A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento escolar, uma oportunidade para a reflexão da ação pedagógica

2 Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer caminhos que possam nortear mais apropriadamente a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas. (PADILHA, 2001, p. 30). 

3 Planejar, em sentido amplo, é um processo que "visa a dar respostas a um problema, (diagnóstico) estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro", mas considerando as condições do presente, as experiências do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e com quem se planeja.

4 PASSOU A SER OBRIGATÓRIO FAZER PLANOS PARA TRABALHAR EM ESCOLA.
Década de 1960, o planejamento da educação se consagrou por meios governamentais e acadêmicos brasileiros. PASSOU A SER OBRIGATÓRIO FAZER PLANOS PARA TRABALHAR EM ESCOLA.

5 Vai além de apresentar conteúdos pré-estabelecidos.
Hoje.... O Planejar pode resgatar o sentido social do trabalho escolar, quer ser um instrumento metodológico da realização de ideias que superem o mero domínio cognitivo da informação. Vai além de apresentar conteúdos pré-estabelecidos.

6 Diagnosticar Diagnosticar
Ocorreram problemas de indisciplina ? Baixo aprendizado ? “ como os meus alunos estão chegando ? quem são eles? O que eles já sabem? O que precisam aprender ? como eles poderão aprender melhor ? “.

7 Planejamento não é sobre nós ou nossas necessidades
Planejamento não é sobre nós ou nossas necessidades. Quem dita o quê e o como, são os alunos. São as necessidades DELES que precisam ser atendidas. Para isso é preciso investigar e encontrar as respostas para as perguntas.

8 O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

9 Dentre os diferentes recursos, o livro didático é um dos materiais de mais forte influência na prática de ensino brasileira. É preciso que os professores estejam atentos à qualidade, à coerência (...). Além disso, é importante considerar que o livro didático não deve ser o único material a ser utilizado, pois a variedade de fontes de informação é que contribuirá para o aluno ter uma visão ampla do conhecimento. PCN ( 1998: 96)

10 PCN; Ocs; O planejamento deve estar em consonância com o PPP da escola.

11 O planejamento elaborado pelos professores da área de Linguagem atinge seus objetivos junto aos alunos e à escola? O material selecionado para o trabalho em sala nas aulas de Linguagem é pertinente ao aprendizado? As propostas de atividades são coerentes com o Projeto Curricular? Qual o papel destinado aos livros didáticos de Linguagem em sala de aula, a partir desta proposta? Como os agentes educativos – professores de Linguagem e coordenadores – analisam o processo do planejamento em Língua Portuguesa?

12 Que contribuições esta área de estudo deve dar para diminuir os grandes problemas de nossa sociedade? Com que elementos (saberes, habilidades, atitudes, conhecimentos...) a área contribuirá com o aluno? Que princípios metodológicos são adequados para realizar a proposta do ideal desta área?

13 A ênfase do planejar deve estar ligada ao processo do aprender e não apenas nos resultados, seja em seus planejamentos ou em seus projetos.

14 Planejamento por si mesmo; Os professores e a construção de planejamento; O planejamento participativo e suas alternativas.

15 Cada setor da escola deve ter um plano profundamente concatenado com o plano global da escola, porque dele retira as ideias básicas de sua filosofia. Aquilo que a escola, como instituição social, quer alcançar e que está expresso em seu marco referencial, guiará o trabalho de cada professor(a) e de cada turma de alunos. (Danilo Gandin)

16 O planejar não é um produto acabado, ao contrário, é um processo e como tal necessita de constantes reformulações e readaptações, é dinâmico e atualizado frente à realidade que o desafia.

17 Assim o que é fundamental conseguir através da prática do planejamento é a conscientização de que por ele podemos refletir nossa prática educativa, reformulando-a constantemente, fazendo dela material para estudo e pesquisa, e que, ao realizarmos o processo do planejamento, estamos, na verdade, realizando um processo educativo, que deve ser participativo, democrático e libertador, seguindo as teses centrais de (Paulo Freire).

18 O planejamento participativo adquire sua importância maior por sua nova forma de pensar, decidir e agir, podendo modificar os planos educacionais, quase sempre descomprometidos com a realidade local e por isso mesmo descontextualizados, individualizados e não politizados.

19 Na Lei 5.692/71, não há referência explícita ao trabalho com planejamento participativo, entretanto, ela prevê o planejamento de atividades escolares em que sejam participantes a escola, família e comunidade.

20 Prática de Trabalho Interdisciplinar (OCS)
Pensar em satisfazer as necessidades que o diagnóstico inicial mostrou e que o diagnóstico continuado for demonstrando. Princípio da área, Objetivos, Estratégias, Metodologia, Atividades permanentes, Recursos, Tempo e Avaliação.

21 Brasil. Secretaria de Educação Fundamental
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC/SEF: Brasília, DF, 1998.; FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1968b; PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001; GANDIN, Danilo.Planejamento na sala de aula._11. ed. _Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

22 Professora Márcia Roza Lorenzzon
Professora Formadora de Língua Portuguesa Cefapro

23 Sites,livros e blogs http://linguagemeafins.blogspot.com.br/
A linguagem utilizada na Internet - Educacional › Entrevista Interativa

24 Conpeduc, Rondonópolis – Site Ufmt, Roo
Semiedu, Cuiabá – Site Ufmt Currículo Lattes, Plataforma Lattes


Carregar ppt "Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google