A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel"— Transcrição da apresentação:

1 Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel
D. Afonso IV Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel

2 D. Afonso IV Ainda infante lançou o reino na guerra civil devido a favores que D. Dinis concedia ao filho bastardo Afonso Sanches. Proclamado rei (1325), reúne cortes em Évora, condena o seu irmão ao desterro e à perda total dos seus haveres. Afonso Sanches invade Portugal, tendo a paz sido alcançada devido, em parte, à mediação de D. Isabel. 

3 D. Afonso IV Os maus tratos infligidos pelo rei de Castela, Afonso XI, a sua esposa D. Maria, filha de Afonso IV, e o facto de D. Constança, esposa de D. Pedro ter sido retida em Castela, levaram o monarca português a sustentar uma guerra contra o seu genro. A guerra durou quatro anos tendo terminado com a paz de Sevilha (10 de Julho de 1339 ou 1340) graças à mediação da «fermosíssima Maria», enviada a Portugal por Afonso XI, quando os Mouros retomavam a ofensiva. 

4 D. Afonso IV Os dois monarcas combateram então na batalha do Salado (30 de Outubro de 1340), assinalando-se a valentia do rei português.  No final do reinado deu-se o assassinato de Inês de Castro (1355) e a subsequente rebelião de D. Pedro. Afonso IV impulsionou a marinha datando possivelmente do seu reinado as primeiras viagens às Canárias (ca. 1345).

5 D. Afonso IV Ficha genealógica:
Afonso IV, nasceu em Lisboa a 8 de Fevereiro de 1291; morreu na mesma cidade a 8 de Maio de Casou a 12 de Setembro de 1309 com D. Brites ou Beatriz, filha de Sancho IV e D. Maria Molina, reis de Castela. Tiveram a seguinte descendência:

6 D. Afonso IV D. Maria, nasceu em 1313, e casou em 1328 com D. Afonso XI, rei de Castela; D. Afonso, nasceu em Penela, em 1315, e morreu de tenra idade, sendo sepultado no Mosteiro de S. Domingos de Santarém;

7 D. Afonso IV Nome: D. Afonso IV Reinou: 1325-1357
Filho de: D. Dinis e D. Isabel de Aragão Casou com: D. Beatriz de Castela Nasceu: 8 de Fevereiro de 1290, em Lisboa Morreu: 8 de Maio de 1357, em Lisboa Sepultado: Sé Catedral de Lisboa Cognome: O Bravo

8 FIM Trabalho elaborado por: Carolina e José Diogo – 4.º A


Carregar ppt "Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google