai da fazenda e vai para casa de seu irmão, onde morre. Raimundo que havia ficado anos na Europa, decide retornar ao Brasil e depois de ficar um ano no Rio volta para a sua terra, São Luiz, onde teve uma recepção calorosa de sua família e ao mesmo tempo pode rever seu tio e tutor Manuel Pescada. Depois de muito tempo, Raimundo, já crescido, decide investigar sua infância e acaba convencendo seu tio a visitar a fazenda onde fora criado quando criança. Ana Rosa, que era a sua prima, se apaixona por ele.

17 Para que esta paixão se efetivasse teriam que ser removidas três barreiras:o pai da moça queria que a mesma se casasse com um dos caixas onde trabalhava: o cônego Diogo, que era inimigo de Raimundo e por ser ele o responsável pela morte do pai deste e a avó da moça,Maria Barbara,que era racista.Pouco a pouco começou a saber dos fatos relacionados à sua infância. Pede a mão de Ana Rosa e depois descobre que o razão de não se casar com ela era por causa da sua cor. Volta para o Rio, escreve uma carta para esta, revelando o seu amor pela mesma. Mesmo diante das proibições eles tentam fugir. Uma carta foi interceptada pelo caixeiro Dias, empregado de Manuel Pescada.

18 Na hora da fuga, os namorados são surpreendidos. Arma-se o escândalo, do qual o cônego é o grande regente. Raimundo retira-se desolado e, ao abrir a porta de casa, um tiro acerta-o pelas costas. Com uma arma que lhe emprestara o Cônego Diogo, o caixeiro Dias assassina o rival. Ana Rosa aborta. Entretanto, seis anos depois, vemo-la saindo de uma recepção oficial, de braço com o Sr. Dias e preocupada com os três filhinhos que ficaram em casa, a dormir.

19 CASA DE PENSÃO (romance experimental) O romance traça a trajetória de Amâncio Vasconcelos. Seu comportamento é justificado pela sífilis adquirida pela ama de leite e pela educação austera que recebeu dos pais.

20 O CORTIÇO (romance naturalista) Analisa uma das pragas do final do séc. XIX: a vida promíscua das habitações coletivas. Focaliza as relações entre o português (explorador do Brasil) e o brasileiro (povo vilmente espoliado e fácil de ser manipulado) Ver vídeo

21 RAUL POMPEIA É considerado um dos mais refinados artistas da literatura brasileira. Características do autor:  Estilo impressionista – procura o registro das impressões instantâneas, isto é, registra a impressão que ela provoca no observador. É muito sensorial, pois explora com intensidade as nuances cromáticas, olfativas, gustativas, etc.

22 O ATENEU Caricaturas ferinas; Plasticidade das descrições; Profundidade das notas psicológoicas. O colégio de Aristarco Argolo de Ramos é representado como um microcosmo da sociedade brasileira: autoritária, hipócrita, interesseira.

23 O expressionismo se destaca na forma grotesca com o procura deformar as personagens antipáticas a ele, caricatuando-as de modo a acentuar seus traços cruéis.

24 As personagens são, frequentemente, delineadas com traços animalescos: João se assemelhava a um porco, Nearco parece um avestruz, Ângela apresenta a “submissão de uma cadela”. O personagem Sérgio é uma espécie de alter-ego. Subtitulado como “crônica da saudade”.

25 O rigor de sua disciplina hipócrita camufla as normas da ordem civil. As relações homossexuais entre alunos sublimam as verdadeiras expressões vitais do adulto. Caracterize-se como uma narrativa dos anos de aprendizado, de formação intelectual e existencial do protagonista. Todo o livro é cheio de agressividade.


Carregar ppt "REALISMO Movimento artístico que se manifesta na segunda metade do século XIX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google